ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Uso de Software para o ensino da Química Experimental nas Escolas do município de Zé Doca – MA

AUTORES: SANTOS, JANILSON SOUSA (IFMA) ; SOUSA, CADIMIEL VIEIRA (IFMA) ; CHAVES, DAVINA CAMELO (IFMA) ; CANTANHEDE FILHO, ANTONIO JOSÉ (IFMA) ; SILVA, MARCONY SOUSA DA (IFMA)

RESUMO: O uso do computador no ensino é particularmente importante, é notável a presença da
informática na sociedade contemporânea e particularmente na educação. Alguns programas
de computadores (softwares) criados especificamente para o desenvolvimento das
atividades experimentais de Química podem ser aplicados nas escolas que possuem
deficiência de laboratório para atividades experimentais, problema esse verificado,
através de pesquisa nas escolas públicas do ensino médio de Zé Doca. O custo se torna
menor, pois, as aquisições destes softwares estão mais compatíveis com a realidade
financeira local. Neste sentido o projeto consiste em visitas às escolas, aplicação de
questionários com o intuito de avaliar a possibilidade da aplicação.

PALAVRAS CHAVES: software, educação, ensino.

INTRODUÇÃO: Diversos estudos têm mostrado que a informática encontra-se cada vez mais presente no
ambiente escolar visto ser capaz de potencializar a educação auxiliando no processo
de ensino-aprendizagem nas escolas (RAMOS, 2003). Os softwares em informática até
então estão baseados em programação feita previamente para ajudar a desenvolver uma
atividade específica. Já existem no mercado softwares criados para serem aplicados em
química de uma forma geral.Merecem especial atenção no ensino de Química as
atividades experimentais. Há diferentes modalidades de realizá-las como experimentos
de laboratório, demonstrações em sala de aula e estudos do meio. Sua escolha depende
de objetivos específicos do problema em estudo, das competências que se quer
desenvolver e dos recursos materiais disponíveis. Qualquer que seja o tipo, essas
atividades devem possibilitar o exercício da observação, da formulação de indagações
e estratégias para respondê-las, como a seleção de materiais, instrumentos e
procedimentos adequados, da escolha do espaço físico e das condições de trabalho
seguras, da análise e sistematização de dados (PCN 2008).Silva (n/d) defende o uso da
informática na educação. De acordo com Valent (1999, apud SILVA, n/d) “quando o
aprendiz está interagindo com o computador ele está manipulando conceitos e isso
contribui para o seu desenvolvimento mental”. Em outros casos, multimídia servirá
para construir uma base de dados onde serão armazenadas informações úteis para a
realização de uma tarefa ou a solução de um problema. Enfim, em outras aplicações, o
aluno utilizará um sistema multimídia para construir seus próprios conhecimentos
sobre determinado assunto, integrando-os a uma aplicação que ele mesmo construiu
(Paquette, 1991).


MATERIAL E MÉTODOS: Foi feita uma visita às escolas com o objetivo de avaliar que recursos estas oferecem
a seus alunos nas aulas de química, e ainda, a que possibilidades os discentes estão
submetidos, permitindo um aprendizado prático dessa disciplina do primeiro ano do
ensino médio, não se tornem esquecidos devido a pouca qualidade dos serviços
públicos. Ainda assim levantar as possibilidades de aplicação de recursos didáticos
desenvolvidos em informática que facilite o trabalho dos professores e até certo
ponto garanta ao aluno o aprendizado necessário na série.
O Artigo consiste em analisar diretamente a possibilidade da aplicação do Software
Crocodile Chemistry® desenvolvido pela empresa Crocodile Clips um laboratório de
Química Experimental aos alunos da 1º série do ensino médio das Escolas Públicas U. E
Deputado Raimundo Vieira da Silva, C. E. Bandeirante e U. E. Princesa Isabel – EJA do
município de Zé Doca, através da capacitação dos professores de química.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi levantado que das 5 escolas de ensino médio pesquisadas, apenas 1uma possui
laboratório de química, 4 possuem laboratórios de informática, destas, 1 com
laboratório não está funcionando (Tabela 1). Desta forma ficou evidenciado que a
maioria das escolas no município de Zé Doca possui laboratórios de informática, no
entanto existe uma grande carência de laboratórios de química, que pode ser, em certa
medida, suprida com o uso de aplicativos específicos para a área experimental como o
Crocodile Chemistry®. Este aplicativo permite ao professor de química elaborar aula
das mais diversas formas, simulando, em tempo real, os mais variados experimentos que
só são desenvolvidos em laboratório convencional, poderá ainda demonstrar aos alunos
os diversos tipos de materiais, reagentes e soluções, bem como suas características e
propriedades, enfim, um leque de recursos que poderão em curto prazo melhorarem o
aprendizado dos alunos. Além de incentivar a Inclusão Digital nas escolas públicas,
abre um leque de oportunidades de conhecimento.



CONCLUSÕES: Portanto, à utilização de aplicativos de Química, no laboratório em sala de aula, em
conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 2008), é bastante
relevante e apropriado para que o discente possa entender com mais facilidade a
dinâmica dos elementos e seus compostos Químicos na natureza, de modo a facilitar a
aula do professor, funcionando como um complemento e ao mesmo tempo servindo de
motivação para o aluno, no qual deverá ser refletido como um grande interesse pela
matéria.Com a instalação do programa em todas as escolas públicas de Zé Doca – MA.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Zé Doca

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), 2008.

CASTRO, C.M.; Computador na Escola: como levar o computador à escola; Editora Campus: Rio de
Janeiro; 1988.

PAQUETTE, P. “Enjeux et Perspectives”. In: Brigitte de La Passadière e George Louis Baron (Orgs.). Hypermédias d’ Apprentissages. Actes des Premiéres Journées Scientifiques. Châtenay-Malabry, 1991

RAMOS, E.M.F. (Org.). Informática na escola: um olhar multidisciplinar. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

SANMYA, Feitosa Tajra. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas. São Paulo: Érica, 2001.

SILVA, F. N. G. da. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/informatica-educacao-recurso-pedagogico/informatica-educacao-recurso-pedagogico2.shtml#softwareea>. Acesso em: 20 maio 2010.