ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGO DA MEMÓRIA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA AULA DIFERENTE PARA FACILITAR O ESTUDO DA QUÍMICA ORGÂNICA NA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS - AM

AUTORES: ASSIS JR, P. C. (UNINORTE/SED) ; BATISTA, L. C. (UNINORTE) ; MARTINS, D.A. (UNINORTE) ; VIEIRA, J. D. B. (UNINORTE)

RESUMO: O estudo das funções orgânicas no ensino médio tem sido visto, tanto por professores como por alunos, como um conteúdo que se torna trabalhoso pela dificuldade dos alunos em memorizar os grupos funcionais. Tendo em vista essa realidade, o trabalho apresenta uma prática que pode ser aplicada durante as aulas do 3º ano do ensino médio para facilitar a memorização das funções orgânicas e seus respectivos grupos funcionais, tornando assim a relação ensino-aprendizagem mais produtiva tanto para o aluno como para o professor, tendo como resultado o melhor aproveitamento do conteúdo em questão. O jogo da memória das funções é de fácil preparação e aplicação durante as aulas, em sala, e, com certeza, facilitará o aproveitamento do estudo da química orgânica no ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, jogo da memória, química orgânica

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem como objetivo mostrar que as aulas de química orgânica na 3º série do ensino médio devem ser mais dinâmicas e estimulantes para motivar os alunos e facilitar o trabalho dos professores quanto ao estudo das funções orgânicas.
Os alunos secundaristas têm mostrado certa dificuldade na memorização dos grupos identificadores das funções orgânicas, e isso faz com que os professores encontrem dificuldade ao prosseguir com o conteúdo programático da química orgânica no ensino médio, tais como isomeria e reações orgânicas, visto que esses conteúdos têm obrigatoriamente como pré requisito o total domínio das funções orgânicas.


MATERIAL E MÉTODOS: Material usado: computador, impressora, papel cartão.
O jogo da memória das funções orgânicas foi preparado formando 15 cartões com o nome das funções e 15 cartões com exemplos de compostos orgânicos descritos a seguir:
hidrocarboneto, álcool, enol, fenol, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster, sal orgânico, éter, haleto orgânico, amina, amida, nitrilo e nitrocomposto.
O jogo foi aplicado no final do 2o Bimestre do ano letivo de 2011, após ter sido ministrado as Funções Ogrânicas, na 3a Série do Ensino Médio de Escola Estadual Josué Cláudio de Souza (SEDUC), localizada na cidade Manaus-AM. Para a realização do jogo, primeiramente fez-se uma revisão sobre as funções orgânicas, temática do jogo, em seguida os 40 alunos da turma foram divididos em 5 grupos de 8 componentes e cada grupo recebeu 30 cartas de mesma cor e tamanho. As cartas foram embaralhadas e arrumadas uma ao lado da outra dando início ao jogo. Os alunos tinham como objetivo encontrar entre as cartas os pares correspondentes: Função Orgânica-Fórmula do Composto. Os alunos que conseguiram obter mais pares foram os ganhadores do jogo. O prêmio foi uma caixa de chocolate para estimular mais ainda a disputa. Durante a aplicação do jogo pode-se notar a fácil assimilação das funções orgânicas pelos alunos. Nas aulas seguintes, sobre isomeria, pode-se perceber que os alunos conseguiam entender mais facilmente o novo conteúdo.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do jogo didático (Jogo da Memória das Funções Orgânicas) mostrou-se uma ferramenta atrativa e motivadora da aprendizagem dos conteúdos da disciplina Química na 3a Série do Ensino Médio de Escola Estadual Josué Cláudio de Souza (SEDUC), na cidade de Manaus-AM. Pode-se comprovar que o jogo além de proporcionar diversão também proporcionou um aumento no conhecimento dos alunos e ajudou a entender melhor o conteúdo. É uma forma de abrir novos caminhos para aprendizagem do aluno. Uma grande parte do aluno concordou em sair da rotina de aulas teóricas e absorveram bem o conteúdo aplicado no jogo.

CONCLUSÕES: Observou-se durante toda a execução deste trabalho que no processo ensino-aprendizagem é fundamental a criatividade nas aulas de química do ensino médio para que o interesse dos alunos seja cada vez mais aguçado e este seja usado para facilitar o desenvolvimento do estudo da tal disciplina muitas vezes considerada como difícil no ensino secundarista. Os alunos para fixar melhor os conteúdos estudados devem usar do lúdico para que as aulas sejam mais prazerosas.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAVALCANTE, D. A.; LIMA, M. A. A.; MAGALHÃES, J.S.; SILVA, M. S. P.; GRAMOSA, N.V.; SANTIAGO, G. M. P. 2009. A utilização de jogos didáticos como ferramenta no ensino de funções orgânicas. 48º Congresso Brasileiro de Química, Porto Alegre - RS.
DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. 2010. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciências & Cognição, 15: 272-281.
VYGOTSKY, L.S. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.