ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRÁTICA
AUTORES: LIMA, M.J.S. (UFCG) ; SOUTO, M.V.M. (UFCG) ; MELO, M.J.M. (UFCG) ; MARTINS, A.A (UFCG) ; RODRIGUES, A.P.G. (UFCG) ; ARAUJO, L.L.S. ( UFCG) ; COSTA, E. L. (UFCG)
RESUMO: A interdisciplinaridade é um tema muito debatido na atualidade a qual é caracterizada
pela conexão entre as diferentes áreas dos saberes, ou seja é indicada como alternativa
de uma melhoria de aprendizado. Assim o objetivo desse trabalho foi investigar as
concepções dos professores de Química da UFCG/CES sobre a interdisciplinaridade. Para
isso foi realizada uma entrevista com oito professores da área tendo três eixos
geradores: o ser professor, a interdisciplinaridade e o papel da Universidade na
formação do cidadão crítico. Desta forma ficou perceptível que apesar de terem
conhecimento teórico sobre a interdisciplinaridade a maioria não trabalha com esta
ferramenta, pois acreditam ser uma tarefa difícil de ser desenvolvida.
PALAVRAS CHAVES: teoria,prática,interdisciplinaridade
INTRODUÇÃO: A interdisciplinaridade vem sendo alvo de debate entre todas as áreas do saber, pois
acredita-se que é o caminho para a melhoria do ensino, visto que engloba todas as
áreas permitindo aos discentes maior facilidade de aprendizado, uma visão mais ampla
do conhecimento científico, como também propicia uma maior reflexão daquilo que se
propõe ensinar.
Mas o que é interdisciplinaridade? segundo Japiassú, 1976 a interdisciplinaridade é
caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas
e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de
finalidade. Para Poloni, 2010 o termo interdisciplinaridade significa uma relação de
reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida
rente ao problema do conhecimento, ou seja, é a substituição de uma concepção
fragmentária para uma concepção unitária de ser humano.
Ribeiro, 2009 defende que entre os princípios pedagógicos que estruturam as áreas de
conhecimento destaca-se como eixo articulador, a interdisplinaridade, assim com a
grande dificuldade de aprendizagem atual, é necessário que o profissional da educação
reflita sobre a sua prática pedagógica, buscando novas alternativas e ensino
aprendizagem e uma das possibilidades de trabalho é a integração entre as áreas, ou
seja, um trabalho interdisciplinar que abranja vários conhecimentos onde haja conexão
e sentido entre as áreas, seja no ensino básico ou superior, não ficando este projeto
apenas nos livros didáticos .Neste sentido, este trabalho objetivou investigar as
concepções dos professores universitários de Química sobre a interdisciplinaridade,
bem como sua posição diante dela.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento desse estudo optou-se por uma abordagem de investigação do
tipo qualitativo, utilizando como fonte de dados uma entrevista semi-estruturada.
Inicialmente as questões destinaram-se a criar um clima de conversa informal e
centrou-se na biografia profissional dos entrevistados. Logo após, o plano prosseguiu
em torno de três eixos: o ser professor, a interdisciplinaridade e o papel da
Universidade na formação do cidadão crítico.
Tal abordagem foi escolhida por permitir a compreensão dos modos como os formadores
atuam em seus contextos profissionais e o sentido dado ao trabalho docente.
Foram entrevistados oito professores de Química, da Universidade Federal de Campina
Grande/CES. Nas entrevistas foram solicitados dos professores: sua formação
acadêmica, o que é ser professor na sua concepção, como sua área de conhecimento é
concebida no processo de ensino-aprendizagem, a disciplina que ministra, a relação em
suas aulas com as outras áreas do conhecimento, o entendimento sobre a
interdisciplinaridade e o papel da Universidade na formação de cidadãos críticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, percebe-se que a maioria dos professores definiu bem o
termo interdisciplinaridade, mas não se utilizam dela em suas aulas. Alguns
professores acham que para se fazer a interdisciplinaridade é necessário um trabalho
em conjunto com os demais professores das diversas áreas através de projetos, já
outros acreditam que fazer interdisciplinaridade é trazer exemplos para a sala de
aula de outras áreas que tenham relação com a dele.
Atualmente o conhecimento se encontra tão fragmentado, tão disciplinar, que quando se
falou da relação com as outras áreas do conhecimento, alguns professores mostraram-se
tão específico em suas áreas, pois para eles relacionar assuntos dentro da própria
química já é fazer interdisciplinaridade.
Dentre as definições de interdisciplinaridade, obteve-se respostas do tipo:“ A
interdisciplinaridade é um caminho para tentar recompor as áreas do conhecimento,
pressupondo uma interação entre as disciplinas numa perspectiva de colaboração entre
elas, com um único objetivo que é de explicar melhor a realidade que estamos
inseridos”.
Para os professores, fazer interdisciplinaridade é tentar unir as diversas áreas para
se explicar a nossa realidade, mas isso não é visto na prática de nenhum dos
professores entrevistados, um deles afirmou: “Não se dar uma aula interdisciplinar e
não se trabalha interdisciplinaridade sozinho porque corre-se o risco de eleger uma
disciplina dominante e as outras podem ter um tratamento superficial. Portanto não
dou uma aula interdisciplinar, posso provocar essa aula interdisciplinar”.
Mediante os resultados obtidos observou-se que a interdisciplinaridade ainda se
encontra no papel, mais como uma moda, e perde seu sentido quando não se encontra
também na prática.
CONCLUSÕES: Como base no descrito acima, pode-se concluir que os professores sentem dificuldades
em utilizar a interdisciplinaridade em sua pratica pedagógica. Muitos possuem um
conhecimento do que é. Porem a interdisciplinaridade vai além de unir algumas
disciplinas, faz uma integração entre os professores com a comunidade em geral
propiciando projetos que contribuam para o crescimento intelectual e sócio-ambiental do
individuo. Dessa forma é importante integrar os vários saberes com um só propósito de
explicar o mundo em que estamos inseridos, permitindo vários caminhos onde qualquer
conexão é possível.
AGRADECIMENTOS: UFCG/CES, Aos professores de Química da UFCG-CES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro:Imago, 1976.
RIBEIRO, D. Interdisciplinaridade. 2009. Disponível em: www.fundar.org.br. Acesso 12/06/2011.
POLONI D. A . R. Integração e interdisciplinaridade: uma ação pedagógica. 2010. Disponível em: www.cefetsp.br/edu. Acesso 01/07/2011