ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: DE FREITAS FILHO, JOÃO RUFINO (DQ/UFRPE) ; FREITAS, J. C. R (DQF/UFRPE) ; DA SILVA, L. P (DE/UFRPE) ; DE LIMA, A. A (DQ/FAMASUL)

RESUMO: RESUMO: Esta pesquisa objetiva construir junto aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, ações que propiciem experiências significativas, para que os mesmos possam construir conceitos científicos na disciplina Química. A pesquisa foi realizada com uma turma de ensino médio da Escola de Referência Mendo Sampaio, no período de abril de 2011 a junho de 2011, utilizando mapas conceituais, como ferramenta didática, que possibilitou aos estudantes a vivência com os processos de construção dos conceitos e explanação dos seus significados, referente ao conteúdo haletos orgânicos. Na elaboração dos mapas os estudantes empregaram como palavras de ligação, frases e definições. Inicialmente os estudantes relutam ao exercício, pois não têm o costume de fazer uso desta técnica.

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: mapas conceituais, construção de conceitos, leitura de imagens.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os mapas conceituais são ferramentas para organizar e representar conhecimento. Eles são utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos e seus relacionamentos, e foram originalmente desenvolvidos para o suporte à aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968). Para promover a aprendizagem significativa recomenda ao educador, como estratégia didático, o uso de mapas conceituais com a finalidade de identificar significados pré-existentes na estrutura cognitiva do estudante que são necessários à aprendizagem (NOVAK, 1997; MOREIRA,1999). Ensinar utilizando organizadores prévios se torna importante para fazer ponte entre estes significados, assim como, o estabelecimento de relações explícitas entre o novo conhecimento e aquele já existente, é condição necessária para dar significado aos novos materiais de aprendizagem. Mapas Conceituais são representações gráficas de conceitos, semelhantes a diagramas, em um domínio específico de conhecimento, construído de tal forma que os relacionamentos entre os conceitos sejam evidentes. Os mapas conceituais têm sido amplamente utilizados como estratégia de ação que auxilia no processo de identificação de como os conceitos são apreendidos e organizados pelos alunos num determinado domínio do conhecimento. Neste trabalho, procurou-se incorporar esta estratégia de ação pedagógica para uma abordagem do conteúdo haletos orgânicos a partir do contexto apresentado – impactos ambientais - os estudantes construírem os conceitos da química da química orgânica.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com uma turma de ensino médio da Escola de Referência Mendo Sampaio, no período de abril de 2011 a junho de 2011. Para realização do trabalho foram necessárias várias etapas de execução. A primeira etapa consistiu no levantamento das concepções prévias, para isso com auxílio de um retroprojetor, apresentou-se para os estudantes uma figura com aplicação de inseticida e fez as seguintes perguntas: 1) Você já viu cena deste tipo? Onde? 2-) Do que se trata? 3) Que produto esta sendo aplicado? 4) Você conhece algum produto que se aplica na agricultura? 5) Você sabe a que classe pertence este produto? 6) Além de carbono e hidrogênio, que outro elemento você encontra no produto? Este momento foi realizado individualmente, como forma de permitir que cada estudante pudesse expressar suas noções sobre alguns conteúdos a serem explorados durante as intervenções didáticas. A segunda etapa consistiu em fornecer para os estudantes uma lista de várias palavras e solicitado que eles construíssem um mapa. Numa terceira etapa foi distribuído aos estudantes um texto intitulado: Haletos Orgânicos extraído do livro InterAtividade Química e solicitado que fizessem uma leitura em grupo e em seguida construíssem um segundo mapa. A leitura foi em grupo, mas os mapas foram construídos individualmente. A última etapa consistiu em trabalhar através de exposição dialogada o conteúdo haletos orgânicos – para esta etapa foi necessário planejar 6 aulas de 50 min cada – e após concluir a intervenção didática solicitou que os estudantes construíssem o último mapa.Todos os momentos foram gravados em vídeo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciou-se o trabalho fazendo um levantamento das concepções prévias dos estudantes, a partir do contexto – impactos ambientais. Nesta etapa foi apresentada uma figura onde aparece alguém em um avião aplicando inseticida em uma plantação (Figura 1). Nesta etapa, os estudantes individualmente responderam algumas questões de maneira errôneas ou usou concepções alternativas. Na segunda etapa foi distribuídas a seguintes palavras: haletos, medicamentos, inseticidas, geminal, vicinal, organoclorados, problemas ambientais, composto, halogênios, hidrocarbonetos, solvente, cloro, bromo, flúor, clorofómio, IUPAC, BHC, DDT, cloromicetina, anestésico, para os estudantes e solicitado que os mesmos elaborassem mapas conceituais. Na elaboração dos mapas os estudantes trocaram conceitos e não fizeram ligações entre os conceitos e alguns confundem haletos com hidrocarbonetos (Figura 1). Em seguida foi distribuído texto sobre haletos orgânicos e solicitado após leitura que os estudantes elaborassem novos mapas conceituais. O mapa de conceitos apresentado pelos estudantes agora já é mais elaborado em relação ao primeiro, porém ainda persistem alguns erros conceituais, como por exemplos, alguns acreditam que os elementos cloro, bromo, são compostos e não elementos. Após a comparação dos mapas, os estudantes realizaram outros mapas. Manteve problemas ambientais como o conceito mais geral. Classificou corretamente alguns termos como conceitos. Estabeleceu hierarquias válidas. Recorreram a setas, criou ligações transversais. Empregou como palavras de ligação, frases e definições. Pode-se perceber, em todos os mapas, que há uma similaridade na hierarquização conceitual. Inicialmente os estudantes relutam ao exercício, pois não têm o costume de fazer uso desta técnica.





CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Com a estratégia de ensino utilizada, pretendeu-se mostrar o forte potencial dos mapas conceituais, como uma ferramenta pedagógica capaz de evidenciar aprendizagem significativa; apontando para o fato de que os diversos conceitos não são alvos estáticos na aprendizagem, mas um conjunto, uma teia que se une através de relações entre conceitos que evoluem na estrutura cognitiva do estudante, apoiados em conceitos já existentes e que, tratados de forma articulada nos seus níveis de abstração, formatam o concreto de nosso cotidiano.

AGRADECIMENTOS: A GRE Palmares e a Escola de Referência Mendo Sampaio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
AUSUBEL, David P. Educational Psychology, A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc, 1968..
MOREIRA, M.A. Investigación en ensenãnza: aspectos metodológicos. Programa Internacional de Doctorado en Ensiñanza de las Ciencias. Universidade de Burgos, España; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. (Texto de apoyo Nº 01), 1999.
NOVAK, Joseph Donald. Learning, creating, and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations . Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaun and Associates, 1998.
NOVAK, J. Retorno a clarificar con mapas conceptuales. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Servivio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997.