ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: IMAGENS NO ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD2012
AUTORES: CARMO, S. N. (UFU) ; DAMÁSIO, F. Q. (UFU) ; HYPPÓLITO, M. P. (UFU) ; CUNHA, R.A. (UFU) ; GARCÊS, B.P. (UFU)
RESUMO: As imagens no ensino de química podem auxiliar bastante no processo de ensino-
aprendizagem. Os alunos têm uma melhor visualização de fenômenos ou teorias através
deste recurso didático. Modelos atômicos são vistos como muito abstratos pelos alunos e
com imagens essa abstração pode ser reduzida, tornando o aprendizado mais eficiente.
Neste trabalho foram analisados os cinco livros de química volume 1 do Programa
Nacional do Livro Didático 2012. Os aspectos analisados foram as imagens no conteúdo de
modelos atômicos, se elas aparecem, contribuem para a aprendizagem dos alunos ou se são
apenas fotos de cientistas ou filósofos.
PALAVRAS CHAVES: lixo, livros didáticos, pnld 2012
INTRODUÇÃO: De acordo com Johnstone (1993), o aprendizado de química está em um triângulo com
três idéias principais: a observação dos fenômenos, a representação dos fenômenos e o
entendimento do universo das partículas. O conjunto destas três idéias traz o
verdadeiro entendimento e domínio do conhecimento químico. Para facilitar todo o
processo de ensino-aprendizagem focando neste triângulo de Johnstone, é muito
importante a utilização de imagens no ensino de química. Estas imagens auxiliam muito
com conteúdos como equilíbrio químico e cinética química, mas também são muito
importantes em áreas pouco estudadas como nos modelos atômicos, que muitas vezes são
deixados no segundo plano por autores e professores de ensino médio. Tem-se a idéia
de modelo atômico desde o século V a.C quando Demócrito e Leucipo propuseram que tudo
é constituído de partículas elementares e indivisíveis com natureza idêntica. A
partir daí surgiram os primeiros modelos atômicos, de Dalton, Thomsom, Rutherford e
Bohr até chegarmos no modelo atual, chamado de modelo da mecânica quântica, da
mecânica ondulatória ou modelo orbital. Uma maneira de entender melhor esses modelos
é com a utilização de imagens simbólicas sobre os modelos, e exemplos de como foram
feitos os experimentos para chegar a estes modelos.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados os cinco livros didáticos de química aprovados pelo Ministério da
Educação para o Programa Nacional do Livro Didático 2012. Livro A: Química; Andréa
Horta Machado e Eduardo Fleury Mortimer, Editora Scipione, volume 1. Livro B: Química
na abordagem do cotidiano; Eduardo Leite do Canto e Francisco Miragaia Peruzzo,
Editora Moderna, volume 1. Livro C: Ser Protagonista Química; Julio César Foschini
Lisboa, Editora SM, volume 1. Livro D: Química para a nova geração – Química cidadã;
PEQUIS - Gerson de Souza Mol, Editora Nova Geração, volume 1. Livro E: Química – Meio
Ambiente – Cidadania – Tecnologia; Martha Reis, Editora FTD, volume 1. As imagens
foram analisadas por assunto: 1. Modelos gregos; 2. Modelo de Dalton; 3. Modelo de
Thomsom; 4. Modelo de Rutherford; 5. Modelo de Bohn; 6. Modelo orbital. Em cada
modelo foi observado se as imagens mostravam simbolicamente a estrutura do átomo
prevista pelo cientista na época, o aparelho utilizado para fazer os experimentos que
levaram às conclusões dos cientistas e as fotos dos cientistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos são apresentados de acordo com a tabela abaixo:
Algumas observações sobre a análise: Os livros em geral apresentam figuras que
facilitam o entendimento dos modelos atômicos pelos alunos. Apenas dois livros não
trazem figuras sobre o modelo de orbitais que são os livros B e D. Os itens marcados
como ± estão assim, pois apresentam figuras, porém apenas de fotos dos cientistas e não
de representações esquemáticas dos modelos em si.
CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia proposta, os únicos livros que possuem uma grande
deficiência nas imagens para o ensino de modelos atômicos são B e C. Esta deficiência
pode prejudicar o aluno que não têm um recurso visual para entender o modelo atômico de
orbitais. Nenhum livro apresenta imagens de como os gregos previam o átomo, apenas o
livro A que mostra apenas fotos dos filósofos e não imagens simbólicas sobre o átomo.
Esta análise nos mostra apenas informações sobre as imagens no ensino de modelos
atômicos e não deve ser a única fonte de informação na escolha do livro didático.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos às Editoras Scipione, Moderna, SM, FTD e Nova Geração por ceder os livros
para análise e à FAPEMIG pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M.; Química na abordagem do cotidiano. v. 1, Editora Moderna. 2011.
JOHNSTONE, A.H., The Development of Chemistry Teaching, The Forum, vol. 70, n 9, 1993.
LISBOA, J. C. F.; Ser Protagonista Química. v. 1, Editora SM. 2011
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F.; Química. v. 1, Editora Scipione. 2011.
MOL, G. S.; et al; Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1, Editora Nova Geração, 2011.
REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 1, Editora FTD, 2011.