ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UMA REVISTA PARA O ENSINO DA QUÍMICA DOS POLÍMEROS.
AUTORES: MELLO, T. S. (UFF) ; MARTINS, F. DA S. (UFF) ; ANGELO, L. W. (UFF) ; NASCIMENTO FILHO DO, A. P. (UFF)
RESUMO: A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. É uma estratégia de estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, tendo por objetivo causar prazer quando aplicada. A partir desta tática foi escrito uma revista com jogos de palavras cruzadas, caça palavras e textos com curiosidades sobre polímeros. Desse modo, os alunos compreendem melhor os conteúdos, tornando divertido o estudo da química dos polímeros.
PALAVRAS CHAVES: ensino de polímeros, lúdico e revista.
INTRODUÇÃO: Segundo Vygotsky, os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança; aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração, exercitam interações sociais e trabalho em equipe. Através da interdisciplinaridade, sua função educativa concretiza-se com a aprendizagem e sua compreensão do mundo. Tornando o lúdico um meio de exploração, mas também de invenção (Brougère, 1998). O ensino da química dos polímeros nas escolas, na maioria das vezes, não é ministrado por ser o último assunto da química orgânica. Nas orientações curriculares da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, exposto no site conexão professor, uma das competências a serem abordadas é: reconhecer reações de obtenção de algumas substâncias importantes no dia-a-dia, tais como; etanol e os polímeros de maneira geral. Contudo, não há tempo de aula suficiente. Desta forma, entendemos que esse assunto possa ser ministrado com o uso da revista aproximando o tema dos alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizamos uma pesquisa bibliográfica, sobre jogos educativos e polímeros. A partir deste foi elaborada uma revista com jogos de palavras cruzadas, caça palavras e textos com curiosidades sobre polímeros. O material produzido foi distribuído para os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de um Colégio Estadual situado na cidade de Niterói – RJ. A estratégia usada para a execução das tarefas (jogos e questionário de avaliação) foi que levassem para casa e entregassem, respondido, na aula seguinte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido com o método, demonstrado com o questionário, foi animador, os alunos gostaram da metodologia, mesmo aqueles que tiveram problemas para completar os jogos. Por fim, os alunos declararam que a metodologia ajuda na aprendizagem, pois as respostas estão contidas no próprio jogo e cabe a quem esta respondendo perceber se faz sentido ou não o encaixe de uma palavra na frase. Ajudando a formar uma visão crítica da frase que esta sendo construída.
CONCLUSÕES: A ação do lúdico na educação leva a valorização e descoberta do prazer de aprender, preenchendo espaços no sistema educacional habitual. Promover o uso de revistas com jogos eleva a motivação e o interesse dos jovens de hoje ao estudo da Química. O professor interessado em se atualizar conseguirá, desta forma, contextualizar o tema para o aluno, otimizando o tempo e evitando perda de conteúdo durante o ano letivo. etivo.
AGRADECIMENTOS: A CAPES pela concessão da bolsa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos> Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/CIENCIAS_Biologia_Fisica_Quimica.pdf (acessado em 20/06/2011)