ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Visão alternativa de ensinar Química a partir de uma visita a um Parque Ecológico.

AUTORES: CASTRO, C. E. B (UFU) ; CHIALASTRI, R. A (UFU) ; LEMES, V. C (UFU)

RESUMO: As atividades atividade experimentais de Química são de grande importância, pois
possibilita ao aluno uma melhor visualização dos fenômenos que ocorrem na natureza. A
partir de uma visita a um Parque Ecológico foi trabalhado com os alunos a verificação
da condutividade de diversas amostras de água que o parque oferecia. Foi possível
explorar a riqueza do parque com uma atividade interativa de química e trabalhar o
assunto no qual o professor aplicava em sala de aula. Os alunos puderam perceber e
analisar o caráter condutor que as diversas amostras apresentavam e verificaram o
comportamento de amostras de diferentes fontes e diferentes resultados.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, experimentação, parque ecológico

INTRODUÇÃO: Este trabalho foi realizado ao longo de uma visita a um Parque Ecológico da cidade de
Uberlândia e contou com a participação de alunos do 1º ano do ensino médio de uma
Escola Estadual de Ensino Médio, bolsistas e supervisores do PIBID/UFU, Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de
Uberlândia. Durante a visita ocorreram atividades relacionadas aos conteúdos que os
alunos acompanhavam em sala de aula da disciplina de Química em espaço não formal. O
objetivo desse estudo foi trabalhar com os alunos de uma maneira interativa sobre o
assunto de condutividade elétrica utilizando amostras de água de um lago e um riacho,
ambos localizados dentro do parque ecológico. Para tanto, foram coletadas amostras de
água da superfície. Como parâmetros de comparações, amostras de água mineral e água
destilada foram levadas para a visita. As medidas de condutividade elétrica foram
obtidas através de um condutivímetro que registrava se havia, ou não, passagem de
corrente elétrica. Depois da atividade experimental foi aplicado um questionário para
os alunos para verificar a experiência adquirida durante a visita.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi utilizado um condutivímetro para a realização da análise de condutividade das
amostras coletadas no parque.
Como parâmetro de comparação, foi levado amostras de água destilada e água mineral para
verificar o comportamento dessas amostras quando conectadas ao condutivímetro.
Também em relação à comparação, adicionamos ácido clorídrico diluído para mostrarmos
que quando há excesso de íons nas amostras há uma maior condutividade elétrica.
Foi feito um questionário para verificar o aproveitamento e o aprendizado dos alunos
após a visita.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados das medidas de condutividade elétrica das diferentes amostras se
encontram na tabela 1. De acordo com as atividades realizadas no parque, verificamos
os diferentes comportamentos na condutividade elétrica que cada amostra apresentou.
Através da tabela 1 foi possível discutir com os alunos algumas das possibilidades de
interações que a água poderia ter com espécies orgânicas e inorgânicas presentes nas
águas naturais e assim entender as causas do aparecimento de corrente elétrica,
detectável por um equipamento elétrico, chamado condutivímetro.

Tab. 1. Condutividade elétrica das amostras de água coletadas.
Amostra de água
Riacho ---------- Conduz eletricidade
Lago------------- Conduz eletricidade
Água mineral----- Conduz eletricidade
Água destilada--- Não conduz eletricidade

Os resultados obtidos, tab. 1, mostram evidências da presença e ausência de íons nas
amostras de água do lago e do riacho. Isto foi observado quando a lâmpada do
condutivímetro se acendeu. As respostas dos questionários mostraram que a experiência
foi muito válida e que todos ficaram muito satisfeitos com a aprendizagem de um
conteúdo que não entendiam muito bem na teoria.


CONCLUSÕES: A atividade experimental interativa realizada durante uma visita a um parque ecológico
foi muito importante para relacionar e entender o conteúdo condutividade elétrica,
visto teoricamente em sala de aula aplicado em águas naturais. Além disso, foi um
momento de retirar os alunos de uma rotina de sala de aula, levá-los para campo e
explorar um conteúdo muitas vezes difícil de se relacionar com o cotidiano.

AGRADECIMENTOS: IQUFU, CAPES e FAPEMIG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Alvares, B. O Ensino de Ciências e a Experimentação. Construtivismo e Ensino de Ciências. p.195-208
Peruzzo.F; Química na abordagem do cotidiano.p. 181-200.