ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TÍTULO: O CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UFS E SUA CULTURA ACADÊMICA: ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NA PROPOSTA CTS E PERSPECTIVA AMBIENTAL (2005-2006).

AUTORES: SILVA, A.L.M. (UFS)

RESUMO: RESUMO: A Cultura Acadêmica, termo estudado no campo da história da educação, é eixo norteador para uma leitura história na estruturação curricular do curso de Química Licenciatura da UFS na proposta CTS e perspectiva ambiental em que constituiu objetivo deste estudo. Para fins de análise, o método investigativo histórico, ou seja, os usos de fontes documentais e bibliográficas forneceram dados que corroboravam para uma nova formação acadêmica por propor uma nova conduta de crescimento e produção científica para fins de avanço tecnológico na sociedade que tem como matéria-prima o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: meio ambiente, cultura acadêmica, ensino cts.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Esta é uma primeira tentativa de análise da Cultura Acadêmica a partir da Estruturação Curricular do Curso de Química Licenciatura da UFS concatenada na proposta CTS e perspectiva Ambiental. O referido curso teve com significativa expressão os preceitos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no currículo aprovado pela Resolução No19/05/CONEP, de 29 de Julho de 2005, que aprovou o seu Projeto Pedagógico a fim de responder ao documento CNE/ CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 que amplia a carga horária dos curso de Licenciatura e, assim permitir uma maior vivência de teoria e prática docente no que tangencia os conteúdos químicos na intervenção responsável sobre o meio ambiente. As idéias de proposta CTS foram introduzidas significativamente nos currículos escolares brasileiros na década de 90 por observar que seria urgente uma reflexão crítica sobre os avanços científicos e tecnológicos sobre o espaço sócio-ambiental e, que melhor seriam trabalhados a partir dos conteúdos em sala de aula (SANTOS E MOTIMER,2002).Para esta pesquisa,a Universidade deve ser entendida como capaz de propor condutas num exercício de reflexão para fins de uma mudança na Cultura Acadêmica dos cursos de formação de professores, onde será observada na leitura de seu Currículo que “passa a ser o suporte do questionário que orienta o investigador no estudo das práticas que se formalizam nos seus usos” (CARVALHO, 2003, p.271). Contudo, os dados analisados dos documentos e bibliografias, permitiram conhecer a cultura acadêmica do curso de Química Licenciatura da UFS a partir de seu currículo e leitura do conjunto de ementas das disciplinas pedagógicas que tinha em sua essência a proposta de ensino em CTS e perspectiva no Ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa é baseada no método de analise histórica, em que considerou como fontes investigativas os documentos oficiais, a saber: Resolução No19/05/CONEP, de 29 de Julho de 2005, que aprova o Projeto Pedagógico de Química Habilitação em Licenciatura e dá outras providências; e CNE/ CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, que estabelece carga horária dos curso de Licenciatura. Quanto à análise bibliográfica, os autores consultados foram: Carezo (1998) e Santos e Motimer (2002) os quais apresentaram contribuições a cerca do movimento CTS e a incorporação do Meio Ambiente neste discurso no Brasil, bem como o entendimento sobre as questões de Cultura Acadêmica, Currículo e Universidade a partir das obras de Carvalho (2003); Silva (2006).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Resolução No19/05/CONEP, de 29 de Julho de 2005, que aprova o Projeto Pedagógico de Química Habilitação em Licenciatura e dá outras providências, estabeleceu Estruturação do Currículo em atendimento ao documento oficial CNE/ CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, que estabelece carga horária dos curso de Licenciatura. Na leitura do Projeto Pedagógico do Curso, em seu Art.4º do item IV que trata sobre o Ensino de Química, apresenta dentre outras atribuições do licenciado a compreensão e avaliação crítica dos aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade, isto significa a direta ligação entre os pressupostos para um ensino em CTS via a uma perspectiva ambiental. Deste modo, as disciplinas voltadas à teoria e prática pedagógica são:Instrumentação para o Ensino de Química I e II(correlacionam teoria de aprendizagem e computacional, atividade prática e estratégia de ensino em CTS para temas químicos para o ensino fundamental e médio); Ferramentas Computacionais para o Ensino de Química, Metodologia para o Ensino de Química(relação da teoria e prática, estratégias didáticas para temas transversais), Temas Estruturadores para o Ensino de Química I, II, III e IV(relação entre teoria e experimentação, elaboração do projeto de estágio a partir das Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Básica) e, Estágio Supervisionado para o Ensino de Química I, II, III e IV (seleção do campo de estágio, validação e execução dos projetos para o ensino fundamental e médio e apresentação de relatório) permitiram uma maior vivência na profissão docente na proposta CTS, as quais são muito bem esclarecidas no conjunto de ementas do Projeto Pedagógico do referido curso em que presume uma mudança de conduta dos licenciados.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Conhecer os problemas que o Meio Ambiente estava a sofrer naquela época requereu uma Estruturação significativa do Currículo do Curso de Química Licenciatura. A proposta CTS modificou a Cultura Acadêmica deste curso, uma vez que permitiu aos discentes não somente conhecer o saber químico, mas, possuir uma formação consciente de seu papel social que virá a assumir: professor.

AGRADECIMENTOS: À Profa. Dra. Anamaria G. B. de Freitas e Profa. Msc Djalma Andrade pela orientação nos campos de pesquisa científica História da Educação e Educação Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CAREZO, J. A. L., Ciência, Tecnología y Sociedad El estado de La cuestion em Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación. No18, 1998. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos.In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República e outros ensios. Bragança Paulista: EDUSF,2003.p.267-279.SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia - Sociedade) no contexto da Educação Brasileira. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência. Vol. 2, No2, dez.2002. SILVA, Franklin Leopoldo e. Universidade: idéia e a História. In:STEINER, João E.; MALNIC, Gerhard. Ensino Superior: conceito e dinâmica. São Paulo: EDUSP, 2006.p.285-295.