ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS COMO FONTE MOTIVADORA DE ENSINO: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS.
AUTORES: CRUZ,D.C.S (IFPA)  ; CARMEZIM, M.D.S (IFPA)  ; GUIMARÃES, R.F (IFPA)  ; SANTOS,T.P (IFPA)  ; ALMEIDA.D (IFPA)
RESUMO:  A realização de aulas práticas em laboratório têm se tornado um grande desafio em 
escolas públicas, devido principalmente a falta de laboratório ou de materiais 
necessários para a realização das atividades experimentais em química e em ciências. As 
aulas práticas representam a complementação das aulas teóricas  e diante dessa 
problemática, realizou-se um experimento em uma escola pública da cidade de Belém, onde 
a prática consistia na identificação de amido nos alimentos utilizando a tintura de 
iodo como indicador. Através dessa prática e do questionário aplicado pode-se perceber 
o interesse e motivação dos alunos a respeito do assunto, principalmente pela relação 
com o cotidiano deles.
PALAVRAS CHAVES: metodologia, cotidiano, ciências.
INTRODUÇÃO: O ensino de ciências exige a utilização de recursos didáticos de laboratório para a 
efetiva compreensão do conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Contudo na prática 
é comum encontrarmos salas de aula desprovidas de meios que possibilitem a realização  
de aulas experimentais. Segundo Ferreira (1982), o professor deve buscar alternativas 
para a elaboração de aulas práticas quando se faz ausente laboratórios bem equipados. 
Tendo em vista essa problemática, faz-se necessário a utilização de metodologias não 
convencionais, de maneira que o ensino não seja prejudicado em decorrência dessa 
realidade. Essa observação foi realizada na EEEFM Profª Hilda Vieira em Belém do Pará.
MATERIAL E MÉTODOS: As práticas ocorreram em sala de aula tendo como material de apoio copos descartáveis; 
palito de picolé batata, maçã, leite, biscoito e clara de ovo. Esses materiais foram 
utilizados com o objetivo de identificar a presença de amido. Para isso utilizou-se 
tintura de iodo como indicador. A experiência foi realizada em 2 etapas: O gotejamento 
da tintura de iodo nos materiais citados e posterior análise dos resultados 
encontrados. Na presença de amido a coloração encontrada foi o roxo, na sua ausência ou 
naqueles materiais em que a concentração de amido é menor, não houve alteração da cor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a experiência observou-se que mesmo na ausência de materiais convencionais de 
laboratório, foi possível ministrar aulas práticas com recursos alternativos de maneira 
que os objetivos propostos foram alcançados e os discentes demonstraram interesse pelo 
assunto o que foi notado no questionário sobre os temas ministrados. Percebeu-se o 
despertar da curiosidade para o ensino das ciências.
CONCLUSÕES: A realização desse experimento possibilitou visualizar outras formas de ensino que 
substituam quando na ausência dos recursos usuais de experimentação. As diversidades 
encontradas no cotidiano não representaram obstáculo para realização de aulas 
experimentais que utilizaram materiais de baixo custo que visaram despertar nos 
discentes o interesse pela ciência e a melhor compreensão dos fenômenos químicos 
observados no cotidiano.
AGRADECIMENTOS: Ao professor Odinaldo Junqueira, por nos possibilitar a prática desse experimento com 
seus alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, N. C.  Equipes de Laboratório e Trabalho em Grupo. Tese de Doutorado em Didática  das Ciências. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1982.
FAVALLI, Leonel D. PESSOA, Karina A. ANGELO, Elisangela A.Projeto Radix: Ciências 8º ano. 1ª edição. São Paulo: Scipione, 2009.
