ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO ELETROQUÍMICA: UMA APLICAÇÃO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI

AUTORES: SANTANA, J. C. (UFS/DQI) ; CARVALHO, L. C. (UFS/DQI)

RESUMO: RESUMO: Os recursos didáticos é uma alternativa que os professores têm para dinamizar as aulas, pois envolve a participação ativa dos alunos, o que distancia estas do modelo de ensino tradicional e facilita a aprendizagem. Neste trabalho, conteúdos referentes à eletroquímica, mais especificamente pilhas e baterias relacionando-se com o descarte destes materiais, foi estruturado nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, se utilizando de texto, experimento e vídeos como recursos didáticos, sendo aplicado em forma de minicurso a alunos da segunda série do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios indicando que quando se busca o envolvimento dos alunos em atividades que relacionam o conteúdo científico com o cotidiano, ocorre um aumento significativo no aprendizado.

PALAVRAS CHAVES: recursos didáticos; eletroquímica; três momentos pedagógicos;

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O principal papel da utilização de recursos didáticos é fornecer aulas mais dinâmicas e atrativas além de ser um meio que facilita e estimula a aprendizagem por parte dos alunos. Com a utilização destes, busca-se preencher as lacunas geralmente deixadas pelo ensino tradicional, e com isso, além de expor o conteúdo de forma diferenciada, fazer dos alunos construtores de seu próprio conhecimento (CASTOLDI e POLINARSKI, 2009). Recursos didáticos diferentes dos tradicionais, quadro e giz, são de grande valia nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que permitem estimular um número maior de áreas envolvendo os sentidos, quanto maior a combinação dos sentidos maior a possibilidade de ocorrer aprendizagem (Neto e Silva, 2006), principalmente quando estes estão aliados à leitura, a escrita e a fala, aspectos indissociáveis na busca de aprendizagens significativas (FRANCISCO jr. et al., 2008) . Esses recursos podem ser utilizados de diferentes maneiras como: utilização de textos com o conteúdo relacionado a uma problemática social, uso de vídeos, datashow, experimentos e outros materiais palpáveis levados para a sala de aula ou até mesmo confeccionado pelos alunos. Neste trabalho, foram utilizados recursos didáticos como texto, experimento e vídeos, na abordagem do conteúdo eletroquímica, partindo-se da dificuldade enfrentada por muitos docentes em trabalhar este conteúdo, pois o mesmo não é muito agradável aos alunos. Utilizou-se, os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento - para estruturar o trabalho, pois estes momentos permitem uma sistematização do conteúdo, utilizando constantemente da contextualização e participação dos alunos, o que favorece o aprendizado.



MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida em forma de minicurso, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, com 25 alunos da segunda série do ensino médio. Sendo referente ao conteúdo eletroquímica, com enfoque em pilhas e baterias e na problemática ocasionada pelo descarte inadequado destes materiais. Foi desenvolvido com base nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, Tendo duração de seis horas. Na problematização buscou-se conhecer as concepções prévias que os alunos apresentavam sobre o tema, fazendo-se diversos questionamentos oralmente e trabalhando-se um texto envolvendo a problemática. A organização do conhecimento foi iniciada com um experimento, que consistiu em construir pilhas de laranja e limão, utilizando fios de cobre e clipe de zinco como eletrodos, e fio fino de cobre como condutor, visando fazer uma calculadora de 1,5V funcionar. Para a realização do mesmo, a turma foi dividida em grupos, inicialmente estes permaneceram sentados observando a montagem das pilhas, logo após cada grupo foi chamado individualmente para observar de perto, comprovando que as calculadoras estavam funcionando, sendo pedido que observassem a diferença na intensidade visual e sonora entre a calculadora ligada com a pilha de limão e a ligada com a pilha de laranja. Após a realização do experimento, cada grupo respondeu um questionário referente ao mesmo. Iniciou-se em seguida, a abordagem do conteúdo. Logo após retomou-se o experimento, onde os alunos responderam novamente o questionário referente a este. Em seguida, foram exibidos dois vídeos curtos abordando a questão do descarte de pilhas e baterias. Por fim, ocorreu a aplicação do conhecimento, onde se propôs uma situação problema a ser resolvida com base nos conhecimentos adquiridos.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve uma boa participação dos alunos na problematização, os mesmos mostraram-se envolvidos pelo tema, sendo possível extrair muitas de suas concepções prévias, a maioria destas era advinda do senso comum. Ao se trabalhar com o texto, os alunos expuseram suas opiniões sobre o mesmo, às discussões foram bem participadas e despertou mais interesse sobre o assunto. Percebeu-se que os alunos acharam o experimento interessante, no entanto, não apenas por observar, pois a todo o momento, eles buscavam entender o que estava acontecendo. Pela análise dos questionários respondidos logo após a realização do experimento, observou-se que os alunos responderam as questões com pouca fundamentação científica, isto porque, os conteúdos necessários para o entendimento do experimento ainda não havia sido trabalhados. Os questionários de retomada ao experimento, aplicados após a exposição do conteúdo, apresentaram mais fundamentação científica, comprovando a aquisição de conhecimento, no entanto, para um maior esclarecimento de algumas questões, realizou-se uma discussão oralmente, a Tabela 1 apresenta as questões e os principais resultados. A exibição dos vídeos foi bastante produtiva, pois juntamente com as discussões geradas, promoveram conscientização a respeito do descarte de pilhas e baterias. A aplicação do conhecimento consistiu na resolução da seguinte situação problema: O ferro é oxidado, quando ligado a um eletrodo de prata, porém é reduzido quando ligado a um eletrodo de alumínio. Com base no que foi estudado explique como isso é possível. Desenhe uma pilha feita a partir de ferro e prata, e outra feita a partir de ferro e alumínio. Todos os grupos conseguiram responder com sucesso, a Figura 2, mostra a resposta de dois deles.





CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A aplicação do minicurso estruturado nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, fazendo uso constante de recursos didáticos como texto, experimento e vídeos se mostrou uma excelente alternativa no ensino da eletroquímica, visto que facilitou a aprendizagem deste conteúdo considerado difícil de ser entendido pelos alunos. Este resultado mostra que a utilização de propostas diferenciadas que se utilizam de recursos didáticos como uma forma de relacionar a química com o cotidiano dos alunos são alternativas eficazes na promoção de aprendizagens significativas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. 2009. A Utilização de Recursos Didáticos – Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 684-692.

FRANCISCO Jr, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. 2008. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Sala de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, 30: 34-41.

NETO, J. R. F.; SILVA, R. M. G. 2006. Recursos Didáticos Facilitam o Ensino de Química? Química e Mercado, 1-3.