ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: TÍTULO: A VISÃO DA MECÂNICA QUÂNTICA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – UAB PÓLO CAXIAS – MA
AUTORES: SOUSA,E.M. (IFMA) ; BECCO,G.S.B. (IFMA) ; SÁ,M.C. (IFMA) ; OLIVEIRA,M.M. (IFMA)
RESUMO: Analisou-se a visão da mecânica quântica dos alunos do curso da UAB pólo Caxias-MA, uma vez que esse ramo da ciência vem sendo suporte de várias inovações tecnológicas e por ser pouco explorada nos cursos de licenciatura, tem se tornada de difícil compreensão. Para avaliar o grau de conhecimento adquirido na disciplina de Química Geral, formulou-se um questionário. As maiores dificuldades encontradas foram na execução dos cálculos, e complexidade do conteúdo abordado, seguido de compreensão deste, material didático e a contextualização. Solicitou-se então o que sugerissem metodologias que melhorassem o entendimento deste tópico, e então propuseram adequação do material didático com detalhamento de fórmulas e realização de aulas práticas que possibilitassem a contextualização.
PALAVRAS CHAVES: mecânica quântica; licenciatura em química, uab.
INTRODUÇÃO: É notório que a mecânica quântica propícia um grande desenvolvimento na área da tecnologia principalmente no setor de comunicações e eletrônica, passando a ter este papel na segunda metade do século XX, quando possibilitou um grande avanço cientifico, isto aconteceu graças às ferramentas da tecnologia moderna como a nano-mecânica que é uma área onde a física fundamental e alta tecnologia se convergem, proporcionando um novo caminho para possíveis aplicações revolucionárias, criando dispositivos e deixando-os mais compactos e menos complexos, facilitando assim, a vida de todos nós. Diante desta perspectiva, existe uma grande dificuldade na aprendizagem, pois requer conhecimentos químicos, a exemplo: formação de cristais, formação dos íons, ligações iônicas, ou seja, uma descrição científica e entendimento dos conteúdos aplicados (MIRANDA; COSTA, 2007). Por outro lado, o desenvolvimento da aprendizagem da química quântica é um processo que requer uma prontidão de habilidades, como pensamento lógico, capacidade de abstração, noções de espaço tridimensional, resoluções de álgebra e aritmética, que muitos alunos na sua pré-adolescência ainda não dominam (HERRON, 1975). Desta forma a química quântica torna-se de difícil compreensão quando não se tem conhecimento suficiente das mais simples técnicas e processos. Tendo em vista essas preocupações supramencionadas, buscou-se, sistematicamente, por meio deste estudo analisar a visão da mecânica quântica dos alunos do curso de licenciatura em química – UAB do pólo Caxias-MA.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado no curso a Distância de Licenciatura em Química na cidade de Caxias-MA da Universidade Aberta do Brasil pertencente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão com 17 alunos. No período de janeiro de 2011, aplicou-se um questionário aberto aos alunos da disciplina de Química Geral II, com duas perguntas, uma solicitando que eles mostrassem os avanços tecnológicos obtidos por meio do conhecimento da mecânica quântica e a outra perguntando sobre as dificuldades em entender esse assunto e que sugestões dariam para que esse tópico fosse melhor assimilado por eles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação à primeira pergunta, os alunos de maneira geral conseguem ter uma visão ampla das aplicações da Química Quântica no seu cotidiano, como por exemplo: avanços nos tratamento de doenças; Tipos de TV (Plasma e LCD); Aparelhagens dos hospitais e computadores entre outras aplicações. Já na segunda pergunta, as respostas foram elencadas em cinco categorias, Figura 1.
Figura 1 – Análise da pergunta “Quais as suas dificuldades para entender o assunto? Que sugestões você daria para melhorar seu entendimento?”.
De acordo com a Figura 1, as maiores dificuldades estão na execução dos cálculos (31%), e na complexidade dos conteúdos abordados na disciplina (23%), seguido de compreensão dos conteúdos (16%), material didático (15%) e a contextualização (15%). Observou-se que a dificuldade de Compreensão dos Conteúdos é decorrente da falta de familiarização com os termos da química quântica, pois a disciplina não foi abordada no Ensino Médio e a dificuldade com as ciências exatas (física e matemática) que são pré-requisitos fundamentais para realização dos Cálculos. Esta dificuldade foi confirmada na reposta do aluno: “Minhas dificuldades, nesta unidade, as fórmulas, trabalhar com transformações, unidades; sempre tive dificuldade de resolver questões que envolvam unidades.” Quanto a Complexidade dos conteúdos, está relacionada com a falta de leitura em outros materiais de apoio, o que leva a uma reflexão do Material Didático trabalhado na EAD - Pólo Caxias, os quais os alunos sugerem mais exercícios e aulas práticas. A Contextualização do conteúdo é de extrema importância, como fator motivacional, construção do conhecimento de uma forma holística, considerando as diversidades de cada um, visando à formação do cidadão, e o exercício de seu senso crítico.
CONCLUSÕES: Diante do exposto esta análise constatou a carência dos alunos em relação aos níveis básicos de educação que reflete diretamente em sua formação no Ensino Superior. Estas objeções podem ser supridas através da adequação do material didático com detalhamento de fórmulas e exercícios, realização de aulas práticas que possibilitem a contextualização.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA e a UAB.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HERRON, J. Piaget for Chemists. J. Chem. Educ.,v. 52, p. 146-150, 1975.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.