ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: IMAGENS NO ENSINO DE EQUILIBRIO QUÍMICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD2012.

AUTORES: PRADO, R.A. (UFU) ; NASCIMENTO, N.D. (UFU) ; HYPPÓLITO, M.P. (UFU) ; CUNHA, R.A. (UFU) ; GARCÊS, B.P. (UFU)

RESUMO: As imagens no ensino de química podem auxiliar bastante no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos têm uma melhor visualização de fenômenos ou teorias através deste recurso didático. Equilíbrio Químico normalmente é um conteúdo que é ensinado para os alunos no final do 2º colegial, sendo muitas vezes não estudado por falta de “tempo”. Com a utilização de imagens o estudo de equilíbrio químico pode ser facilitado, tornando o aprendizado mais eficiente. Neste trabalho foram analisados os cinco livros de química volume 2 do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (PNLD 2012). Os aspectos analisados foram a quantidade de imagens por livro e a quais variáveis elas pertencem. Foi feita uma análise da abordagem do cotidiano nas imagens.

PALAVRAS CHAVES: equilíbrio químico, livros didáticos, pnld 2012.

INTRODUÇÃO: De acordo com Johnstone (1993), o aprendizado de química está em um triângulo com três idéias principais: a observação dos fenômenos, a representação dos fenômenos e o entendimento do universo das partículas. O conjunto destas três idéias traz o verdadeiro entendimento e domínio do conhecimento químico. Para facilitar todo o processo de ensino-aprendizagem focando neste triângulo de Johnstone, é muito importante a utilização de imagens no ensino de química. Estas imagens auxiliam muito com conteúdos como equilíbrio químico e cinética química. As ilustrações presentes em livros didáticos constituem-se em importantes recursos para auxiliar no estabelecimento de relações entre os níveis macroscópico, microscópico e simbólico e, consequentemente, para um verdadeiro e correto entendimento dos fenômenos químicos. Vale também lembrar que as imagens desempenham um a papel importante no ensino de ciências, uma vez que a própria conceitualização depende muitas vezes da visualização.

MATERIAL E MÉTODOS: Considerando os livros didáticos como importantes instrumentos de homogeneização de conceitos, conteúdos e metodologias educacionais e uma referência de destaque para professores e alunos, nosso objetivo é estudar como as ilustrações presentes em materiais do nível médio abordam o equilíbrio químico. Foram analisados os cinco livros didáticos de química aprovados pelo Ministério da Educação para o Programa Nacional do Livro Didático 2012. Livro A: Química; Andréa Horta Machado e Eduardo Fleury Mortimer, Editora Scipione, volume 1. Livro B: Química na abordagem do cotidiano; Eduardo Leite do Canto e Francisco Miragaia Peruzzo, Editora Moderna, volume 1. Livro C: Ser Protagonista Química; Julio César Foschini Lisboa, Editora SM, volume 1. Livro D: Química para a nova geração – Química cidadã; PEQUIS - Gerson de Souza Mol, Editora Nova Geração, volume 1. Livro E: Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia; Martha Reis, Editora FTD, volume 1. As imagens foram analisadas por tipo e quantidade em cada tópico: 1. Macroscópica; 2. Microscópica; 3. Diagrama; 4. Gráfico; 5. Outras; 6. Pressão; 7. Temperatura; 8. Concentração; 9. Catalisador;. O catalisador foi analisado para analisar se os autores se preocupam em mostrar que o catalisador não altera o equilíbrio, e sim diminui o tempo para este ser atingido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Algumas observações sobre a análise: O livro mais completo em todos os aspectos analisados foi o livro C, que apresenta imagens dos três vértices do triângulo de Johnstone e também muitas imagens relacionando o equilíbrio químico com o cotidiano, além de tudo apresenta diagramas que facilitam a compreensão dos conceitos envolvidos no estudo de equilíbrio químico. O livro B não apresenta nenhuma imagem a nível microscópico, isto pode dificultar os alunos a entenderem este conteúdo, pois talvez não entendam as interações entre as moléculas em uma situação de equilíbrio, principalmente de alterações como as que ocorrem com aumento e diminuição da pressão ou temperatura. O livro A praticamente não apresenta imagens neste conteúdo, e de todas as imagens que aparecem nenhuma aborda os efeitos da pressão, temperatura, concentração e catalisador sobre o equilíbrio. Os livros D e E apresentam uma quantidade razoável de imagens e abordam praticamente tudo que deve ser abordado neste conteúdo, a única falha nestes livros é a ausência de imagens mostrando os efeitos do catalisador e de diagramas para facilitar o entendimento. O livro C é o que apresenta mais número de imagens, enquanto o livro A é o que apresenta a menor quantidade.



CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia proposta, os melhores livros para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem de equilíbrio químico são os livros C, D e E, sendo os mais completos. O livro A é o mais incompleto nos aspectos analisados, não sendo adequado para o ensino de equilíbrio químico para os alunos. Esta análise nos mostra apenas informações sobre as imagens no ensino de equilíbrio químico e não deve ser a única fonte de informação na escolha do livro didático.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos às Editoras Scipione, Moderna, SM, FTD e Nova Geração por ceder os livros para análise e à FAPEMIG pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M.; Química na abordagem do cotidiano. v. 1, Editora Moderna. 2011.
CANZIAN, R.; MAXIMIANO, F. A. Alterações nos sistemas em equilíbrio químico: análise das principais ilustrações presentes em livros didáticos. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.
JOHNSTONE, A.H., The Development of Chemistry Teaching, The Forum, vol. 70, n 9, 1993.
LISBOA, J. C. F.; Ser Protagonista Química. v. 1, Editora SM. 2011.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F.; Química. v. 1, Editora Scipione. 2011.
MOL, G. S.; et al; Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1, Editora Nova Geração, 2011.
REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 1, Editora FTD, 2011.