ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS COMO FONTE MOTIVADORA DE ENSINO: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS.

AUTORES: CRUZ,D.C.S (IFPA) ; CARMEZIM, M.D.S (IFPA) ; GUIMARÃES, R.F (IFPA) ; SANTOS,T.P (IFPA) ; ALMEIDA.D (IFPA)

RESUMO: A realização de aulas práticas em laboratório têm se tornado um grande desafio em
escolas públicas, devido principalmente a falta de laboratório ou de materiais
necessários para a realização das atividades experimentais em química e em ciências. As
aulas práticas representam a complementação das aulas teóricas e diante dessa
problemática, realizou-se um experimento em uma escola pública da cidade de Belém, onde
a prática consistia na identificação de amido nos alimentos utilizando a tintura de
iodo como indicador. Através dessa prática e do questionário aplicado pode-se perceber
o interesse e motivação dos alunos a respeito do assunto, principalmente pela relação
com o cotidiano deles.

PALAVRAS CHAVES: metodologia, cotidiano, ciências.

INTRODUÇÃO: O ensino de ciências exige a utilização de recursos didáticos de laboratório para a
efetiva compreensão do conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Contudo na prática
é comum encontrarmos salas de aula desprovidas de meios que possibilitem a realização
de aulas experimentais. Segundo Ferreira (1982), o professor deve buscar alternativas
para a elaboração de aulas práticas quando se faz ausente laboratórios bem equipados.
Tendo em vista essa problemática, faz-se necessário a utilização de metodologias não
convencionais, de maneira que o ensino não seja prejudicado em decorrência dessa
realidade. Essa observação foi realizada na EEEFM Profª Hilda Vieira em Belém do Pará.

MATERIAL E MÉTODOS: As práticas ocorreram em sala de aula tendo como material de apoio copos descartáveis;
palito de picolé batata, maçã, leite, biscoito e clara de ovo. Esses materiais foram
utilizados com o objetivo de identificar a presença de amido. Para isso utilizou-se
tintura de iodo como indicador. A experiência foi realizada em 2 etapas: O gotejamento
da tintura de iodo nos materiais citados e posterior análise dos resultados
encontrados. Na presença de amido a coloração encontrada foi o roxo, na sua ausência ou
naqueles materiais em que a concentração de amido é menor, não houve alteração da cor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a experiência observou-se que mesmo na ausência de materiais convencionais de
laboratório, foi possível ministrar aulas práticas com recursos alternativos de maneira
que os objetivos propostos foram alcançados e os discentes demonstraram interesse pelo
assunto o que foi notado no questionário sobre os temas ministrados. Percebeu-se o
despertar da curiosidade para o ensino das ciências.

CONCLUSÕES: A realização desse experimento possibilitou visualizar outras formas de ensino que
substituam quando na ausência dos recursos usuais de experimentação. As diversidades
encontradas no cotidiano não representaram obstáculo para realização de aulas
experimentais que utilizaram materiais de baixo custo que visaram despertar nos
discentes o interesse pela ciência e a melhor compreensão dos fenômenos químicos
observados no cotidiano.

AGRADECIMENTOS: Ao professor Odinaldo Junqueira, por nos possibilitar a prática desse experimento com
seus alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, N. C. Equipes de Laboratório e Trabalho em Grupo. Tese de Doutorado em Didática das Ciências. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1982.
FAVALLI, Leonel D. PESSOA, Karina A. ANGELO, Elisangela A.Projeto Radix: Ciências 8º ano. 1ª edição. São Paulo: Scipione, 2009.