ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UM DIAGNÓSTICO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NOS LIVROS UTILIZADOS PELOS DOCENTES DA DISCIPLINA QUÍMICA GERAL NA UESB CAMPUS DE JEQUIÉ
AUTORES: SANTOS, T. O. (UESB) ; CASTRO, J. M. (UESB) ; NERY, T. S. (UESB) ; FREITAS, C. A. A. (UESB)
RESUMO: As discussões no que diz respeito ao ensino de História da Ciência nas disciplinas de
ciências, como um recurso para facilitar a aprendizagem colocou em questão a maneira
com a qual os livros de Química Geral, disponíveis na biblioteca da UESB, abordam seus
conteúdos. Logo este estudo investigou como os aspectos históricos dos conteúdos são
abordados nos livros de Química Geral, utilizados pelos docentes das disciplinas de
Química Geral oferecidas para os cursos de Química da UESB. Onde foi possível constatar
a deficiência dos livros de Química Geral em se tratando de uma contextualização
histórica dos conteúdos, entretanto comprovou-se que a pesar das deficiências dos
livros textos, os conteúdos recebem uma abordagem contextualizada por parte dos
professores.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química, química geral, contextualização dos conteúdos.
INTRODUÇÃO: As crescentes discussões no que diz respeito ao ensino de História da Ciência nas
disciplinas de ciências, como um recurso para facilitar a aprendizagem colocou em
questão a maneira com a qual os livros de Química Geral, disponíveis na biblioteca da
UESB, abordam seus conteúdos.
A história da ciência contribui para que os alunos se sintam mais à vontade
não só para apresentar ao professor e aos colegas as suas próprias idéias sobre o
mundo, mas também para as discutir e avaliar, melhorando a comunicação na sala de
aula e facilitando o papel diagnosticador do professor que, adotando uma metodologia
de ensino baseada numa concepção construtivista da aprendizagem, ocupa um lugar de
primordial importância no processo de mudança conceitual (SEQUEIRA e LEITE, 1988)
Nesse contexto o papel dos livros de Química Geral entra como instrumento
norteador e facilitador para a utilização de uma abordagem contextualizada. Contudo,
compete apenas ao professor a utilização da História da Ciência em suas aulas. Logo
este estudo também estende seus objetivos para como o professor aborda os conteúdos a
serem cumpridos, apresentando os livros, utilizados por ele, e se os mesmos fazem uma
abordagem contextualizada ou não.
Tendo em vista, a importância da utilização de uma abordagem contextualizada
para promover uma maior compreensão dos alunos, se fez necessário diagnosticar quais
livros de Química Geral utilizados pelos docentes das disciplinas Química Geral I e
Química Geral II, fazem esse tipo de abordagem. E a partir deste diagnóstico definir
quais desses livros poderiam servir de instrumento norteador para os professores, bem
como material de estudo para os alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Na primeira etapa de desenvolvimento deste trabalho foi feito um levantamento dos
livros de Química Geral I e II utilizados pelos professores e alunos das disciplinas
de Química Geral I e II. Após esse levantamento se realizou uma avaliação dos mesmos,
a fim de se detectar quais desses livros possuem uma contextualização dos conteúdos
determinados no programa curricular das disciplinas em questão.
E por fim, a última etapa deste trabalho foi concluída com a aplicação de um
questionário subjetivo a 25% do universo de professores de Química Geral. A partir
das respostas obtidas no questionário subjetivo foi elaborado um questionário
objetivo, que foi aplicado a todo o universo de professores, a fim de se avaliar se
os professores das disciplinas Química Geral I e Química Geral II fazem o uso de uma
abordagem contextualizada. Foi aplicado, também, um questionário aos alunos seguindo
a mesma metodologia adotada para as entrevistas com os professores, com a finalidade
de avaliar a compreensão dos alunos no que diz respeito a uma abordagem
contextualizada dos conteúdos e se esses percebem a sua aplicação nas aulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na avaliação dos livros de Química Geral utilizados por alunos e professores da UESB
buscou-se nesses livros textos a presença de elementos contextualizadores, como por
exemplo, notas de rodapé, boxes explicativos, e a presença de elementos históricos no
corpo do texto (tabela 1).
De acordo com os resultados obtidos, apenas os conteúdos relacionados a teoria
atômica e classificação periódica dos elementos recebem uma abordagem contextualizada
mais expressiva, todos os demais conteúdos foram contextualizados de forma modesta ou
simplesmente não receberam nenhuma abordagem histórica.
Apesar de não haver uma contextualização significativa dos conteúdos abordados pelos
livros de Química Geral, os professores, ainda sim, fazem uma contextualização dos
conteúdos em sala de aula. Em entrevistas feitas com professores e alunos da UESB foi
possível verificar que uma abordagem dos aspectos históricos é desenvolvida pelos
professores de Química Geral.
Nas entrevistas foi perguntado a docentes e discentes da disciplina Química
Geral quais os livros que mais fazem uma abordagem dos aspectos históricos do
conteúdo. A grande maioria dos alunos e professores apontam o livro “Química a
Ciência Central” de Theodore L. Brown e o livro “Química Geral e As Reações Químicas”
de John C. Kotz como os dois livros que melhor contextualizam os conteúdos (gráfico
1). Entretanto, estes livros não correspondem às fontes utilizadas pelos professores
para promoverem uma contextualização abordando os aspectos históricos do conteúdo,
segundo os professores são poucos os conteúdos que são contextualizados e essa
contextualização muitas vezes é pouco expressiva, logo outras fontes, como por
exemplo, artigos de periódicos e a internet, são mais amplamente utilizados para esse
fim.
CONCLUSÕES: Os estudos realizados neste trabalho com os livros de Química Geral utilizados por
professores e alunos da UESB, revelaram que, apesar da importância da contextualização
dos conteúdos, esses livros não abordam os aspectos históricos dos seus assuntos, não
de forma significativa. Contudo, mesmo não havendo uma abordagem mais contextualizada
por parte dos livros de Química Geral, os professores, ainda assim, abordam os aspectos
históricos dos conteúdos em suas aulas, se utilizando de outras fontes para promover
essa contextualização, fontes como a internet e artigos de periódicos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SEQUEIRA, M. T.; LEITE, L. “A história da Ciência no Ensino – Aprendizagem das Ciências”. Revista Portuguesa de Educação, vol. 1, p. 35, 1988.