ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

AUTORES: ALMEIDA, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; MAGALHÃES, A. C. (DQAFQ/UFC) ; LOPES, M.F.G. (DQAFQ/UFC) ; CAVALCANTE, M.M.S. (DQAFQ/UFC) ; SOUSA, M.S.M.L. (DQAFQ/UFC)

RESUMO: Avaliou-se a disciplina de Química Analítica Aplicada para o curso de Engenharia de Alimentos no que se refere ao rendimento dos alunos. Utilizou-se para tanto a percentagem das notas obtidas divididas em conceitos em dois semestres consecutivos. Como diferencial foram utilizadas, atividades extraclasse no segundo semestre com auxilio de monitores de iniciação a docência, assim como a aplicação de questionário com questões relevantes a disciplina. Constatou-se houve uma sensível melhora na aprendizagem dos alunos e no acompanhamento da disciplina como um todo.

PALAVRAS CHAVES: avaliação, notas, atividades extraclasse

INTRODUÇÃO: Pelo fato do objeto fundamental de estudo e investigação na área de educação química concentrar-se no processo de ensino-aprendizagem, diferentemente das outras áreas da química, essa área está envolvida com interações de pessoas (alunos e professores) e com a dinâmica do conhecimento nas aulas de química. (SCHNETZLER e ARAGÃO, 1995) (SCHNETZLER, 2004) Conforme aponta a literatura, a atividade do professor vai além do fato de ministrar aulas (VASCONCELOS e SOUTO, 2003). O educador deverá estar preocupado com o que o educando aprenda e se desenvolva individual e coletivamente e para tal fim é imprescindível que o docente tenha a capacidade de analisar e discutir as suas próprias práticas. A formatação utilizada na disciplina de Química Analítica Aplicada para o curso de Engenharia de Alimentos consiste em aulas teóricas expositivas e experimentais. Estas aulas são fundamentais, pois os alunos adquirem uma visão bastante ampla dos aspectos da Química Analítica e de todo o seu potencial de aplicação. Procura-se frequentemente contextualizar os conteúdos estudados, dando ênfase para materiais e substâncias e suas interações com os elementos que fazem parte do sistema industrial. Entretanto, constatou-se nessa disciplina um rendimento muito baixo, além da falta de envolvimento e desinteresse pelos conteúdos abordados. Visando analisar a prática docente e conseqüentemente elevar a aprendizagem, aplicaram-se atividades extraclasse com o auxilio de monitores em aulas tira dúvidas, realizou-se o acompanhamento mais personalizado dos alunos por parte do professor, identificando as concepções prévias desses alunos sobre o fenômeno ou conceitos em estudo. Somado a isto se aplicou um questionário para obtenção de um retrato da situação vivenciada pelos alunos na disciplina.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente a pesquisa foi realizada mediante questionário realizado no início dos semestres letivos em estudo, como também observações, objetivando verificar o conhecimento desses alunos sobre as concepções prévias de conceitos necessários ao bom entendimento da disciplina. Em seguida, procedeu-se um acompanhamento mais efetivo desses alunos por parte do professor e dos monitores buscando sanar suas dificuldades, estando mais disponível, procurando maior empatia com esses estudantes e colocando os conteúdos de forma a que a aprendizagem se tornasse mais fácil, atraente e interessante. Aplicou-se ao final do semestre um questionário a esses alunos, buscando a verificação de suas facilidades e dificuldades no trato do aprendizado da disciplina, bem como a avaliação da nova metodologia aplicada. As questões abordaram temas como: qual o envolvimento do aluno com a disciplina; tempo disponível para resolução dos exercícios; como a teoria ajuda a entender o conteúdo da prática; relação professor-aluno; como os encontros de tira dúvidas com os monitores tem auxiliado no processo ensino-aprendizagem, etc. Comparou-se o rendimento das turmas onde foi realizada essa nova estratégia de trabalho, através da análise das notas distribuídas em conceitos péssimas, ruins, regulares, boas e ótimas, em dois semestres consecutivos. Após a aplicação do questionário, estudaram-se as respostas e conceitos, elaboraram-se gráficos a fim de compreender melhor o que ocorre com a relação ao processo ensino-aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os resultados das figuras 1 e 2, verificou-se que grande parte dos alunos conseguiu resolver os exercícios corretamente com o auxilio de monitor. A absorção do conhecimento somente com as aulas foi parcial para grande maioria dos alunos (70%), valor próximo também foi verificado quanto ao envolvimento do aluno com as atividades da disciplina. Na figura 3, verificou-se que houve diminuição dos conceitos péssimo (de 11% para 8%) e ruim de (44% par 16%), assim como aumento dos conceitos razoável (de 5,6% para 18%), bom (de 33% para 36%) e ótimo (de 5,6% para 22%), respectivamente para 2010.2 e 2011.1. Resultados similares foram obtidos com análise qualitativa (SANTOS et all, 2006) utilizando atividades paralelas as atividades de graduação.





CONCLUSÕES: Os resultados permitiram concluir que as estratégias utilizadas pelo professor e a atividade extraclasse utilizando monitores de iniciação a docência em aula tira dúvida tornaram as aulas mais interessantes, despertando a motivação dos alunos, bem como contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva dos alunos da disciplina de Química Analítica Aplicada da UFC, fato verificado pelas respostas e pela análise dos conceitos das notas, principalmente dos conceitos bom e ótimo.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem aos alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UFC pelas informações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, E.S.; GALVÃO, M.S.; PÓLVORA, H. M. Química analítica qualitativa: um caminho para a construção do conhecimento químico, BA. In: XLVI Congresso Brasileiro de Química, 2006 Salvador. Anais do XLVI Congresso Brasileiro de Química, Salvador 2006.

SCHNETZLER, R. P. 2004. Pesquisa no ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, 20: 49-53.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. 1995. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, 1:27-31.

VASCONCELOS, S.D.; SOUTO, E. 2003. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, 9:93-104.