ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUIMICA EM SALA DE AULA: A RELEVÂNCIA DESTAS DISCIPLINAS PARA A PRÁTICA DO FUTURO DOCENTE

AUTORES: MONTEIRO, C.V.O. (IFRJ) ; SANTOS, C.F. (IFRJ) ; DIONÍZIO, T.P. (IFRJ) ; ALVES, T.R.S. (IFRJ) ; CASTRO, D.L. (IFRJ)

RESUMO: A disciplina Química em Sala de Aula, mais conhecida como QSA, é dividida em quatro semestres e pode ser cursada a partir do 5º período pelos alunos do curso superior de Licenciatura em Química do IFRJ, segundo sua grade curricular. Estas disciplinas têm o objetivo de analisar os principais aspectos da prática docente, discutir e propor/planejar atividades que possam ser aplicadas para melhoria do ensino de química, assim como desenvolver aulas experimentais e atividades lúdicas para futuras aplicabilidades pelos próprios licenciandos em seus estágios supervisionados e também quando já estiverem formados.

PALAVRAS CHAVES: química em sala de aula, materiais alternativos e/ou de baixo custo, ensino de química

INTRODUÇÃO: A formação de professores de Educação Básica, na área da Química, oferecida pelo IFRJ, em Cursos de Licenciatura, de graduação plena, busca atender à exigência de uma escola comprometida com a aprendizagem do aluno. Para isso, existe uma disciplina conhecida como Química em Sala de Aula (QSA), que é divida em quatro períodos, onde, para cursá-la, os alunos necessitam de conhecimentos prévios adquiridos durante as aulas de Psicologia, Metodologia do Ensino de Ciências, Didática. A finalidade da QSA é fazer com que os estudantes analisem os principais aspectos da prática docente nas aulas de Ciências/Química, discutem sobre os temas desenvolvidos nas aulas de Química no Ensino Médio e planejam atividades didáticas que possam ser aplicadas no Ensino de Química. Em QSA I os alunos são orientados a produzir um Kit com materiais alternativos e/ou de baixo custo que é usado, posteriormente, na QSA II, QSA III e QSA IV, através de aulas de Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica, respectivamente. O presente trabalho objetiva mostrar, portanto, a importância da aplicabilidade dessas disciplinas, além de evidenciar a necessidade/importância em ter essas disciplinas na formação de futuros professores de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Nas disciplinas QSA são propostos aos licenciandos a leitura de artigos em que o tema central é o ensino de química, os quais, juntamente com o professor, são debatidos em sala de aula e depois dispostos em forma de resenha por cada licenciando. Em QSA I os alunos são orientados a produzir um Kit, compacto e abrangente, com materiais alternativos e/ou de baixo custo, em que o licenciando tenha a oportunidade de realizar diversos experimentos utilizando um único conjunto de materiais. A montagem deste kit visa aplicá-lo em escolas que não possuem um laboratório convencional e que também possam ser utilizados pelos licenciandos em seus estágios supervisionados, que são divididos em três semestres letivos, de acordo com o currículo do curso. Em QSA II os estudantes utilizam esse Kit para lecionar uma aula experimental de Química Geral/Inorgânica ou buscam a criação de um jogo que motive os alunos do Ensino Médio. Em QSA III são estabelecidos alguns tópicos de aula, todos relacionados à Físico-Química, em que os alunos têm de confeccionar e apresentar os planos de aula e aplicá-los ao professor regente. Por fim, em QSA IV os discentes aplicam uma aula de Química Orgânica e produzem roteiros de aulas experimentais. Ao final de todas essas disciplinas os licenciandos montam um portfólio, com todos os materiais confeccionados durante as mesmas, as resenhas, os planos de aula, os roteiros de experimentos, a descrição do kit e etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A disciplina de QSA I rendeu discussões a cerca do ensino e da educação através da química e da importância da realização de experimentos nas aulas utilizando experimentos simples e materiais alternativos. Para montagem do kit levou-se em consideração os preços dos materiais e a periculosidade. A disciplina desenvolveu nos discentes, habilidades cognitivas e capacidade de desenvolver aulas práticas com reagentes e materiais do cotidiano e permitiu através de problemas reais o estímulo e a contextualização de questionamento no momento da investigação (GUIMARÃES, 2009). Em QSA II nossa criatividade foi despertada e nos conscientizamos da necessidade em inovar na hora de ensinar, a fim de tornar a química mais interessante e lúdica aos olhos dos nossos futuros alunos, pois a utilização de jogos tem trazido boas contribuições na relação entre aluno-professor e aluno-aluno por meio de diferentes enfoques e aplicações (CUNHA, 2000). Como os discentes deste trabalho ainda não concluíram a disciplina de QSA III, tornou-se necessário pesquisar com outros alunos como é o método de trabalho desta. Observou-se que ela requer pesquisa, leitura e criação de planos de aula dos conteúdos: Soluções, Equilíbrio Químico, Cinética Química e Eletroquímica e a aplicação desses temas, onde os estudantes são avaliados e recebem sugestões para melhoria do desempenho. Por fim, em QSA IV discutimos a realidade dos professores do ensino público, que não dispõem de muitos recursos materiais para tais ilustrações, criamos um roteiro experimental discutindo alguns tópicos como: teor de álcool na gasolina, combustão, solubilidade e apresentamos uma aula onde mais uma vez nossos conhecimentos sobre o assunto e criatividade para despertar o interesse dos alunos a cerca da química foram analisados.

CONCLUSÕES: As Químicas Em Sala de Aula (QSA) proporcionaram para nós, futuros professores de química, uma reflexão acerca do que é verdadeiramente ser professor, induzindo a novos, atuais e verdadeiros questionamentos sobre a prática em sala de aula. Estas disciplinas aguçaram o interesse em buscar sempre algo a mais, a não sermos sempre o impactante, todavia, acima de tudo, o envolvente.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ/Campus Nilópolis pela oportunidade do trabalho e aos professores das disciplinas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, C. C. B Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa Química Nova na Escola. V. 31, n. 3, p. 198-202, agosto 2009.

CUNHA, M.B. Jogos didáticos de Química. Santa Maria: Grafos, 2000.