ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A importância da contextualização no ensino de química
AUTORES: SILVA, A. D. L DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA) ; FERREIRA, W. P. (UEPA)
RESUMO: As grandes dificuldades dos alunos em assimilar os conteúdos de química é o reflexo de um ensino caracterizado pela falta de contextualização dos conhecimentos dessa disciplina. Com base nessa constatação, o presente trabalho tem por objetivo entender a importância da contextualização no ensino-aprendizagem de química. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações, documentos oficiais sobre o tema em questão. Os resultados revelam que a contextualização dos conteúdos de química contribui para aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. Comprovando que contextualizar os conteúdos de química é trilhar para a aprendizagem dos mesmos.
PALAVRAS CHAVES: conteúdos de química, contextualização, aprendizagem significativa
INTRODUÇÃO: A Química é uma das disciplinas do currículo escolar em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Essas dificuldades podem ser resultantes da falta de contextualização do conhecimento químico pelo professor, que, às vezes, exerce apenas o papel de transmissor de conhecimentos prontos e acabados e sem qualquer relação com as vivências dos discentes (saberes, concepções etc.) (GERMANO et al., 2010; SÁ & SILVA, 2008). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (BRASIL, 1999, p.64): “[...], no Brasil, a abordagem da Química escolar continua praticamente a mesma. Embora às vezes ‘maquiada’ com uma aparência de modernidade, a essência permanece a mesma, priorizando-se informações desligadas da realidade vividas pelos alunos e pelos professores”. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender o papel da contextualização como eixo metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química.
Segundo os PCNEM (BRASIL, 1999) & Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio (Brasil, 2002), a Química pode ser contextualizada através de temas sociais presentes nas vivências dos alunos, nos fatos do dia a dia, na mídia, na tradição cultural etc. para se construir e reconstruir conhecimentos químicos significativos que permitam fazer interpretações do mundo físico com base na ciência. Considerando que a contextualização exerce importante papel na aprendizagem, é fundamental a realização de trabalhos que esclareçam o real significado e função desse eixo central organizador das dinâmicas interativas no ensino de química, pois este ainda gera muitas dúvidas quanto “o que é contextualizar a Química?”,entre os professores de ensinos fundamental e médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 02 documentos oficiais que norteiam a educação brasileira, são eles: PCNEM (1999 e 2000) e PCN+ (2002); 03 artigos científicos, que são: “Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas”, “Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico” e “Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases”; 02 dissertações de mestrado, que são: “A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem” e “Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores”. Estas obras abordam sobre a importância da contextualização no ensino de química. Após levantamento desses materiais bibliográficos na literatura, realizaram-se para cada um, os seguintes procedimentos de pesquisa: leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos, para seleção de informações mais relevantes para se atingir o objetivo do presente trabalho. Com todas as informações necessárias disponíveis produziu-se o texto do presente trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo os PCNEM (Brasil, 2000, p.78), “O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo”.Para tanto é necessário entender que “Contextualizar o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto (Idem)”.A contextualização da química pelo professor possibilita o estabelecimento de inter-relações entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia a dia dos alunos, imprimindo reais significados aos conteúdos escolares (OLIVEIRA, 2005).Assim, a contextualização facilita a aprendizagem de conhecimentos químicos, pois
Os assuntos do cotidiano quando trabalhados[...] em sala de aula motivam e despertam o interesse do aluno, atiçando a curiosidade e tornando a aula mais prazerosa.Além disso, através do trabalho contextualizado a química passa a ter mais sentido para o aluno que reconhece a ciência em seu dia a dia e assim passa de sujeito telespectador para sujeito ativo, participando e contribuindo com a formação do próprio conhecimento cientifico (PEREIRA, 2010, p.2).
Nesse sentido,os conteúdos de química devem ser tratados de maneira contextualizada através de temas sociais que tratam das vivências dos alunos e fatos do dia a dia para se construir conhecimentos da química.A contextualização no ensino possibilita à aprendizagem significativa de conteúdos,pois facilita o desenvolvimento dos mesmos pelo professor e se apresenta como um modo de ensinar conceitos das ciências ligados ao mundo real dos alunos (SILVA,2007).Além disso,contribui para que o aluno perceba a importância do conhecimento químico para sua vida,auxiliando na interpretação de situações, fatos e fenômenos que o cerca (PEREIRA, 2010).
CONCLUSÕES: Diante do exposto,a contextualização no ensino de química contribui para a
aprendizagem significativa de conteúdos.Isso ocorre por que esta proporciona o estabelecimento de inter-relações entre os conhecimentos escolares e os acontecimentos cotidianos da vida do aluno, permitindo uma interação entre “sujeito” e “objeto” que culmina na atribuição de reais significados aos conhecimentos químicos. Além disso, a contextualização permite ao aluno participar ativamente da construção do conhecimento químico. Portanto, contextualizar os conteúdos de química é salutar para aprendizagem dos mesmos.
AGRADECIMENTOS: A DEUS e a Universidade do Estado do Pará - UEPA (Núcleo de São Miguel do Guamá)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
______. Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
GERMANO, Carolina M. et al.. Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
OLIVEIRA, Ana Maria Cardoso de. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem, 2005. 120 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
PEREIRA, Gracielle C. L. et al.. Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1710/1025>. Acesso em: 09 de maio de 2011.
SÁ, Helena Cristina Aragão de & SILVA, Roberto Ribeiro da. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2011.
SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.