ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONSTRUINDO CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA COSMÉTICOS

AUTORES: LUZ, T. N. A. (UEPA) ; COSTA, K. M. B. (UEPA) ; SOUZA, T. N. V. (UEPA) ; SILVA, H. N. C. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA)

RESUMO: Os cosméticos são substâncias usadas para melhorar ou proteger a aparência e odor do corpo, além de apresentarem propriedades terapêuticas. O presente trabalho teve como objetivo contribuir a partir de orientações teóricas para a construção de conceitos químicos através da temática cosméticos, e foi desenvolvido com 29 alunos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. A partir de informações levantadas através da aplicação de um questionário com 04 questões abertas, percebemos que os mesmos não tinham conhecimento sobre a função e composição química dos cosméticos. Diante desses dados foi realizada uma palestra, que teve por finalidade apresentar as funções desses produtos além de trabalhar a contextualização dos conceitos químicos através da temática.

PALAVRAS CHAVES: cosméticos, contextualização, ensino de química

INTRODUÇÃO: Normalmente os alunos do Ensino Médio têm uma aversão à Química por se tratar de uma disciplina que não faz parte do seu contexto social. O que pode facilitar esse processo de ensino aprendizagem é o uso de metodologias que abordem temas do cotidiano do aluno. Como exemplo, temos os cosméticos, produtos abarrotados de substâncias químicas, que podem reagir de forma desejável ou não em contato com o corpo, e que pode vir a prejudicar pessoas e o ambiente quando contém produtos tóxicos em sua fórmula. Os cosméticos estão no nosso cotidiano por se tratarem de produtos usados tanto para fins estéticos quanto medicinais. Assim explica-se a relevância de agregar o Ensino de Química e o estudo dos cosméticos, já que os mesmos são usados desde séculos atrás com o principal objetivo de disfarçar defeitos físicos e odores. Os conceitos químicos constantes na Química Orgânica, as soluções e misturas podem ser explicados através do estudo dos cosméticos. Assim, o Ensino de Química tem por objetivo principal a formação do cidadão e sua preparação para lidar com o mundo moderno, com o trabalho e a tecnologia de forma que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários à sua participação efetiva na sociedade. Contextualizar a química não é promover uma ligação artificial entre o conhecimento e o cotidiano do aluno. Não é citar exemplos como ilustração ao final de algum conteúdo, mas que contextualizar é propor “situações problemáticas reais e buscar o conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las.” (PCN+, p.93). Assim, se faz necessário a prática de um ensino mais contextualizado, onde se pretende relacionar os conteúdos de Química com o cotidiano dos alunos, respeitando as diversidades de cada um, visando à formação do cidadão.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida durante o mês de Abril com uma turma de 29 alunos do Quinto Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. As atividades foram divididas em três momentos, no primeiro momento fez-se o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos através de um questionário com quatro questões abertas. No segundo momento foi realizada uma palestra com o objetivo de informar e esclarecer a composição dos cosméticos e a função dos mesmos. Para isso utilizamos conceitos relacionados a matérias-primas presentes nos cosméticos, tais como, pigmentos, essências e princípios ativos, e como esses componentes atuam no corpo, além de trabalhar os conceitos químicos relacionados aos produtos de forma contextualizada, facilitando assim a compreensão do tema. Para o terceiro momento foi aplicado novamente o questionário com as mesmas questões, para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos após a palestra. Analisando os resultados notou-se a evolução dos alunos de acordo com suas respostas e consequentemente a aprendizagem significativa desenvolvida pelos alunos em questão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das respostas obtidas no levantamento das concepções prévias dos alunos, relacionadas ao primeiro questionário, criou-se categorias para cada pergunta, para assim verificarmos o quanto os alunos conheciam sobre a composição, função e importância dos cosméticos. Diante desses dados verificou-se as dificuldades dos mesmos em citar os principais componentes e principalmente com relação às funções dos cosméticos, assim como sua importância. A partir dos dados obtidos foi organizada uma palestra para abordar a temática de forma contextualizada, trabalhando os conceitos que mais os alunos apresentavam dificuldades, como por exemplo, a composição química e o próprio conceito de cosméticos. Após a palestra, foi aplicado novamente o questionário para obtenção de novos dados relacionados à construção do conhecimento dos alunos. De acordo com as respostas, percebeu-se que os mesmos passaram a conhecer melhor a temática. Nas informações levantadas no questionário pré-palestra, 72% dos alunos associou os cosméticos somente a produtos de beleza e 66% relacionou sua função à manutenção da mesma. 52% associaram a variedade de produtos à diferença nas fórmulas e na forma como são fabricados bem como a concorrência entre as indústrias. Já no questionário pós-palestra 76% dos alunos passaram a associar o conceito de cosméticos não só a beleza, mas aos cuidados com o corpo, proteção e higiene, mostrando que os produtos são importantes para o bem-estar e saúde das pessoas, uma vez que a higiene está vinculada a saúde. 86% relacionaram a variedade de produtos à diversidade de matérias-primas, fórmulas e principalmente a eficácia dos mesmos. Por fim, 90% passaram a reconhecer na composição química dos cosméticos alguns produtos químicos e matérias-primas.

CONCLUSÕES: No presente trabalho, observou-se que os alunos mesmo estando em um curso superior não apresentavam um conhecimento aos conceitos básicos relacionados à Temática. Ao contextualizar a Química através da Temática Cosméticos, ficou mais fácil para os alunos entenderem alguns conceitos de química, que a partir da contextualização se tornam mais compreensíveis pelos alunos, pois os conceitos se aproximam do cotidiano dos mesmos. Assim, conseguimos proporcionar a estes alunos, a construção de conceitos químicos de forma contextualizada através das atividades realizadas em sala de aula.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARBOSA, A.B.; SILVA, R.R.. Xampus. Química Nova na Escola, N° 2, novembro de 1995.
BARREIRO, E. J. Introdução à Química dos Fármacos. Química Nova na Escola, Nº 3, Maio de 2001.
DIAS, S. M.; SILVA, R.R. Perfumes: Uma Química Inesquecível. Química Nova na Escola, Nº 4, Novembro de 1996.
DRAELOS, Z.D. Cosmecêuticos: Procedimentos e Produtos em Dermatologia Cosmética. Elsevier, 2ª Ed., 2009.
GOMES, R.K. Cosmetologia: Descomplicando os Princípios Ativos. LMP Editora, 3ª Ed., 2009.