ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Uso de ferramentas lúdicas na construção de hábitos alimentares saudáveis para os alunos do 8º ano do CEFRAN

AUTORES: BEZERRA, I. A. R (IFMA) ; BRITO, A. C. F (IFMA) ; ALMEIDA, A. C. B (IFMA) ; DA SILVA, N. C (IFMA) ; JUNIOR, O.P. A (IFMA)

RESUMO: De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN,1989), existem 1,5 milhão
de crianças obesas no Brasil.O presente trabalho teve como objetivo aplicar o jogo
carrinho de compras educativo na abordagem lúdica do tema Nutrição e Saúde na escola,
para promover hábitos alimentares saudáveis.Para isto, foi realizada uma pesquisa com
os alunos do 8º ano do CEFRAN e os resultados obtidos deste estudo mostraram que
17,1% Muito Bom, 34,2% responderam Bom, 48,5% Regular para o quesito avaliação da
prática docente quanto à abordagem do tema “Nutrição e saúde”.Desta forma, fica
evidente a ausência de alternativas didáticas para a abordagem deste assunto e a
necessidade da implantação de jogos lúdicos, que auxiliem no processo ensino-
aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: jogos lúdicos, carrinho de compras educativo, hábitos alimentares saudáveis.

INTRODUÇÃO: A prevalência de sobrepeso em crianças vem aumentando em grande proporção nos últimos
anos e já é considerada um problema de Saúde Pública pela Organização Mundial de
Saúde (OMS). O controle da obesidade em adultos tem se mostrado pouco eficaz,
indicando a necessidade de identificar crianças de risco para controle do distúrbio
nutricional a fim de diminuir a ocorrência de desfechos desfavoráveis na vida
adulta(7,8).Dessa forma, a intervenção na promoção de hábitos alimentares saudáveis
deve ser enfatizada durante a infância para que permaneçam ao longo da vida. Um
estilo de vida saudável precisa ser introduzido de forma gradual e mantido na idade
escolar, priorizando a formação de hábitos alimentares adequados mediante estratégias
de educação nutricional (9-11).
Nesse contexto, os jogos educativos com fins pedagógicos revelam a sua importância em
situações de ensino-aprendizagem ao aumentar a construção do conhecimento,
introduzindo propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação
ativa e motivadora, possibilitando o acesso da criança a vários tipos de
conhecimentos e habilidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que uma das
melhores formas de promover saúde é através da escola. Isso porque a escola é um
espaço social onde muitas pessoas convivem aprendem e trabalham.
Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo aplicar o jogo carrinho de
compras educativo na abordagem lúdica do tema Nutrição e Saúde na escola, a fim de
promover a construção de hábitos alimentares saudáveis nos alunos do 8º ano do CEFRAN
(Centro de Ensino São Francisco de Assis)


MATERIAL E MÉTODOS: Explanação do Tema: Nutrição e Saúde
Inicialmente foram abordados questões relacionadas à alimentação, como conhecimentos
da pirâmide alimentar (carboidratos, vitaminas, proteínas e lipídeos); diferenças e
perigos da mídia em relação aos produtos light e diet; assim como a importância de
hábitos alimentares saudáveis e opções de alimentos balanceados para as refeições do
dia-a-dia, afim de conscientizar e transmitir valores educativos.

Carrinho de Compras Educativo
O Jogo faz uma alusão a um supermercado, em que os alimentos mais variados
(refrigerante, iogurte, salgados, chocolate, biscoitos recheados, frutas, pães, etc.)
estavam dispostos na mesa e os participantes deveriam fazer suas compras, de acordo
com seu gosto pessoal.
O objetivo principal do jogo era analisar os hábitos alimentares dos alunos na
escolha dos alimentos para a refeição do café-da-manhã. A organização foi feita
mediante a divisão da turma de 40 alunos em 4 equipes de 10 alunos, onde cada equipe
deveria escolher um representante para participar do jogo. Entretanto os demais
alunos também poderiam participar emitindo suas opiniões. Os jogadores teriam que
acertar o maior número de alimentos saudáveis dentro do tempo estabelecido de 30
minutos.

Aplicação do Questionário
Após a realização do jogo, foi aplicado o questionário fechado com opções excelente,
muito bom, bom, regular e insuficiente com os alunos, visando traçar por meio deste o
perfil do estilo de alimentação dos adolescentes entrevistados.

Tratamento Estatístico
A análise estatística dos resultados obtidos através dos questionários foi
interpretada por meio de gráficos, que representassem melhor o estudo realizado.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na realização do jogo educativo, observou-se que alguns grupos de alunos selecionaram
alimentos inadequados para a refeição do café-da-manhã, incluindo refrigerantes e
salgados, como pastéis, empadas, etc, assim como biscoitos recheados na sua compra.
Segundo um estudo realizado por Renata et. al (2009) referente aos hábitos
alimentares, realizado com 259 alunos com idades entre oito e dez anos da rede
pública de ensino da cidade de Indaial-SC, observou-se que quanto à avaliação da
associação entre obesidade e hábitos alimentares específicos há a associação do
consumo do café da manhã e de guloseimas com o estado nutricional, demonstrando que
crianças com hábito infrequente de tomar o café da manhã têm duas vezes mais chances
de serem obesas do que os escolares que têm esse hábito. Além disso, crianças com
hábito frequente de consumir guloseimas têm 3,5 vezes mais chances de estarem obesas
quando comparadas a escolares com menor consumo desse item.
Dessa maneira, analisando o questionário aplicado, mais especificamente a pergunta
“Comparando o café da manhã ideal apresentado, como você considera a sua alimentação
matinal” as respostas variaram entre bom, muito bom, insuficiente e regular,
dispostas da seguinte maneira, 40% responderam regular, 37,1% bom, 10% insuficiente e
10% muito bom. Além disso, quando os alunos foram questionados sobre a metodologia
empregada na abordagem deste tema 65,7% responderam excelente, 22, 8% muito bom e
8,5% bom (Figura 1). Através do jogo, foi possível conscientizar os alunos dos erros
cometidos na compra dos alimentos para a refeição solicitada, bem como também a
necessidade da vivência de hábitos alimentares saudáveis para que sua qualidade de
vida seja melhorada.






CONCLUSÕES: De acordo com a grande aceitação dos alunos na metodologia empregada em sala de aula
para abordagem do tema Nutrição e Saúde, a utilização de jogos educativos para a
promoção de qualidade nutricional em crianças favorece e estimula o aluno a participar
de forma ativa da tarefa que lhe for proposta, permitindo a reflexão da importância da
alimentação saudável para a construção de qualidade de vida. Dessa forma, o uso do jogo
Carrinho de Compras Educativo é uma alternativa eficaz, uma vez que promove
conhecimento e diversão durante o processo ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA); Departamento Acadêmico
de




Química (DAQ)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. (1998). 10ª. Ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, pp. 295.
BARRETO A. C.; BRASIL L. M.; MARANHÃO H. S. Sobrepeso: uma nova realidade no estado nutricional de pré-escolares de Natal, RN. Revista Associação Médica Brasileira 2007; 53:311-6.
BERTIN, R. L.; MALKOWSKI, J. ; ZUTTER, L. C. I. ; ULBRICH, A. Z. Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista Paul Pediatra 2010; 28(3): 303-8.
GAGLIANONE, C. P. Alimentação no segundo ano de vida, pré-escolar e escolar. In: Lopez FA, Brasil AL. Nutrição e dietética em clínica pediátrica. São Paulo: Atheneu; 2004. p. 61-72.
RODIGUES, E. M.; TADDEI, J. A. C.; SIGULEM, D. M.; Distribuição do estado nutricional das crianças segundo peso/idade de acordo com o IMC materno. Brasil - PNSN-1989. São Paulo Med. J. v.116 n.4 São Paulo jul./ago. 199.