ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE NATURAL NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: BRITO, A.C.F. (IFMA) ; ALMEIDA, A.C.B. (IFMA) ; BEZERRA, I.A.R. (IFMA) ; SILVA, N.C. (IFMA)
RESUMO: A presença de antocianinas no extrato de açaí (Euterpe oleracea Mart.) chama a atenção
para a sua utilização como indicador ácido-base natural. Este trabalho desenvolve uma
metodologia alternativa para o ensino de Química,levando-se em consideração a atual
realidade da educação no Brasil e a proposta de contextualização de conteúdos
incentivada pelos PCN's. Os extratos foram preparados a partir da polpa de açaí para a
construção de uma escala padrão de pH,utilizando materiais de uso doméstico. Os
resultados demonstraram que o extrato de açaí pode ser utilizado como indicador ácido-
base na forma de solução ou impregnado em papel de filtro. A metodologia foi
viabilizada servindo como suporte para melhor compreensão dos conceitos ácido-base,
colaborando para aprendizagem do aluno.
PALAVRAS CHAVES: açaí, indicador ácido-base, ensino de química.
INTRODUÇÃO: O açaizeiro (Euterpe sp.), palmeira típica da região Amazônica cujos frutos se obtém
um “vinho”, é tradicional na cultura dos povos desta região, fazendo parte da dieta
básica de algumas populações locais. Atualmente, o açaí tornou-se “a fruta da moda”
nas grandes capitais do sudeste brasileiro, sendo muito consumido como energético,
pelos adeptos da vida natural que cultuam a boa forma física do corpo (RIBEIRO,
2005). Na exploração extrativista do açaí, é produzido algo em torno de 200 mil
toneladas de “vinho” e 150 mil toneladas de palmito, por ano, sendo quase esse total
oriundo do Pará e do Maranhão, onde ocorrem grandes concentrações naturais do açaí.
Experimentos demonstrativos como ferramenta de ensino ajudam a enfocar a atenção no
comportamento e propriedades de substâncias químicas e auxiliam também, a aumentar o
conhecimento e a consciência do estudante de química. Entretanto, muitas escolas e
professores se vêem impossibilitados de realizar aulas práticas devido à falta de
estrutura e materiais. Diante deste fato, pesquisas com materiais de fácil aquisição
estão sendo desenvolvidas para facilitar o processo ensino-aprendizagem,
principalmente nas escolas da rede pública.
Diversos materiais alternativos já foram relatados como indicadores dentre os quais
se destaca o repolho-roxo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo
analisar substâncias com propriedades indicadoras ácido-básicas não muito exploradas,
como o açaí (Euterpe oleracea Mart.).
MATERIAL E MÉTODOS: - Preparação do extrato do açaí
O extrato de açaí foi preparado pela diluição de 100 g da polpa, vendida
comercialmente, em 200 mL de etanol a 70%. Após a diluição total, o suco foi filtrado
e estocado em frasco âmbar a aproximadamente 14ºC. Os resíduos sólidos foram
descartados.
- Preparação de solução tampão e aplicação do extrato de açaí
Para observar a mudança de cor do extrato de açaí, foram feitas soluções tampões com
pHs variando de 1 a 14. Os ensaios foram realizados em tubos de ensaio contendo 5,0
mL de solução tampão, 5,0 mL de extrato e 10,0 mL de água destilada.
- Preparação e teste do papel de filtro impregnado com o extrato
Papel de filtro (n.º 02) foi mergulhado em solução do extrato de açaí por 4 horas.
Após esse período, os papéis foram secados ao ar e cortados em retângulos, sendo
posteriormente imergidos em soluções tampões.
- Aplicação do extrato de açaí em soluções de uso doméstico
Foram utilizadas soluções de limão, vinagre, soda limonada, água sanitária,
detergente, sabão em pó e caseiro (4%) e álcool. Ambas as soluções foram colocadas em
béckeres de 100 mL seguindo a seguinte proporção: 5,0 mL de solução; 40,0 mL de água
e 5,0 mL de extrato de açaí. Foram observado e o pH e cor das respectivas soluções e
comparadas com um indicar padrão.
- Indicador padrão
Foi feita uma solução básica de 60,0 mL de Azul de Bromotimol (0,1%) mais 60,0 mL de
Vermelho de Metila (0,2%).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em diferentes pHs, os extratos assumem diferentes colorações que podem ser facilmente
identificadas pela visualização, definindo-se a escala de pH em função da cor da
solução resultante. A escala de variação de cor do extrato de açaí em função do pH,
está representada na figura 1.
As variações de cores observadas indicam que o extrato de açaí pode ser usado como
indicador de pH, pois tornou-se vermelho em soluções ácidas (pH < 7,0) e verde em
soluções básicas (pH > 7,0). Em soluções de uso doméstico, o indicador natural de
açaí viabilizou sua utilização, como mostrado nos dados tabelados da figura 2.
O papel indicador natural apresentou bons resultados. Mergulhando-se as tiras de
papel em soluções tampões de diferentes valores de pH, observou-se uma variação de
cor do papel bastante perceptível, conforme descrito na tabela 1.
Tabela 1 – Coloração apresentada pelo papel indicador natural de açaí em função do
pH.
pH dos tampões/Cor do papel impregnado
1,0 – 2,0 - Rosa
3,0 – 5,0 - Vermelho claro
6,0 – 7,0 - Cinza
8,0 – 10,0 - Verde escuro
11,0 – 12,0 - Marrom
13,0 – 14,0 - Amarelo
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que o extrato de açaí apresenta
potencialidade para a demonstração do comportamento de indicadores de pH e para medidas
de pH, devido à presença de antocianinas, pigmentos pertencentes à classe dos
flavonóides responsáveis pela coloração azul, vermelha e roxa de diversos
tecidos vegetais, inclusive flores e frutos (HERBERT et. al., 2001). A metodologia
aplicada facilita a abordagem didática de conceitos e a simplicidade da parte
experimental torna viável em escolas sem infra-estrutura laboratorial.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, G.D. Açaí-solteiro, Açaí - do -Amazonas, uma boa opção de exploração agrícola em Rondônia.Ambiente Brasil, Rondônia, 2005.Disponível em < http:// www.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigos/acaisolteiro.html.> Acessado em setembro de 2009.
HERBERT, M et. al. Aplicação de Extratos Brutos de Flores de Quaresmeira e Azaléia e da Casca de Feijão Preto em Volumetria Ácido- Base. Um experimento para cursos de análise quantitativa. Química Nova, vol. 24, nº 3, p. 408-411, 2001
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1º E 2º ciclos). vol. 4 . Secretaria de Educação Fundamental. 2ª ed. Rio de Janeiro: MEC/SEF, DP&A, 2002.