ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ÁGUA COMO TEMA MOTIVADOR NO ENSINO DE SAIS
AUTORES: MARTINS, F. DA S. (UFF) ; MELLO, T.S. (UFF) ; NASCIMENTO FILHO, A.P. (UFF)
RESUMO: Um dos maiores problemas da educação em química é o fato do educador, em sua maioria, não contextualizar o que está sendo apresentado. O aluno sente grande dificuldade em inserir a matéria apresentada ao seu cotidiano, pois a forma abordada, não faz ligação com seu dia-a-dia. Sendo ainda mais grave quando não tem relação com nenhum conhecimento prévio, assim, de forma aleatória. Foram aplicadas duas aulas do tema “sais” em um pré-vestibular comunitário. Uma desenvolvida apenas com a teoria, e outra utilizando água como tema motivacional. Este trabalho tem por objetivo comparar as duas metodologias de ensino.
PALAVRAS CHAVES: contextualização, sais, água
INTRODUÇÃO: A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade (PCN+). O modelo de aula atual, muitas vezes, não serve para seu propósito, pois não forma cidadãos críticos. A informação é passada de forma abstrata não sendo efetuada uma aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo (MOREIRA,1999). Foram aplicadas duas aulas do tema sais, uma aula tradicional, isto é, apenas passando a informação do conteúdo; outra utilizando a água como tema motivador e instrumentalizando com o uso de experimento. O objetivo é verificar se a aula a partir de um assunto geral incentiva o estudo da disciplina.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada uma diagnose para verificar os conhecimentos que os alunos já possuíam da disciplina. Após, pediu-se uma rápida leitura de um resumo intitulado os sais e a água, com algumas informações sobre a presença de íons em água e sua necessidade no corpo humano além de seus efeitos quando em quantidades excessivas. Com isso, podemos trabalhar o assunto em questão, além de dialogar sobre a poluição das águas. Depois de toda a discussão sobre o tema foi realizado um experimento. Materiais utilizados: lâmpada, fios de cobre encapados, tomada, bocal, garrafa PET, 3 copos plásticos transparentes, água da torneira, água com sal, água mineral. Foi levado um circuito já montado, onde mergulhamos os fios nos três tipos de água para verificar a condutividade elétrica e com isso, a água que possui mais sais dissolvidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira aula, onde apenas foi aplicado o conceito de sais, os alunos participaram pouco e na aula posterior quando questionados sobre o assunto abordado, poucos responderam. Na segunda aula, onde foi aplicado o projeto, os alunos estavam ativos, questionaram bastante e com isso a aula foi muito mais produtiva. Os alunos efetuaram a leitura do resumo sobre a temática e após foram questionados sobre alguns fatores. O conteúdo foi aplicado conforme a discussão gerada. Além da teoria, houve grande debate sobre a qualidade das águas, o comportamento de certo íons em nosso corpo, os sais mais conhecidos do nosso dia a dia. Foi realizada uma prática para verificar condutividade elétrica, onde pedi que eles tentassem prever qual conduziria mais, a da água da torneira, água com sal (simulando água da praia) ou a água mineral. Efetuamos o experimento onde verificamos que a previsão estava correta. Com a água da bica não acendeu, com a água mineral o filamento ficou incandescente e a água com sal acendeu totalmente a lâmpada. Por fim foi pedido para os alunos efetuarem uma avaliação da aula apresentada para eles, comparativamente com a aula que eles haviam tido anteriormente. As respostas foram muito positivas, e todos foram unanimes em falar que esse modelo de aula os motivam.
CONCLUSÕES: O trabalho demonstrou que a contextualização e instrumentalização dos assuntos apresentados despertam o interesse dos discentes, pois como os mesmos responderam, o projeto auxiliou na observação da existência dos sais no cotidiano, mostrando que este sempre se fez presente, mas nunca foi questionado, por exemplo, o giz usado na sala de aula é um sal, e a experimentação ajudou a fixar o assunto aplicado.
AGRADECIMENTOS: A CAPES pela concessão da bolsa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
MEC, PCN+ensino médio-http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza. pdf (acessado em: 10/05/2011).
TELLES, D. D.; GUIMARÃES, R. H. P. Reúso do água: Conceitos, teorias e práticas. 1ª ed. São Paulo: Editora Blucher, 2007.