ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ensinando química através da tabela periódica
AUTORES: OLIVEIRA, A.P.C. (UFF) ; TEIXEIRA, V.M. (UFF) ; CHINELLI, M.V. ()
RESUMO: O projeto foi desenvolvido em uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal Fluminense (COLUNI), com a finalidade de elucidar conceitos sobre tabela periódica, visando facilitar a compreensão das propriedades periódicas e a familiarização com os elementos químicos. Neste projeto foram realizados experimentos onde os alunos puderam observar a reatividade de alguns metais e a utilização de jogos (charadas) visando que o aluno fizesse a correspondência entre produtos do seu dia-a-dia com os elementos químicos neles existentes. O desenvolvimento da aula se deu de forma satisfatória, uma vez que houve a percepção da motivação dos alunos na aprendizagem do assunto proposto.
PALAVRAS CHAVES: ensino, química, jogos de charadas.
INTRODUÇÃO: Ainda hoje o Ensino de Química é um desafio para os docentes e os discentes. O desafio do professor é de provocar, orientar, instigar e, sobretudo de “cuidado”. Afinal, cuidar da aprendizagem não é somente cuidar do aspecto racional lógico. O que está em foco é a formação da personalidade humana como um todo. Para tal fim pretende-se a partir de jogos de charadas e experiências um ensinar não com fórmulas prontas, mas um ensino que estimule o aluno a buscar enriquecer sua aprendizagem através de pesquisas, formulando assim seus próprios conceitos. Neste trabalho, buscou-se aplicar este conceito de aprendizagem, onde através do estímulo, alcançou - se os resultados propostos.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionados três elementos da tabela periódica para a visualização de suas reatividades. Os elementos selecionados foram o Ferro (Fe), o Cobre (Cu) e o Alumínio (Al). Os elementos foram imersos em solução de ácido clorídrico concentrado. Os materiais utilizados nas experiências foram: tubos de ensaio, estantes para tubos de ensaio e pipetas. Os materiais utilizados na construção das cartelas das charadas foram: Cartolina, papel ofício para imprimir as cartelas, plástico contact, tesoura, computador e impressora. Nas cartelas confeccionadas a serem utilizadas no jogo estavam escritas as perguntas referentes às situações do dia-a-dia. A turma foi dividida em sete equipes, cada qual com quatro participantes e em seguida foram distribuídas as cartelas, onde havia uma pergunta. Cada equipe teve o direito de responder a cinco perguntas. Ganhava o jogo a equipe que respondesse o maior número de questões corretamente. Ao fim do jogo a equipe vencedora recebeu chocolates, que teve por objetivo estimulá-los a participarem do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da atividade foi possível perceber a participação satisfatória de todos os alunos que comentavam sobre os experimentos e buscavam hipóteses que pensavam ser corretas. As atividades desenvolvidas proporcionaram uma aprendizagem significativa ressaltando uma avaliação positiva quanto à utilização de jogos e experimentos como facilitadores da aprendizagem, despertando o interesse para a questão da tabela periódica dos elementos químicos e sua presença em nosso dia-a -dia.
CONCLUSÕES: O uso do jogo e experiências une a vontade e o prazer durante a realização de uma atividade. O ensino cria ambientes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. Segundo Vygotsky é através do jogo que se aprende a agir, que a curiosidade é estimulada, adquire -se iniciativa e autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Observamos que o projeto teve grande importância no âmbito educacional em relação ao estudo dos elementos químicos, pois estabeleceu relação entre a teoria e os elementos do dia-a-dia.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGUIAR, L. E. Química e arte: motivar para educar. In: ARAÚJO - JORGE, T.C. (org). Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: SENAC, 2004.
ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das Múltiplas Inteligências. 12a. ed. Petrópolis: Vozes, 2003
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2003.
VYGOTSKY, L.S. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.