ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A Contextualização do Ensino de Química através da Temática Alimentos.
AUTORES: COSTA, K.M.B. (UEPA) ; SOUZA, T.N.V. (UEPA) ; SILVA, H.N.C. (UEPA) ; LUZ, T.N.A. (UEPA) ; SILVA, M.D.B. (UEPA)
RESUMO: O Ensino de Química nas escolas não é devidamente contextualizado. Há pouco interesse
dos alunos nas aulas de Química devido a não associação dos conteúdos trabalhados com o
cotidiano, o que ocorre pela não capacitação dos professores para trabalhar
metodologias inovadoras. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma
pesquisa com alunos do Curso de Pedagogia da UEPA, enfatizando a concepção dos mesmos
sobre a contextualização no Ensino de Química através da Temática Alimentos. Foram
aplicados questionários e em seguida, uma palestra sobre a importância dos alimentos.
Os resultados apresentados mostram que os alunos entendem como exemplo da relação
química e alimentos: a industrialização de produtos, e consideram importante, análise
dos rótulos, higienização e armazenamento.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química, alimentos, contextualização
INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do Ensino
Fundamental, Médio e Superior. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos
a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma
abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações
adquiridas na mídia, na escola, na universidade e com a comunidade. “A partir daí, o
aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e
cidadão” (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). A idéia de contextualização surgiu com a reforma
do Ensino Médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-9.394/97) que
orienta a compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano. Originou-se nas
diretrizes que estão definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais
visam um Ensino de Química centrado na interface entre informação científica e
contexto social. Através das informações sugeridas nesse trabalho, o Ensino de
Química tem por objetivo primordial, a formação do cidadão e sua preparação para
lidar com o mundo moderno, com o trabalho e a tecnologia de forma que esse cidadão
possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários à sua participação efetiva na
sociedade, uma vez que levando – se em consideração o estudo da Temática Alimentos,
possamos trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, discutindo de forma clara
com os alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, para enfatizar
a importância da contextualização nas aulas de química, facilitando a compreensão
destes alunos para assim formar um cidadão critico e consciente da importância de uma
alimentação saudável no Ensino de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará,
onde foram aplicados questionários com cinco questões abertas sobre a
contextualização no Ensino de Química e a importância dos alimentos para determinar
qual era o Grau de conhecimento do aluno sobre a Temática Alimentos. Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica sobre o Ensino de Química e os alimentos destacando-se a
contextualização, como fator principal para a abordagem dos conteúdos, como: a
higiene, o armazenamento, a toxicologia e o seu reaproveitamento. A presente pesquisa
foi desenvolvida no mês de maio de 2011, com 29 alunos do Curso de Pedagogia da
Universidade do Estado do Pará, onde enfocou-se o Ensino de Química e a importância
dos alimentos para a humanidade. Em seguida efetuamos a análise e tabulação dos
resultados e foi realizada uma palestra sobre a importância dos alimentos. Após a
palestra foi realizado um debate sobre a importância dos alimentos, para que
pudéssemos verificar a compreensão e aprendizagem dos alunos no decorrer do trabalho
desenvolvido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os resultados obtidos durante a realização da pesquisa, verificou-se
que quando os alunos foram indagados sobre a relação entre a Química e os alimentos,
31% associaram a química, aos alimentos industrializados, 20,6% associaram aos
alimentos Naturais e Industrializados, 7% afirmaram que a Química só está presente no
processo de digestão, 17,2% relacionaram a química com a utilização de Agrotóxicos,
13,7% disseram que através do cozimento e preparação do alimento é que podemos
observar a Química, 7% fizeram à associação a alimentos transgênicos e 3,5%
desconhecem a relação. Quando perguntamos aos alunos sobre o conhecimento dos mesmos
em relação à importância dos lipídios, carboidratos, vitaminas e aditivos no seu
alimento, 75,8% responderam que conhecem a importância desses nutrientes para a
alimentação, e 24,2% afirmaram desconhecer tais propriedades. Ao tratarmos da
higienização dos alimentos, 65,5% afirmaram que lavam somente com água e guardam em
locais adequados, 17,2% afirmaram que lavam as verduras com água e vinagre, 10,3%
lavam seus alimentos com água corrente a água sanitária. Quando falamos de
Conservação, 75,8% guardam os alimentos na geladeira ou no congelador, no entanto,
24,2% informaram que conservam seus alimentos em locais adequados. Para enfatizar a
falta de atenção dos consumidores para com a validade dos alimentos, assim como os
componentes dos mesmos, questionamos os alunos sobre a análise dos rótulos, e se
realmente eles tinham conhecimento sobre os componentes químicos dos alimentos. 48,1%
dos alunos não conseguem analisar os rótulos dos alimentos que consomem, 27,8%
conhecem algumas substâncias presentes nos alimentos e 24,1% sabem identificar
qualquer componente que esteja especificado nos rótulos.
CONCLUSÕES: O Ensino de Química na maioria das Escolas não é devidamente contextualizado com os
conteúdos ministrados. Seria interessante que os alunos se apropriassem de
conhecimentos científicos com estreita relação ao seu cotidiano. Durante a realização
do trabalho observou-se que ainda há certo descaso com os alimentos, no que se refere
ao seu armazenamento, higienização ou conservação. Percebemos também que os alunos
possuem muitas dúvidas sobre a importância da química para os alimentos, no entanto,
procuram analisar os rótulos mesmo não tendo o conhecimento aprofundado de todas as
substâncias.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL, Lisandra Catalan do;BOM, Marlone Heliara Hunnig;ELY, Claudete Reichelt;LETTRES, Raquel Alves; LINDNER, Edson Luiz. Diversificando em química: Propostas de enriquecimento curricular. Porto Alegre: Mediação, 2009.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação. Brasília: Printed in Brazil, 2004
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rótulos de Alimentos. Universidade de Brasília – Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Universidade de Brasília, 2005. 17p.
BOBBIO, Florinda Orsati; BOBBIO, Paulo A. Introdução à química de alimentos. São Paulo: Varela, 2003.