ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA

AUTORES: MEDEIROS, T.C. (UFC) ; FÉLIX, J.E.M. (UFC) ; SILVA, V.P.A. DA (UFC) ; BARBOSA, P.G.A. (UFC)

RESUMO: RESUMO: Conhecendo as dificuldades dos alunos na interpretação de casos reais da química analítica, foi elaborado um metódo de ensino, baseado na apresentação de um problema com considerações ideais e, logo após, considerações reais desse mesmo problema, com cada consideração apresentada isoladamente para poder se basear e ser trabalhada no sistema real. A aplicação desse metodo no ensino de equilibrio quimica mostrou resultados valorosos quando aplicada em turmas de graduação na disciplina de química analítica e esse metódo pode e deve, ainda, ser apresentado e aplicado nos demais tópicos da química analítica, aumentando assim significantemente o aprendizado e o senso crítico dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino equilibro químico

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Com o pouco contexto que a maioria dos exercícios já criados contêm, muitos assuntos de química analítica exigem muito da abstração dos alunos e também da criatividade e crítica deles para aplicar o conhecimento adquirido. Por exemplo, equilibrio químico é um conceito que muitos alunos de graduação já o conhecem previamente sem o terem visto na disciplina de química analítica, porém os alunos tem dificuldade de entender os métodos baseados nesse conceito (permanganometria, por exemplo) ou em utilizar seu conhecimento em um caso real (equilibrio de CO2 na atmosfera, por exemplo). O contexto nesses exercícios e a apresentação, por partes, das considerações reais ajuda na abertura da mente do aluno para o uso prático da teoria estudada. Ensinar química através da interdisciplinaridade e usando casos reais estimula o aprendizado e criticidade do aluno. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de caso voltado para a contextualização do conteúdo de equilíbrio químico, com o fim de promover uma aprendizagem significativa no aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Um estudo de caso voltado para a contextualização do conteúdo de equilíbrio químico com um problema ambiental foi apresentado. O sistema proposto para estudo constituiu-se de um corpo hídrico de dimensões determinadas, com sedimento de CaCO3 no qual ocorre a dissolução do mesmo devido à ação das chuvas ácidas. Uma série de variáveis foi considerada, uma a uma, de cada vez, nesse estudo, como: regime pluviométrico, taxa de evaporação, concentração de CO2 na atmosfera e dos gases SOx e NOx , efluentes muito comuns dos processos industriais e principais causadores das chuvas ácidas. Foi feito um estudo teórico do fenômeno de dissolução do sedimento de CaCO3 com o tempo (Figura 1), como também do perfil de concentração das espécies (Figura 2) do sistema aplicando os conceitos de equilíbrio químico e métodos gráficos. Os cálculos e criação dos gráficos foram feitos com auxílio dos softwares Microsoft Excell 2010 e Origin 7.0, respectivamente, para tornar os resultados e a aprendizagem mais concreta além de apresentar novos recursos que os alunos podem ter.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O sistema proposto foi comparado a um estudo já feito do açude Santo Anastácio localizado no campus da Universidade Federal do Ceará (. Foi considerada, para efeito de estudo, a existência de sedimento de 1cm de espessura de CaCO3 no corpo-hídrico. As variáveis consideradas foram: regime pluviométrico, taxa de evaporação, concentração de CO2, SO2 e NO2 na atmosfera e os equilíbrios de dissolução dos gases, dissociação do ácido carbônico e precipitação do CaCO3. Observou-se que o tempo necessário para dissolução do sedimento calcário foi de 220 anos considerando-se apenas do efeito do CO2 na acidez. Ao se considerar os gases SO2 e NO2 oriundos de um polo petroquímico esse tempo foi reduzido para apenas 25 anos. Resultados suficientemente próximos foram encontrados, confirmando a validade do estudo e necessidade da aplicação de casos reais no estudo do equilibrio químico. Concluiu-se que este estudo pode ser de grande valia para a abordagem do conteúdo supracitado, tanto na graduação como pós-graduação em química e áreas afins, possibilitando ao aluno o exercício da habilidade de aplicação do conhecimento teórico em problemas reais para elaboração de projeções e como base para tomada de decisões.





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Trabalhando com os equilibrios químicos de um corpo hidrico real (açude da UFC) em situações em que não há interferências (ideal) e os pontos a considerar serem mostrados um a um até a situação real do problema, mostrou resultados valorosos quando aplicada em turmas de graduação na disciplina de química analítica e esse metódo pode e deve, ainda, ser apresentado e aplicado nos demais tópicos da química analítica, aumentando assim significantemente o aprendizado e o senso crítico dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARD, A.J., Equilíbrio Químico, Harper & Row, New York, 1970
CASTRO, J.K., Vieira, L.P., Batista, S.D., Quimica Nova, 21, 2007, 16
LAJUNEN, L.H.J., Spectrochemical Analysis by Atomic Absorption and Emission, The Royal Society of Chemistry, 1991
MACHADO, A.H., Aula de Quimica - Discurso e Conhecimento, 2 ed. Ijuí, Unijuí, 2004
POZO, J.I., Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem, 3ed. Porto Alegre, ArtMed, 2002.
POZO, J.I., A solução de problemas: aprender a resolver, resolverpara aprender, 2ed. Porto Alegre, ArtMed,1998
RONCA, P.A.C., TERZI CA, A aula operatória e a construção do conhecimento, 3ed. São Paulo, Edesplan, 2001.