ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A MONITORIA DE QUÍMICA ANALÍTICA II COMO MEDIADORA NA COMPREENSÃO DA VOLUMETRIA PARA ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA E QUÍMICA DA UFCG/CES
AUTORES: SILVA, M. M. (UFCG) ; VICTOR, I. M.G. (UFCG) ; SANTOS, T.V.O. (UFCG) ; SILVA, D.D. (UFCG)
RESUMO: Os monitores da Disciplina Química Analítica Quantitativa (Analítica II) aproveitaram
a oportunidade de trabalhar com uma mesma disciplina para turma de dois cursos
diferentes (Farmácia e Química) na Universidade Federal de Campina Grande/CES para
observar como ela pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo da volumetria de
neutralização. O presente estudo teve por objetivo investigar como uma experiência
sobre volumetria de neutralização refletia sobre a aprendizagem e no comportamento dos
alunos de cursos diferentes. Foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas e
fechadas avaliando tópicos específicos da prática aplicada. 29 alunos conseguiram
internalizar os principais conceitos do experimento.
PALAVRAS CHAVES: monitoria, química analítica quantitativa, volumetria de neutralização.
INTRODUÇÃO: A ementa da disciplina Química Analítica Quantitativa aborda o processo Analítico com
referencia a seus erros e tratamentos de dados. Faz-se estudo desse processo desde a
etapa de coleta da amostra (amostragem) até o processo de análise, considerando os
métodos clássicos de análises Volumetria e Gravimetria, e ainda, estudam-se os
princípios de Análise Instrumental. Diante de observações realizadas pela docente da
disciplina Química Analítica Quantitativa (denominada Analítica II na grade
curricular da UFCG/CES), em períodos anteriores, sentiu-se a necessidade de criação
de uma monitoria para a mesma, devido a disciplina intitulada Química Analítica II
ser oferecida para alunos dos cursos de Química e Farmácia, e como as estruturas
curriculares são diferentes isto vem influenciando na assimilação de alguns
conceitos, porque as disciplinas que são pré-requisitos apresentam abordagens
variadas. O objetivo da monitoria foi atender os alunos em horários diferentes aos
das aulas da disciplina, orientá-los na resolução de listas de exercícios e
esclarecimentos de dúvidas, quando existissem, sendo ainda de responsabilidade da
monitoria, co-orientar os alunos na aula prática sobre Volumetria de Neutralização no
Laboratório de Química Analítica. Tendo em vista que a disciplina era ministrada para
dois cursos diferentes (Farmácia e Química), elaborou-se um questionário onde se pode
analisar o perfil desses dois grupos de alunos após a realização dessa aula prática,
observando as dificuldades encontradas pelos educandos.
MATERIAL E MÉTODOS: Além das aulas de monitoria ministradas no ambiente de monitoria da UFCG/CES baseadas
nos conteúdos ministrados pela professora e nas listas de exercícios, realizou-se uma
aula prática no Laboratório de Química Analítica sobre volumetria de neutralização
intitulada determinação do teor de ácido acético no vinagre, tendo como proposta
fazer a relação dos conceitos abordados na parte teórica de volumetria ácido-base
(HARRIS,2008; SKOOG, 2006). Foi preparado um questionário para avaliar as conclusões
dos alunos referentes à aula. O questionário foi constituído por 11 perguntas,
divididas entre questões abertas e fechadas. Entre as perguntas destaca-se a número
3) A presença dos monitores facilitou o seu aprendizado? 5) Você acha que a aula
prática proporciona uma melhor aprendizagem para o conceitos da volumetria?; 7) Dos
termos abaixo quais o que você julga como sendo menos conhecidos: 8)Durante a
titulação qual foi a etapa mais complicada?11) Na sua opinião, como a prática e a
teoria devem estar relacionadas? Atentando para o fato de que existiam alunos de dois
cursos diferentes na mesma disciplina, resolveu-se então analisar as respostas de
acordo com o curso e tratar os dados obtidos em duas categorias, Farmácia e Química.
Foi observado divergência de dificuldades e pensamentos. Em geral as perguntas do
questionário eram sobre os materiais utilizados na aula prática e nas dificuldades
sentidas pelos alunos durante sua execução e sobre a contribuição da presença da
monitoria nessas aulas práticas. Como etapa final foi solicitado um relatório técnico
científico em grupo para que eles pudessem sistematizar os tópicos abordados nas
aulas teóricas e prática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise dos questionários foi observado que os alunos do curso de Farmácia apresentaram uma maior dificuldade no desenvolvimento da aula prática com relação aos alunos de Química. Este fato pode estar relacionado às diferenças de disciplinas experimentais inseridas nas grades curriculares destes cursos nos semestre iniciais (primeiro e segundo). Os resultados dos questionários indicaram que na pergunta número três 58,62% dos alunos responderam que a presença dos monitores contribuiu com seu aprendizado; a questão oito apresentou que 48,27% dos alunos responderam que a etapa mais complicada foi adotar a forma correta de titular (posição das mãos), em seguida 27,58% indicou ser a visualização do ponto de viragem, os demais preparo de solução, titular e pipetar apresentou 6,90%. A questão número 9 indicou que 68,96% dos alunos preferem primeiro a teoria depois a prática, 24,14% acham que elas devem caminhar juntas e 6,90% acredita que deve ser primeiro a prática depois a teoria. Na questão oito encontra-se o maior percentual, entre as questões referentes ao experimento, devido solicitar dos alunos um maior cuidado com relação à técnica utilizada para o processo de titulação, fato que foi mais pronunciado para alunos do curso de farmácia. A questão número nove também apresentou um índice alto com relação à antecipação da teoria antes da prática, confirmando a importância de se apresentar primeiro pontos teóricos indicando como deve ser realizado o experimento e em seguida realizar a prática. Os relatórios contribuíram para sistematizar a estrutura das idéias que norteiam o tema da Volumetria, tais como: faixas de utilização dos indicadores, construção de curvas sigmóides, diferença entre ponto de viragem e ponto estequiométrico.
CONCLUSÕES: A monitoria na aula prática de Química Analítica II revelou-se uma ferramenta
importante para a aprendizagem dos alunos. Os alunos da Farmácia sentiram mais
dificuldades quando comparados aos alunos de Química, porém observou-se que os dois
grupos puderam compreender melhor a volumetria após o experimento. O trabalho
contribuiu para ressaltar a importância do planejamento de disciplinas que são
ministradas para cursos com estruturas curriculares diferentes, incluindo atenção às
habilidades que podem ser desenvolvidas para estudantes de cursos universitários que
atuarão em setores diferentes.
AGRADECIMENTOS: UFCG/CES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. Trs. Marco Grassi. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.