ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESTUDO DO PROCESSO DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA COMO MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE ANALISE QUÍMICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM BIOLOGIA

AUTORES: SILVA, K. S. (UFRPE) ; SILVA, S. P. (UFRPE)

RESUMO: A utilização de aulas práticas para abordagem da disciplina Análise Química é uma forma de consolidar o conhecimento do aluno sobre o tema.Entre as análises químicas realizadas no controle de qualidade da cachaça estão as análises de acidez, medição do pH e cromatografia gasosa.Na contextualização do assunto escolhido como tema motivador, procurou-se realizar uma abordagem inter-multidisciplinar.Foi realizada uma aula teórica sobre análise volumétrica aplicada ao controle de qualidade e uma visita ao Engenho São Pedro.As atividades que foram desenvolvida nas aulas puderam ser dadas de forma interdisciplinar, proporcionando aos alunos uma visão diferente da análise química.Tornando os alunos mais participativo, formando melhores profissionais para o mercado de trabalho.

PALAVRAS CHAVES: cachaça, motivação ,analise química

INTRODUÇÃO: A utilização de aulas práticas em campo para abordar a disciplina Análise Química, no curso de Bacharelado em Biologia, é uma forma de consolidar o conhecimento do aluno sobre o tema.A principal matéria-prima para a obtenção de cachaça é a cana-de-açúcar, uma planta pertencente a família das gramineas (Saccharum officinarum).Durante o processo,o fungo(levedura) Saccharomyces cerevisiae fermenta os açúcares contidos na cana de açúcar produzindo álcoois, aldeídos, ésteres e ácidos.Entre as análises químicas realizadas no controle de qualidade da cachaça estão as análises de acidez, medição do pH, ésteres, aldeídos, furfural,metanol e alcoóis superiores por cromatografia gasosa . Esses parâmetros podem indicar se o meio está adequado para o processo fermentativo das leveduras, evitando com isso,perdas no rendimento industrial.Nesse contexto a aprendizagem no ensino de
química se mostra muito dependente da teoria e prática. Deste modo, a especulação teórica é o ponto de partida para a experimentação. Quanto mais desenvolvido o aspecto conceitual, mais provável que os experimentos sejam dirigidos pela teoria.
Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi utilizar o processo de produção de uma bebida popular, a cachaça, que tem engenho de produção na região, disponível para contribuir com aulas de campo, como tema motivador para a abordagem das análises químicas nas aulas de análise química para o curso de bacharelado em biologia.

MATERIAL E MÉTODOS: No primeiro momento foi realizada uma aula teórica sobre análise volumétrica aplicada ao controle de qualidade do processo de produção de cachaça.Num segundo momento foi realizada a visita por todo Engenho São Pedro , mostrando desde a chegada da matéria-prima, controle de qualidade, ao produto final pronto para venda.E, no terceiro momento foi cobrado dos alunos um relatório sobre a aula de campo, com todos detalhes
técnicos e discutida o uso e importância de cada análise.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com Santos e Mortimer (2000),a prática experimental da química não só desperta uma maior habilidade de interpretar a teoria,como também tem no papel importante na construção do desenvolvimento do aluno nas habilidades e valores
necessários para tomar decisões.Na contextualização do assunto escolhido como
tema motivador, procurou-se realizar uma abordagem inter-multidisciplinar.No primeiro momento foi realizada uma aula teórica sobre análise volumétrica aplicada ao
controle de qualidade do processo de produção de cachaça.Visto que, na cidade Triunfo –PE há cerca de 30 km de Serra Talhada se encontra o Engenho São Pedro onde se fabrica a cachaça Triunfo. Mostrando ainda a importância da análise química na indústria para o curso de bacharelado em ciências biológicas da UFRPE - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).Num segundo momento foi realizada a visita por
todo Engenho São Pedro, mostrando desde a chegada da matéria-prima, controle de
qualidade, ao produto final pronto para venda.Laboratório foi demonstrado por técnicos como são realizadas as análises químicas.E, no terceiro momento foi cobrado dos alunos um relatório sobre a aula de campo, com todos detalhes técnicos discutida o uso e importância de cada análise.No relatorio abordado em sala de aula,teve com determinação da acidez, análise volumetrica que foi abordada no primeiro momento do tabalho,na aula teorica.Podemos observar também a relação do controle microbiologico na produção da cachaça.Esses parâmetros podem indicar se o meio está adequado para o processo fermentativo das leveduras,evitando com isso,perdas no rendimento
industrial.





CONCLUSÕES: Diante do exposto, a reflexão sobre a importância da articulação entre a teoria e realidade no ensino de química para o curso de Bacharelado em Biologia se mostrou determinante para a realização deste trabalho, pois os alunos se envolveram com a química teórica e experimental no processo de fabricação de cachaça. As atividades desenvolvidas nas aulas puderam ser dadas de forma interdisciplinar, proporcionando
aos alunos uma visão diferente da análise química.Buscando maneiras de envolver e tornar o aluno mais participativo, formando melhores profissionais para o mercado de trabalho.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao Engenho São Pedro pela permissão da visita e as colaborações do biólogo

pesquisador Rodrigo M. de Lucena da UFPE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, URGEL; AQUARONE, EUGÊNIO; BORZANI. WALTER;
Tecnologia das fermentações: (Biotecnologia, v.1). São Paulo. Editora
Edgard Blucher. 1983.

CLETO, F. V. G.; MUTTON, M. J. R. Rendimento e composição das
aguardentes de cana, laranja e uva com utilização de lecitina no
processo fermentativo. Ciência e Agrotecnologia, v. 28, n. 3, p. 577–
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HODSON, D. Experimentos em Ciências e Ensino de Ciências.
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VÁSQUEZ, A. S. 1990. Filosofia da Práxis. 4ª ed., Rio de Janeiro, Paz
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SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos
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