ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SANTOS, E. S. (UFCG) ; SILVA, A. C. (UFCG) ; SILVA, M. M. (UFCG) ; PAULA, J.C.F. (UFCG)

RESUMO: Este trabalho teve como principal objetivo realizar uma análise sobre como a natureza
da ligação química (LQ) está sendo apresentada nos livros didáticos recomendados pelo
Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), uma vez que é
central
para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo. Foram
utilizados os seguintes conjuntos de critérios como base de comparação sobre como os
livros trabalham tais conceitos: história da química, relação energia/ligação
química,
abordagem “orbitais atômicos” e “orbitais moleculares”, representação da ligação e
contextualização. Os resultados revelaram que os livros didáticos de Química
apresentam
limitações nos critérios investigados.

PALAVRAS CHAVES: livro didático, ligação química, ensino de química

INTRODUÇÃO: Discutir o ensino de Química implica, necessariamente, em analisar um dos principais
recursos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, o livro didático (LD),
utilizado em muitas escolas como o principal recurso didático isto se deve algumas
vezes, à falta de outros instrumentos de ensino. Apesar de importantes avanços
ocorridos em algumas obras este recurso necessita de constante avaliação. Não é raro
encontrar nos livros-textos de química, problemas relacionados a erros conceituais,
desatualização dos conteúdos, utilização inadequada de analogias e obstáculos
epistemológicos (MENDONÇA, 2004). O LD pode ser encarado como um importante
instrumento de apoio ao professor e aos alunos, porém não deve ser utilizado como uma
fonte que contém a verdade absoluta. Os professores precisam ter em mente que não
podem se tornar reféns dessa única fonte de informação. Assim, é necessário que o
mesmo faça leitura de textos complementares, para a melhoria na qualidade da
informação e na divulgação do conhecimento científico, como de revistas, suplementos
de jornais (impressos e digitais), , CD-ROMs, TVs educativas e de divulgação
científicas e a rede mundial de computadores (DELIZOICOV, 2007). O conteúdo “ligação
química” constitui um dos principais temas para construção do conhecimento científico
e social do aluno, podendo assim correlacioná-lo com outros conceitos, como das
reações químicas, a composição e estrutura de compostos orgânicos, o equilíbrio
químico, o modelo cinético molecular em fenômenos químicos presentes no cotidiano.
Nessa perspectiva o livro didático deve oferecer aos alunos um conhecimento do
contexto, da história em que surgiu e suas interações com os novos conceitos e assim
contextualizar com o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a nossa análise foram utilizados livros de Química de diferentes edições indicados
pelo PNLEM, doados pelas editoras, realizamos a análise de modo qualitativo e sempre
recorrendo a uma linha de pesquisa que prioriza a capacidade cognitiva do aluno. Em
cada um desses livros adotamos um conjunto de critérios como base de comparação sobre a
forma como os livros trabalham os seguintes conceitos: Ligação química e história;
Relação energia/ligação química; Abordagem Orbital Atômico e Orbital Molecular;
Representação da ligação química e Contextualização.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados das análises mostraram que todos os LDs, com relação ao primeiro
critério faz a apresentação da história da química muito resumida e pontual,
referindo-se apenas a um recorte da biografia de um cientista, passando a impressão
de que se trata de uma descoberta “geniosa” e quase casual por não apresentar uma
gênese do conceito. assim o aluno não compreende que a ciência é um processo, que foi
elaborada através dos erros e acertos dos cientistas. No segundo critério em todos os
livros analisados a natureza da ligação é abordada com a tendência que os átomos têm
para ganharem ou perderem seus elétrons da camada de valência para completar o seu
octeto, não existindo uma relação na formação da ligação com a variação de energia
interna dos sistemas envolvidos. No terceiro critério nenhuma das obras analisadas
relaciona a natureza da ligação química envolvida com a formação de Orbitais
Moleculares a partir de Orbitais Atômicos, os LDs não se aproximam de uma noção de
probabilidade quântica da ligação para a formação da ligação química, mantendo uma
visão clássica desse conceito. No quarto critério os LDs, utilizam representações de
diversas maneiras como a utilização de símbolos: pontos, varetas, asteriscos,
utilização de círculos separados ou juntos, núcleos e camadas, além de cores
diferentes para representar o elétron na sua última camada, essas representações
podem levar os alunos a interpretações errôneas, caso esses modelos sejam usados sem
explicação, pois os alunos podem compreender que os elétrons apresentam naturezas
diferentes. No último critério, observamos que apenas um dos livros analisados
utiliza a contextualização segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no qual
permite uma relação entre os conceitos abordados e fatos do cotidiano.

CONCLUSÕES: As análises mostraram alguns pontos que merecem ser cuidadosamente refletidos, pois
apresentaram lacunas e limitações ao longo do conteúdo estudado. Observamos na maioria
dos livros de química analisados que os autores apresentam o conceito de Ligações
Químicas com uma abordagem limitada dos critérios avaliados podendo comprometer a
compreensão de outros conteúdos e a utilização dos conceitos químicos na compreensão e
explicação de fenômenos cotidianos.

AGRADECIMENTOS: UFCG/CES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CISCATO, C; PEREIRA, L. Química Geral e Inorgânica. V.1. 1. ed.- São Paulo: Editora Ática, 2009.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J; FERNANBUCO, M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 2º Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FELTRE, Ricardo. Química Geral. V.1. 7. ed.- São Paulo: Editora Moderna, 2009.
SANTOS, W; MÓL, G (COORS). Química e sociedade. Vol. Único. São Paulo: Nova Geração, 2005.
MENDONÇA, R. et al. O Conceito de Oxidação-Redução nos Livros Didático de Química Orgânica do Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 20, p. 45-48, 2004.

PERUZZO. F; CANTO. E. Química na Abordagem do Cotidiano. V.1. 5. ed.- São Paulo: Editora Moderna, 2009.