ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UNIDADE DIDÁTICA COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA GERAR CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO DO ENSINO DE QUIMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTORES: LIMA, M.J.S. (UFCG) ; SOUTO, M.V.M. (UFCG) ; MELO, M.J.M. (UFCG) ; OLIVEIRA, J.C.S. (UFCG) ; FERREIRA, S.V.F. (EEEFMOVS)
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2010, em turma de Ciências do 9º
ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos,
visando compreender como a construção de uma unidade didática sobre Tabela Periódica
pode contribuir para conhecimentos significativos desse conteudo. O processo envolveu
observações, registros diários, questionários e prática. Com a análise dos dados
resultantes foi possível perceber a complexidade do conhecimento pelo sujeito, a
dificuldade do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem e frente aos conteúdos
selecionados. Tendo como objetivo validar e utilizar essa proposta metodológica, em
sala de aula, a fim de possibilitar a aprendizagem significativa dos conceitos
relacionados à tabela periódica.
PALAVRAS CHAVES: aprendizagem significativa, unidade didática, proposta metodológica.
INTRODUÇÃO: Hoje o desafio da educação é oportunizar condições para que os estudantes tenham
acesso ou construam conhecimentos significativos, de modo que cada cidadão atinja um
desenvolvimento pessoal, profissional e social capaz de poder interagir em seu meio
de forma autônoma. A ênfase nesta questão estar na forma como os professores
organizam o trabalho prático em sala de aula. Sendo assim, faz-se necessário pensar
em práticas de sala de aula que oportunizem aos alunos exercerem sua capacidade de
pensar, de pesquisar, de construir e reconstruir um conhecimento significativo. E,
uma proposta para essa situação é a construção de Unidades didática.
Uma Unidade didática é um trabalho construído com a participação do professor e dos
alunos, no qual o primeiro exerce a função de mediador e ambos desempenham
permanentemente o papel de construtores do conhecimento, sendo a pesquisa o elemento
articulador dos diferentes momentos do processo. Por isso, o processo se transforma
em um rico e significativo espaço de aprendizagens e autorias (GALIAZZI, 2000).
Desta forma este trabalho tem como objetivo validar e utilizar essa proposta
metodológica, em sala de aula, a fim de possibilitar a aprendizagem significativa dos
conceitos relacionados à tabela periódica. Sabe-se que a tabela periódica é um
conteúdo abordado em todas as esferas do ensino de química. Sendo assim, O primeiro
passo para se aprender química, é aprender a interpretar a Tabela Periódica, bem
como, as divisões nela existentes, o porquê de cada elemento estar localizado em
determinado período ou família e quais elementos são naturais e quais são sintéticos,
portanto para isto faz-se necessário um estudo detalhado da mesma para uma melhor
compreensão dos conceitos relacionados.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Orlando Venâncio dos Santos, em uma turma de ciências do 9º ano do ensino
fundamental. A unidade didática foi construída com base em uma organização dos
conteúdos e atividades a serem desenvolvidos em sala de aula, sendo dividida em 07
encontros em um total de 10 aulas de 45 minutos cada aula.
No primeiro encontro foi realizado um dialogo informal com a turma e uma sondagem
sobre suas concepções alternativas referentes ao tema. No segundo encontro foi
possível realizar uma discussão do tópico sobre o histórico da classificação
periódica e a tabela periódica atual, fazendo uso do livro didático e da apostila
distribuída. No terceiro encontro pode-se realizar uma aula expositiva sobre a
disposição dos elementos na Tabela Periódica, os grupos e famílias, as principais
subdivisões dos elementos na tabela periódica, com espaço aberto para questionamentos
e também foi pedido que os alunos pesquisassem em casa materiais que contém metal na
sua composição e trousse para a sala de aula. No 4º encontro foi feita uma discussão
referente a atividade de pesquisa sugerida no encontro anterior, explicando as
características de alguns metais selecionados pelos alunos. No 5° encontro foi
realizado um estudo sobre a distribuição eletrônica dos elementos da tabela periódica
com a exposição do diagrama de Linus Pauling, com a utilização de exercícios como
exemplos. No 6º encontro foi aplicado o jogo QUEM SOU EU: Elementos Químicos,
composto por perguntas e resposta sobre os diferentes elementos químicos. No 7º e
ultimo encontro foi feita uma abordagem avaliativa oral com os alunos sobre o tema em
questão a fim de saber se a aprendizagem foi realmente significativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As mudanças na prática metodológica, utilizada em sala de aula, favoreceu o encontro
do aluno e do professor com o conhecimento químico. Nesse sentido, refletir sobre a
prática metodológica é um exercício extremamente rico. As atividades desenvolvidas
durante a unidade didática tais como; leitura de textos sobre o assunto; realização
de pesquisa, aulas expositivo-dialogadas e ilustrativas sobre o conteúdo, a qual
ficou aberta a possibilidade para a construção de novas perguntas e argumentos e a
aplicação do jogo didático foi de essencial importância para assim despertar o
interesse do aluno pelo conteúdo ministrado. O conjunto de todas estas atividades
descritas proporcionou o desenvolvimento da qualidade da argumentação através do
questionamento. Nesse sentido, pode-se observar em relação aos alunos, sobre a
percepção do procedimento metodológico utilizado para aprendizagem de Química, que o
tipo de intervenção metodológica trabalhada foi envolvente e prazerosa. Possivelmente
porque o modo de realização proporcionou uma maior interatividade com o objeto de
estudo e também com o próprio grupo. Pois para eles realizar tarefas dos mais
variados tipos é significativo, é sempre um aprendizado satisfatório, que os fazem
aprender e se divertir ao mesmo tempo. Foram os diferentes tipos de aulas, que
ajudaram os alunos na compreensão do conteúdo e a interessar-se por assuntos
específicos em cada atividade, despertando assim o interesse em procurar mais
informações, saber coisas novas e assim aprender bem mais. Portanto, esse trabalho
nos revela que os alunos se mostram satisfeitos com a nova metodologia de ensino
abordada, porem, é necessário vencer a resistência em relação a práticas
metodológicas inovadoras, que tentam superar a tradição da escola.
CONCLUSÕES: Com Base no descrito acima foi possível concluir que uma proposta metodológica, no caso
uma Unidade Didática, pode contribuir para uma aprendizagem significativa dos conceitos
químicos na fase final do ensino fundamental. Pois a mudança na prática metodológica,
utilizada em sala de aula, favoreceu o encontro do aluno e professor com o conhecimento
químico, mostrando uma possibilidade de ensinar e aprender, ajudando o professor
crescer junto com os alunos, inventando ou reinventando, construindo ou reconstruindo
os conhecimentos. Portanto a aprendizagem da Química não ficou apenas no conhecimento
formal dos conceitos e sim na forma de pensar e agir.
AGRADECIMENTOS: UFCG/CES e EEEFMOVS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GALLIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: espaço de transformação e avanço na formação do professor de Ciências. Porto Alegre: PUCRS, 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000.
VALDEZ, Maria Teresa Moreno. IN: Didática e Práticas de Ensino: Interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A Editora Goiâna: Editora Alternativa, 2002.
ZANON, Lenir Basso; PALHARINI, Eliane Mai. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola. nov. 1995.