ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A TABELA PERIÓDICA E O CORPO HUMANO: CORRELAÇÕES NUM JOGO DE TABULEIRO

AUTORES: GENTIL, V.G. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)

RESUMO: Nos últimos anos, foi crescente a utilização de jogos e atividades lúdicas, com caráter didático para o Ensino da Química. Dentre os assunto que são utilizados nesses jogos pode-se destacar os conteúdos da Tabela Periódica, que muitas vezes são ensinados para o aluno sem contextualização e, em diversos momentos, os alunos associam os elementos químicos, a situações prejudiciais ao homem, e com isso não conseguem assimilar a necessidade destes no corpo humano. Devido a isto, este trabalho consistiu na proposta de um jogo de tabuleiro que relaciona o corpo humano com os elementos químicos. Trata-se de mais um recurso que possibilita despertar o interesse dos alunos na compreensão da tabela periódica de modo a melhorar o processo de ensino-aprendizado.

PALAVRAS CHAVES: jogo de tabuleiro; tabela periódica; corpo humano.

INTRODUÇÃO: O estudo dos elementos químicos, bem como a Tabela Periódica é sempre um desafio para os estudantes, visto que os mesmos apresentam grandes dificuldades para a compreensão das informações presentes na tabela, além de ser um assunto de difícil abordagem pelos professores. O uso de jogo como estratégia para o ensino deste conteúdo pode ser uma ferramenta preciosa. De acordo com Vygotsky (1994), o jogo proporciona alterações das estruturas, promovem o desenvolvimento cognitivo, estimulam a curiosidade e promove as relações sociais e o trabalho em equipe. Nos últimos anos, foi crescente a utilização de jogos e atividades lúdicas, com caráter didático. Isso pode ser comprovado pelo número de trabalhos apresentados nos eventos nacionais sobre ensino de Química (SOARES, 2008). Os jogos aplicados no estudo da Química ou de outras disciplinas devem ter regras, contribuindo para a autonomia do educando, de forma que incentivem os alunos a entenderem o que foi aplicado pelo professor (CAMPOS, 2002). Se o jogo, desde seu planejamento, for elaborado com o objetivo de atingir conteúdos específicos e de ser utilizado no âmbito escolar, este será denominado como jogo didático. Buscando aumentar o nível cognitivo dos alunos, bem como facilitar a associação da importância dos elementos químicos, o jogo proposto neste trabalho se baseia na presença dos elementos químicos no corpo humano, permitindo assim maior contextualização da tabela periódica, e sugerindo, uma visão integradora de conhecimentos e uma forma mais curiosa de aprendizagem e, deste modo, tirando o aluno de uma atitude passiva em sala de aula.



MATERIAL E MÉTODOS: Para a confecção do tabuleiro do jogo utilizou-se o programa computacional Corel Draw, onde se usou a figura de um corpo humano e traçou-se o percurso do jogo por dentro dela. O percurso foi numerado e em algumas “casas” foi colocada a imagem do átomo (modelo Rutherford). O tabuleiro foi impresso em um banner de dimensões 40 x 70 cm, conforme Figura 1. Foram elaboradas 80 cartas com questões sobre os elementos químicos presentes no corpo humano, e 10 cartas-coringa nas quais foram elaboradas frases que instruíam os jogadores a prosseguir ou recuar no tabuleiro. As cartas-questão (CQ) e as cartas-coringa (CC) foram impressas em papel Couchê 250, com as seguintes dimensões: largura 7 cm e altura 10 cm , conforme Figura 2 (lado esquerdo) e Figura 2 (lado direito) respectivamente. No verso das CQ foi impresso a imagem do tabuleiro do jogo e no verso das CC foi impresso o símbolo de um átomo de acordo com o modelo de Rutherford. A fim de obter informações para a elaboração das questões propostas no jogo e elaboração das CC foi necessário a leitura da unidade sobre a Tabela Periódica do livro didático de Usberco e Salvador (2002), e dos textos: “Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?” de Ricardo Ampudia (2011) e “A Fórmula do Corpo” de Susan Aldridge (1996). O jogo preferencialmente deve ser utilizado em turma de primeiro ano, após discussões sobre Tabela Periódica, de modo a verificar se os alunos conseguem contextualizar o conteúdo aprendido com o corpo humano. O jogo pode também ser utilizado em turmas de 2° e 3° ano, visto que os alunos destas turmas já aprenderam o conteúdo da Tabela Periódica. O jogo “Corpo Químico” baseia-se nas regras de um jogo de tabuleiro, e tem como objetivo central levar o peão ao fim do percurso antes dos demais jogadores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado com 32 estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin, localizado em Campo Grande (RJ) e com 24 estudantes do Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa, localizado em Nilópolis (RJ). Os estudantes foram organizados em quatro grupos de 8 componentes no primeiro colégio e de 6 componentes no segundo. Após esta organização, foi entregue a cada grupo as regras do jogo. No final da atividade foi entregue aos alunos um questionário que teve como objetivo verificar a aceitação dos alunos, suas sugestões de mudanças e a validação do jogo. Os demonstraram que através do jogo fica mais fácil de aprender os conceitos e de associá-los em suas atividades, com respostas do tipo: “Sim, foi muito bom e ficaria interessantíssimo se outros conceitos também fossem abordados”; “Sim, pois fica mais fácil de aprender”; “Sim, pois assim lembramos da química em casa”. Em relação às sugestões para a melhoria do jogo os estudantes demonstraram preocupação em ter o material pedagógico, no caso as questões teóricas, para poderem estudar, além de quererem que a prova formal aplicada pela professora seguisse os moldes de contextualização presentes no jogo. Como mostra as respostas do tipo: “Poderíamos copiar a pergunta e a resposta para podermos ter a matéria para estudar”; “Poderíamos levar a matéria como conteúdo para a prova”. Verificou-se que a maioria dos estudantes (81%) sabia da presença da química no corpo humano, porém apenas 38% possuíam conhecimento sobre a relação entre os elementos químicos e o corpo humano. Através da avaliação dos resultados, observou-se que os alunos consideram o jogo uma estratégia para tornar a aula mais interessante, além de relatarem que outros conceitos da química deveriam ser abordados através de jogos.





CONCLUSÕES: O jogo “O corpo Químico” foi proposto como um recurso para o ensino da tabela periódica, com a função de despertar o interesse dos alunos através da contextualização do conteúdo com o corpo humano. No jogo foi possível observar a coexistência da função lúdica e educativa, pois o mesmo foi capaz de proporcionar a diversão e ensinar. Este jogo possibilita práticas interdisciplinares com a Biologia, além de estimular a interação entre os alunos e de despertar o interesse dos mesmos na compreensão da tabela periódica, facilitando o processo de ensino-aprendizado de modo contextualizado e dinâmico.

AGRADECIMENTOS: Às direções dos Colégios Estaduais Doutor Albert Sabin e Professor Ubiratan Reis Barbosa por permitirem a aplicação do jogo e desenvolvimento da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALDRIDGE, S. A fórmula do corpo. Revista Super interessante. Ed. 106. p. 84-95, jul.1996.
AMPUDIA, R. Quais são os efeitos da radiação no corpo humano? Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-sao-efeitos-radiacao-corpo-humano-energia-nuclear-621960.shtml > Acesso em: 04 maio 2011.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A Produção de Jogos Didáticos Para o Ensino de Ciências: Uma Proposta Para Favorecer a Aprendizagem. Departamento de Educação – Instituto de Biociências da UNESP. São Paulo, p. 1-14, 2002.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química Teoria, Métodos e Aplicações. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Paraná: 2008.
USBERCO, J. ; SALVADOR, E. Química. 5. Ed Reform. São Paulo: Saraiva, 2002.Volume único.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.