ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A MEMORIZAÇÃO E O ENSINO DA QUÍMICA: JOGOS MNEMÔNICOS

AUTORES: DURVAL,A.Q. (IFPA) ; SILVA,M.C.C. (IFPA) ; AMARAL,E.S. (IFPA)

RESUMO: Observando a dificuldade dos alunos, este trabalho foi feito como um método para
facilitar algumas áreas da química para o mesmo, usando mnemônicos para os jogos eo
método de memorização por associação.




PALAVRAS CHAVES: memorização, mnemonico e jogos

INTRODUÇÃO: Não e fácil ouvirmos o tempo todo que o ensino médio no Brasil encontra-se passando
por vários problemas e de todas as espécies possíveis. No que se refere ao ensino de
química no nível médio, tentamos com este trabalho, articular alunos e professores a
procurarem novas propostas para o dilema que é ensinar química. Nos fez refletir
bastante, o fato de uma constatação que faz parte de cotidiano de todos, “somente
guardamos em nossa mente aquilo que nos interessa”. Baseado nessa análise, na
constatação de que se pratica um ensino pouco motivador e muito pouco interessante,
nem é preciso realizarmos pesquisa entre alunos concluintes do ensino médio, para
verificarmos que os mesmo nada, ou nada quase conseguiram guardar na mente, sobre o
que aprenderam (ou deveriam ter aprendido) de química.
O ensino das disciplinas da área de Ciências exatas sempre foi um grande desafio para
os educadores dessa área. Diversos fatores estão envolvidos nessa questão: matérias
didáticos extremamente técnicos, professores mal preparados, carência de matérias
didáticos para as praticas, falta de vontade política, enfim, uma infinidade de
fatores, que nos levaram a desenvolver o presente trabalho, com fim de facilitar o
aprendizado e tornar as aulas mais produtivas.



MATERIAL E MÉTODOS: Grande é a quantidade de símbolos, sinais e nomes, a que, os alunos, são desafiados a
aprender dentro do ensino da química. Observando essa necessidade de memorização,
utilizou-se o método mnemônico de memorização, para alguns conteúdos que mais
necessitavam desse recurso. O método já foi utilizado por vários professores das
redes particulares e publicas com grande sucesso. No presente trabalho aborda-se
método mnemônico, seu histórico e suas aplicações, praticas para os diversos campos
do cotidiano; testes de memorização, depoimento de professores e alunos.
Abaixo esta um exemplo pratico da aplicação do método mnemônico, no estudo da
tabela periódica dos elementos químicos: tem-se na tabela periódica, a primeira
coluna, que é a dos metais alcalinos, os elementos são: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr
respectivamente: lítio, sódio, potássio, rubídio, césio, frâncio. Para se memorizar
todos os símbolos, usa-se mnemonicamente a frase: Hoje, Li, Na, Kpa da Rebista,
Coisas da França. A segunda coluna é dos metais alcalinos-terrosos: Be, Mg, Ca, Sr,
Ba, Ra respectivamente: Berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e radio. Sua
frase mnemônica é: Bete, Magricela, Casou-se com Sr. BaRata. Segue-se assim com as
demais colunas, abrangendo os principais elementos da tabela periódica. O método
ainda é utilizado em outros conteúdos da disciplina.
O trabalho foi aplicado na Escola Adventista da Pedreira, para os 22 alunos do 9º ano
(8º serie); o metodo foi aplicado com todos os discentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho parte, então, de fazermos da aula de química algo que seja agradável para
nossos alunos: logo nada melhor do que mostrarmos uma química do cotidiano, com um
pouco de esforço de nossa parte as aulas “sem graça”, poderiam ser planejadas para
incentivarem esses alunos a pensarem na química que ocorreu no seu dia-dia.
A grande pergunta que estudantes do nível médio nos colocam e por que devem aprender
química, uma vez que eles não conseguem fazer relação dessa disciplina com o seu
cotidiano. Aqui está o problema que enfrentamos no inicio das atividades docentes
haja vista que o aluno encara a química como algo inútil e sem importância, ate
porque foi levado a pensar dessa forma, quando aprendeu a disciplina em outras
oportunidades, totalmente desvinculada de sua realidade.
“na diversidade dos métodos, na diferença das praticas, na variedade das técnicas, na
dispersão dos interesses, na atribuição de valores, na contingência de situações e
momentos, o que importa realmente?”.
(Smolka, 1988)
Ao observarmos a dificulade que os alunos encontravam em associar alguns nomes de
elementos quimicos proposmo os jogos mnemonicos, como forma de facilitar o
aprendizado dos mesmos. Deste modo aplicamos os jogos na turma para observa a
eficiência do trabalho, e com muito exito observamos os alunos que mais tinham
dificuldadade, associando nomes de elementos quimicos e ate os que não tinham tanta
dificuldade, muito mais interados no assunto.



CONCLUSÕES: Observando a grande dificuldade dos alunos com o ensino da química, esse trabalho foi
colocado em pratica. Apartir da aplicação dos jogos como a memorização da tabela
periodica observou-se um aumento consideravel do rendimento dos alunos, confirmando e
concluindo que o método mnemonico e de grande eficacia.

AGRADECIMENTOS: Os nossos agradecimentos a Deus por sempre renovar nossas forças, aos nossos familiares
por todo o apoio, aos amigos e professores pelo incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [Ale86] Alencar, E.S. “Psicologia da Criatividade”. Ed. Artes Médicas. Porto Alegre, 1986. (visitado no dia 20/06/2011)
[Pap85] Papert, Seymour. “LOGO: computadores e educação”, Tradução. São Paulo, Editora Brasiliense S.A., 1985. (visitado no dia 20/06/2011)
[Pap85] Papert, Seymour. “A maquina das crianças – Repensando a Escola na Era da [Sch94] Schank, R. C. “Active Learning through Multimedia”. IEEE Multimedia, 1994. (visitado no dia 20/06/2011)
DURVAL, Jose Antonio Ferreira. O ensino de ligações químicas no nível médio. Centro de Ciências exatas e naturais – Departamento de Química – universidade federal do Pará. Belém do Pará, 1999