ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOCENTE DA APLICAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS MULTIMÍDIA EM AULAS DE QUÍMICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ
AUTORES: GALVÃO, C. F. (UFPA) ; MARTINS, T. A. (UFPA) ; SANTOS, W. C. B. (UFPA) ; SOUZA, J. R. T. (UFPA) ; RODRIGUES, E. (UFPA)
RESUMO: A aplicação de ferramentas multimídia disponíveis em rede pelo “Portal Moderna Plus”
pode ser considerada um instrumento facilitador do binômio ensino e aprendizagem na
educação em Química do 1º ano do Ensino Médio, visto que as apresentações virtuais
despertam nos professores e nos alunos a busca por conhecimentos distintos, desde o
estudo de uma simples mudança de coloração em uma reação química a movimentos
tridimensionais de moléculas complexas. As aulas ganharam mais movimento, som e cor,
permitindo ao professor elaborar seu material didático de forma mais atual, além de
possibilitar ao mesmo explorar com seus alunos o caráter mágico que envolve esta
ciência tão singular que é a Química.
PALAVRAS CHAVES: ferramentas multimídia, ensino de química, avaliação docente
INTRODUÇÃO: O cenário educacional no Brasil está em constante mudança devido ao ritmo acelerado
das inovações tecnológicas. Desta forma, é necessário que os educadores se adéqüem a
esta nova dinâmica que envolve a educação. Isto é explicitado nas idéias contidas em
Brasil (1998), que relata ser indiscutível a necessidade crescente do uso de
computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que estes
possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se
instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras. A conexão
estabelecida entre conteúdos teóricos apresentados em sala de aula e suas respectivas
aplicações no campo de atuação prática dos alunos, possibilitará aos mesmos adquirir
uma postura mais favorável ao estudo desta ciência tão importante para a compreensão
de nossa existência. Assim, o objetivo do presente trabalho consistiu na avaliação
realizada por educadores em Química do 1º ano (período matutino) do Ensino Médio da
rede estadual de ensino de Belém do Pará, quanto à aplicação de ferramentas
multimídia disponibilizadas em rede por meio do “Portal Moderna Plus” (Projeto Piloto
idealizado pelos autores Francisco Miragaia Peruzzo “Tito” e Eduardo Leite do Canto
em conjunto com a Editora Moderna) em aulas tradicionais. No portal estavam
disponíveis animações, simuladores de processos reais e vídeos de experimentação,
oportunizando assim, a criação de ambientes de aprendizagens diferenciados, onde se
valorize a construção do conhecimento químico partindo-se de uma postura mais
dinâmica, lúdica e prazerosa.
MATERIAL E MÉTODOS: Para estudo da problemática visitaram-se quatro professores de Química em escolas
distintas da rede estadual de ensino com sede em Belém do Pará. Inicialmente,
realizou-se uma pesquisa bibliográfica para se conhecer os primeiros passos da
implantação da informática na educação no Brasil e sua aplicação nos dias atuais. Em
seguida, visitaram-se as escolas para conhecimento da estrutura de seus laboratórios
de informática. Para levantamento das questões aplicaram-se questionários aos
professores, a fim de se obter uma visão mais abrangente da utilização de recursos
informáticos em comunidades com perfis sociais e econômicos diferenciados. Foram
elaboradas 10 perguntas subjetivas que contemplavam informações potencialmente
significativas para o estudo e análise de como e porquê de se estabelecer uma conexão
entre teoria apresentada em sala de aula e sua aplicação prática visualizada na tela
do computador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os professores relataram nos questionários que a maioria dos alunos mostraram-
se interessados em conhecer as ferramentas multimídia disponibilizadas no “Portal
Moderna Plus” na internet (Figura 1), ressaltando que suas aulas ganharam uma nova
dinâmica após a aplicação destes recursos informáticos em sua prática docente. Os
alunos ficaram mais atentos a apresentação dos conteúdos, o que segundo Meleiro e
Giordan (2003) pode ser ratificado pelo fato de ao se trabalhar o multisensorial com
os alunos (utilização de imagens associadas a sons) estimula-se nos mesmos a busca
por explicações para os fenômenos estudados em sala. Afirmam que a informática
funcionou como uma excelente ponte de conexão entre teoria e prática, o que no caso
da ciência Química, é de fundamental importância devido ao seu caráter experimental,
ainda que a percepção das cores, dos movimentos e dos sons sejam oriundos da tela do
computador. De todos os objetos multimídia presentes no portal, o que despertou maior
interesse e curiosidade dos professores foram os vídeos de experimentação (Figura 2),
pois neste momento puderam enfatizar aos alunos que os princípios da Química podem
ser encontrados no decorrer da sua vida- do levantar (utilização do creme dental) e
ao se deitar, ou seja, os vídeos mostraram o que para Chassot (1930) explica-se pelo
fato da Química ser também uma linguagem. Assim, o ensino da Química deve ser um
facilitador da leitura do mundo. Ensina-se Química, então, para permitir que o
cidadão possa interagir melhor com o mundo”.
CONCLUSÕES: A utilização de ferramentas multimídia em aulas de Química foi considerada pelos
professores um poderoso instrumento no ato de ensinar, uma vez que contribuiu para a
geração de um cenário de ensino mais articulado a realidade dinâmica do aluno,
partindo-se de recursos disponibilizados em formas de animações, multimídia, sons, que
retratam o espaço social no qual eles estão inseridos.
AGRADECIMENTOS: A Editora Moderna pelo apoio financeiro. A UFPA pelo apoio acadêmico. E a todos os
professores que atenciosamente responderam aos questionários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnologia, 1998, 58p.
CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí, UNIJUÍ, 1930, 177p.
MELEIRO, A.; GIORDAN, M. Hipermídia no Ensino de Modelos Atômicos. Texto LAPEQ, São Paulo, n. 09, junho, 2003, 9p.
PORTAL MODERNA PLUS. Disponível em: <http://www.modernaplus.com.br> Acesso em: 23 de outubro de 2010.
TEIXEIRA, N. P. C; ARAÚJO, A. E. P. Informática e Educação: Uma Reflexão sobre Novas Metodologias. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume1/artigo13-nubia-alberto.pdf> Acesso em: 25 de setembro de 2010.