ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES RELATIVAS À ESCOLHA DOS ALUNOS PELO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA
AUTORES: RIBEIRO, S.M.P. (UVA) ; NASCIMENTO, E.R. (UVA) ; BEZERRA, A.C.S. (UVA)
RESUMO: O conhecimento dos cursos ofertados pelas Instituições, assim como suas diferentes
modalidades, é de importância fundamental para escolha certa da profissão. A modalidade
escolhida deve se adequar ao perfil do acadêmico, caso contrário será formado um
profissional desmotivado para o exercício da profissão. Este trabalho foi desenvolvido
com o objetivo de analisar o motivo da escolha dos alunos ingressantes na UVA pelo
curso de Licenciatura em Química. Também foi investigado o conhecimento dos alunos
sobre as modalidades e os Conselhos de Química. Os resultados apontaram algumas
deficiências no conhecimento dos alunos em relação às modalidades do curso existentes e
aos Conselhos, gerando dúvidas em relação ao curso escolhido, pois o principal motivo
dessa escolha foi o gostar da disciplina.
PALAVRAS CHAVES: motivação. modalidade. química
INTRODUÇÃO: O interesse pelos conhecimentos Químicos fez surgir várias modalidades do curso de
Química: Licenciatura, Bacharelado, Tecnólogo e Engenheiro Químico. Com a criação
desses cursos resultou a necessidade de criar os Conselhos Federal e Regional de
Química para ajudar no exercício profissional. Embora tenha bastante informação em
sites, artigos publicados e livros sobre cada modalidade, e sobre os Conselhos de
Química, os alunos parecem não ter conhecimento. E foi a curiosidade por saber
‘desses conhecimentos’ pelos alunos da UVA que gerou o desenvolvimento deste
trabalho.
Apesar de haver várias publicações em relação às diferentes modalidade, a falta de
informação vocacional e profissional na maioria das escolas de ensino médio, faz com
que os alunos tenham dúvidas em relação à preferência, causando assim evasão do
curso.(CUNHA;TUNES;SILVA,2001)
Um outro aspecto importante, em relação as dificuldades na escolha do curso de
Química a cursar, está na falta de amadurecimento no momento da escolha, muitos não
se atentam às diferenças. Essa opção é crítica, pois existem muitas modalidades, “é
muito difícil para um jovem perceber as diferenças entre estes cursos.”(MACHADO;MELO
FILHO;PINTO,2005)
MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento deste trabalho foi baseado em um questionário aplicado a todos os
alunos ingressantes no curso de Química da UVA, modalidade Licenciatura, em 2010.2.
Este era baseado em 13 questões, sendo 7 questões objetivas e 6 subjetivas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando indagados sobre a razão da escolha pelo curso de Licenciatura em Química, 50%
dos entrevistados indicaram por gostar da disciplina de Química, 25% pelo fato da
Universidade ofertar apenas essa modalidade, ficando os outros 25% divididos entre a
curiosidade pelo curso, participação nas aulas de laboratório e o mercado de
trabalho. Percebe-se que a facilidade dos alunos em relação à escolha da modalidade
se deve a falta de opção em relação às modalidades de Química ofertadas pela
Universidade. Um detalhe interessante é que alguns alunos parecem não saber o que
seja modalidade de curso. Eles também não conseguem diferenciar as funções de cada
modalidade, o que indica a falta de informação quanto as suas atividades
profissionais. O pouco conhecimento dos alunos está também nas competências e
habilidades, essa limitação acaba promovendo o baixo interesse pelo curso. Em relação
aos Conselhos, percebe-se que os alunos tem um desconhecimento total. A falta de
orientação dos alunos nas escolas em relação às diferentes profissões é um fator
preocupante. É necessário que a escola (professores, coordenadores) trabalhe junto
com os alunos as modalidades do curso de Química, relatando a sua importância, assim
como as de outras áreas, ajudando-os na escolha da profissão e com isso evitando
insatisfação futura.
CONCLUSÕES: O que se percebe é a falta de informação desses alunos quanto ao próprio curso
escolhido para a sua formação profissional. É necessário que os alunos sejam informados
no ensino médio sobre todas as modalidades dos cursos existentes, e incentivados a
conhecerem um pouco mais sobre a modalidade pretendida, uma vez que os mesmos
necessitam de tais conhecimentos para não se tornarem acadêmicos desmotivados e
profissionais despreparados para o exercício da profissão.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA,A.P; TUNES,E.; SILVA,R.B. Evasão do Curso de Química de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química nova, v.24, n.02 ,2001.
MACHADO, S.P.; MELO FILHO, J.M.; PINTO, A.C. A evasão nos cursos de graduação de Química. Uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, v 28, suppl.0, 2005.