ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Uma visão dos alunos sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de química.
AUTORES: ALVES, B.H.P. (IFG) ; SILVA, L.O.P. (IFG) ; MENDONÇA, A.F. (IFG) ; SANTOS, V.F. (IFG) ; RODRIGUES, E.A. (IFG) ; SILVEIRA, I.D. (IFG)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar o ponto de vista dos alunos a respeito das aulas de química e verificar a opinião dos alunos a respeito do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de química. Foi realizada uma pesquisa, através de questionários, com alunos do ensino médio e fundamental, para verificar a opinião dos mesmos a respeito das suas aulas de química e sobre o uso das TIC no ensino de química. As perguntas foram abertas onde os alunos tinham total liberdade de expressar sua opinião.
PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizado; tic; química.
INTRODUÇÃO: As TIC são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem. Como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.1
As potencialidades das TIC são destacadas por Moraes e Paiva (2007), dentre as quais se evidenciam a forma de ensino que é ativa, com o professor sendo um mediador que aviva a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, ocupando um lugar intermediário entre a informação e os alunos. Possibilita também a diversificação das metodologias de ensino-aprendizagem, o que pode aumentar a motivação de alunos e professores e promover a interdisciplinaridade. Para Correia (2005) as TIC têm alterado positivamente o ensino de Ciências, pois enriquecem os processos tradicionais de ensino, proporcionando aos alunos e professores um ambiente de aprendizagem mais participativo.
O objetivo deste projeto foi analisar o ponto de vista dos alunos a respeito das aulas de química e verificar a opinião dos alunos a respeito do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de química.
MATERIAL E MÉTODOS: As informações foram obtidas através da aplicação de um questionário para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio de algumas escolas estaduais de Itumbiara – Goiás. Nesse questionário era solicitado que eles avaliassem as suas aulas de químicas e o uso das TIC na sua aprendizagem tais como data-show, quadro-branco, destacando assim pontos importantes em que essas tecnologias ajudavam ou prejudicavam seu aprendizado. Foi utilizado um vídeo sobre a história da tabela periódica feita pela equipe do projeto, utilizando o programa Windowns Movie Maker®. As TIC utilizadas foram o projetor e o laboratório de informática das escolas campo. As questões foram abertas, com o intuito de incentivar os alunos a se expressarem suas opiniões com total liberdade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise das respostas dos alunos permite observar que 86% gostam das suas aulas de química, a grande maioria justificou respondendo que a “professora explica bem o conteúdo”, a “professora é muito legal”. Porém, sugerem que as aulas poderiam melhorar, e colocam como alternativa, ter aulas práticas de laboratório. Outros alunos relataram que seria bom ter aulas diferenciadas para sair um pouco das aulas tradicionais de química.
Aluno 1: “O único problema é que todas as aulas são teóricas e nenhuma prática, nós só vemos o conteúdo, realizamos atividades e tudo que acontece é isso e mais nada”.
Aluno 2: “Eu sugiro que ao menos em uma aula seja feita alguma coisa para a descontração, um jogo, alguma brincadeira, uma aula mais dinâmica, mas que não prejudique o conteúdo a ser aplicado em sala de aula”.
Os alunos percebem as aulas de química como teóricas, conteudistas, veem a química como uma “ciência” maçante, abstrata, praticamente impossível de ser entendida por uma pessoa comum4. O conhecimento científico muitas vezes não é para eles aceitável, útil ou essencial.
Sobre o uso das TIC 90% dos alunos responderam que contribui muito para o seu aprendizado.
Aluno 3:“Apresenta um ambiente novo em que todos os alunos se interessam”.
Aluno 4:“Contribui muito para que eu possa aprender um pouco mais a usar o computador, pois futuramente posso precisar disso”.
Os outros 10% responderam que pouco contribui, pois "os materiais apresentados em aulas foram de baixa qualidade". Nesses casos foi solicitado que eles comentassem mais sobre esses materiais, mas não quiseram se manifestar.
A atual formação escolar vem revestida de novas tarefas e deveres de como preparar o aluno para conviver numa sociedade informatizada e competitiva trazendo assim o conhecimento tecnológico.
CONCLUSÕES: A inserção das TIC nas aulas de química, ou mesmo no ambiente escolar, é vista como meio facilitador do aprendizado, mas enfrenta o receio de professores e gestores de causar transtorno e desorganização em sala. O uso de recursos computacionais é uma estratégia didática que pode trazer inúmeras contribuições ao ensino de uma forma geral, e em especial ao ensino de Química. Os professores devem se sentir desafiado para fazerem da sala de aula um espaço constante de investigação, que leva a uma contínua reflexão e revisão do papel do professor.
AGRADECIMENTOS: IFG - CAMPUS ITUMBIARA
PIBID
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1TICs na Educação do Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/ict-in-education/. Acesso em: 07 jul. 2011.
2MORAIS, C; PAIVA, J. Simulação digital e actividades experimentais em Físico-Químicas. Estudo piloto sobre o impacto do recurso “Ponto de fusão e ponto de ebulição” no 7.º ano de escolaridade. Revista de Ciência da Educação,São Paulo, n3, 2007. Quadrimestral. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/%20N%C3%BAmero3.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2010.
3CORREIA, J.A. Estereoscopia digital no ensino da química. 2005. 152f. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-graduação em Educação Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porto, 2005. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/joana/index.html>. Acesso em: 20 jun. 2011.
4NANNI, R. A Natureza do Conhecimento Científico e a Experimentação no Ensino de Ciências. Revista Eletrônica de Ciências - Número 26 - Maio de 2004. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/natureza.html. Acesso em: 20 de junho de 2011.