ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RASMOL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA: as principais classes funcionais de compostos orgânicos
AUTORES: DOS SANTOS, T. G. (UFAL)
RESUMO: Ao observar a escola no período de estágio supervisionado, observou-se que ainda
existem práticas conservadoras e descomprometidas com o desenvolvimento humano. É muito
comum ouvir de professores que o Ensino de Química, baseia-se em conhecimentos prontos,
não havendo mais nada nele que se possa mudar. No entanto, esses conhecimentos precisam
de alguma forma estar acessíveis, para que possam ser incorporados ao dia-a-dia da
escola. Diante do exposto, este trabalho propõe à utilização do software RasMol, na
sala de aula, no que se refere à sua potencialidade de utilização, como recurso
didático, relacionando-o com os conceitos científicos necessários ao aprendizado do
aluno, identificando a eficácia deste programa como auxílio na sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; química computacional; química orgânica.
INTRODUÇÃO: Pesquisas sobre educação em Alagoas são escassas, apesar da sua importância no
sentindo de levantar dados que possam apontar quais os principais problemas vividos
por professores, em especial os professores de Química no Nível Médio, que ainda não
foram resolvidos (KRASILCHIK, 2000). Durante o período de Estágio Supervisionado
surgiu a idéia de realizar este trabalho a partir das observações feitas em sala de
aula, e foi percebido uma insatisfação dos alunos quanto em relação à falta de aulas
experimentais (devido a infraestrutura precária), de aulas que estimulem o interesse,
que instiguem o aprendizado em química. Partindo deste pressuposto, este estudo tenta
correlacionar os conteúdos científicos do livro didático junto com recursos
tecnológicos, para desta forma, demonstrar uma melhor maneira de se trabalhar na sala
de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual no município de
Feira Grande – AL, para uma turma de aproximadamente 60 alunos do 3º ano do Nível
Médio. Foram necessárias 20 horas aulas ministradas para estudo de um tópico
específico na disciplina de Química Orgânica (as principais classes funcionais de
compostos orgânicos), fazendo uma abordagem também a Química Computacional
demonstrando aspectos do uso do RasMol no ambiente educacional. A análise dos
resultados da pesquisa pode fornecer tanto aos professores de química como as
instituições de ensino informações que auxiliem seus planos de ação de forma a
promover melhorias na didática e inovações na educação em Alagoas e no Brasil.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo consistiu em incluir uma observação empírica de alguns fenômenos que
normalmente são estudados de forma exclusivamente teórica pela falta de
infraestrutura das escolas no Estado de Alagoas. A metodologia de ensino proposta
teve uma perspectiva de construção do conhecimento. Inseriram-se ao longo dos textos,
do livro didático, comandos para que o aluno pensasse sobre o assunto antes de
prosseguir e houve uma série de atividades dirigidas, antes de sistematizar os
conceitos que foram elaborados partindo-se das reflexões dos alunos e das atividades
dirigidas. Com isso, pretendeu-se incentivar uma interatividade no ensino, de forma a
introduzir os conceitos a partir de idéias prévias dos alunos e da negociação de
significados, mediados pelo professor - estagiário.Para tanto, foi fundamental que
se buscasse incentivar a participação dos alunos nas aulas. Contudo, todas as aulas
foram ministradas da seguinte forma: nos primeiros dez minutos foi abordada uma
introdução preparando a base para o referido estudo, fornecendo uma visão geral da
importância de aprender a caracterizar as classes funcionais de compostos orgânicos
tendo em vista que o reconhecimento dessas classes possibilita entender os processos
físico-químicos das moléculas orgânicas, abordando os conceitos fundamentais de
classes funcionais e grupos funcionais.Por conseguinte, após a aula teórica, foi
aplicada e avaliada a proposta do software, favorecendo a motivação, o raciocínio, a
argumentação e a interação entre os alunos e o professor e os dez últimos minutos
foram abertos para debate com as questões entregues a cada aluno para avaliar o
desenvolvimento e a compreensão deles sobre o assunto abordado e o que eles acharam
do uso de uma ferramenta computacional nas aulas de química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise das respostas dadas ao questionário citado anteriormente foi
possível destacar o aspecto do programa avaliados positiva e negativamente pelos
alunos. Desta forma, foram adquiridos indícios sobre a viabilidade do seu uso no meio
educacional. O questionário de avaliação do programa RasMol foi composto por 20
questões onde a frequência com que as opções de resposta foi verificada nos
questionários encontra-se indicada, em porcentagem, como C (Concordo), I (Indeciso),
D(Discordo): os resultados mostraram que mais de 70% dos estudantes registraram
respostas favoráveis ao programa e sobre a natureza do programa, verificou-se que
mais de 81% deles indicaram que através da realização das buscas no programa RasMol
eles desenvolveram habilidades, como a busca de referências em outra base de dados
digitais (pdb). Com relação aos conhecimentos na química orgânica 89% dos estudantes
registraram indícios que as possibilidades da utilização do programa para a
aprendizagem, apoiando o entendimento dos conteúdos estudados e contribuindo para a
resolução dos problemas propostos, o que na nossa opinião é altamente relevante, é
também evidenciado através do alto índice de aprovação. 76% dos estudantes
consideraram estimulante utilizar o programa e 86% afirmaram que o programa fez com
que visualizassem melhor as moléculas e identificar as classes de compostos
orgânicos. Para afirmar que o uso de programas computacionais tem vantagem sobre
textos no processo de ensino-aprendizagem, 86% dos estudantes concordam com esta
afirmação; no entanto, 14% deles consideraram o nível de exigência do programa alto.
Outros dados indicaram que a atividade foi muito apreciada pelos alunos e a
solicitação de tarefas que envolvam o uso de tais recursos não parece ser de difícil
aceitação entre os estudantes.
CONCLUSÕES: Analisamos com o referido estudo que os recursos utilizados pelos professores
influenciam diretamente no aprendizado do aluno, pois, ao utilizar o uso de um software
observou-se o aumento da curiosidade dos alunos em aprender química. A escola deve dar
importância aos recursos didáticos e incentivar a utilização por professores, para que
o ensino tenha mais êxito. Apesar da maioria dos alunos que chegam ao nível superior
com deficiências de aprendizado, fato comprovado no último Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM), não se pode deixar cair a qualidade do ensino das camadas populares.
AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca e a Escola Estadual Manoel Leandro
de Lira.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: . KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perpectiva, 14 (1), 2000, p. 85 - 93.
. RasMol. Disponível em: http://www.openrasmol.org/software/rasmol.
. PDB. Disponível em: http://www.pdb.org/pdb/home/home.do.