ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Contextualização no Ensino de Química com o tema Chuva Ácida
AUTORES: ANDRADE, R. B. DE (UFPB) ; ALMEIDA, J. B. S. (UFPB) ; BEZERRA, A. F. (UFPB) ; SANTOS, P. T. A. (UFCG)
RESUMO: A contextualização no Ensino de Química pode ser entendida como uma estratégia metodológica que ajuda na compreensão do cotidiano dos alunos bem como os conhecimentos formais escolares. O tema desse trabalho é Chuva Ácida, com o objetivo de contextualizar alguns conhecimentos da Química com termos da Educação Ambiental relacionados com o dia-a-dia dos alunos, acreditando que a Educação Ambiental pode ajudar a desenvolver uma consciência mais preocupada com o meio ambiente. Adotou-se neste trabalho um estudo exploratório com análise sobre os conteúdos (Funções Químicas Inorgânicas: ácidos e óxidos; pH), em uma aula expositiva, com o tema “Chuva Ácida”. Concluímos entre outras coisas que precisamos conscientizar mais os alunos, apontando que precisamos preservar mais o meio em que habitamos.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; educação ambiental; chuva ácida.
INTRODUÇÃO: A contextualização pode ser entendida como uma estratégia metodológica que facilita a compreensão de fatos do cotidiano dos alunos e conhecimentos formais escolares, estabelecendo a relação entre o conteúdo da educação formal e o dia-a-dia, facilitando o processo de ensino e aprendizagem (BRASIL, 2000). Observamos um crescente aumento na emissão de alguns gases poluentes, principalmente por fábricas e veículos, em contato com a água das chuvas produzem ácidos, desencadeando o fenômeno chamado de Chuva Ácida (MAIA et al, 2005). Sendo a queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão os principais causadores desse fenômeno (ROCHA, 2004), apesar de a Chuva Ácida decorrer de grandes poluições as regiões que não estejam em grande desenvolvimento industrial podem ser afetadas por tal problema. Gases que provocam tal efeito podem inclusive serem transportados a grandes distâncias (BAIRD, 2002). Serias consequências estão relacionadas com a Chuva Ácida: prejuízos a fauna e a flora; acelerando processo oxidativo como a ferrugem em carros; corrosão de estatuas e fachadas; contaminação de solos e águas. Uma maneira de tentar minimizar esses problemas é através da Educação Ambiental (BRASIL, 1999) mostrando a ligação da disciplina Química com o meio ambiente, buscando desenvolver na população a formação de um cidadão mais consciente e preocupado com as questões ambientais. Precisamos formar cidadãos mais preocupados com a qualidade de vida e o meio ambiente. Os conteúdos de Química relacionados com o tema foram: Funções Químicas Inorgânicas: ácidos e óxidos; pH. O trabalho tenta levar conhecimentos de forma contextualizada mostrando pedagogicamente que muitos problemas ambientais estão envolvidos com o cotidiano, e de que modo podem ser solucionados.
MATERIAL E MÉTODOS: Adotou-se neste trabalho um estudo exploratória, sobre o tema Chuva Ácida fazendo uma análise de forma contextualizada, sobre os conteúdos específicos (Funções Químicas Inorgânicas: ácidos e óxidos; pH), com a transmissão dos conhecimentos em uma aula junto a 29 alunos do 2º ano A e outra aula a 33 alunos do 2º ano B do ensino médio da Escola Estadual Antônio Almirante Heráclito do Rego na cidade de Barra de Santana – PB. Procedemos da seguinte maneira para a realização da aula: Aplicou-se uma aula expositiva contextualizada, tendo como foco principal o tema “Chuva Ácida”, relacionando com os conteúdos de Química: Funções Inorgânicas: ácidos e Óxidos e pH. Os recursos metodológicos utilizados foram: giz, quadro-negro e cartazes relacionados com Chuva Ácida. Ao fim da aula, aplicou-se um questionário (1- Os problemas provocados pela “chuva ácida” estão sendo enfrentados apenas por grandes cidades industrializadas? 2- Quais os tipos de combustíveis estão relacionados com os problemas causados pala chuva ácida? 3- Quais os tipos de ácidos estão relacionados com o fenômeno da chuva ácida? 4-Quais as soluções adotadas para minimizar os problemas causados pela chuva ácida? entre outras perguntas), para observar como os alunos assimilaram os conteúdos de Química com as questões ambientais e a sociedade como um todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com as respostas dos questionários observou-se que os alunos, depois da aula, estão com um nível maior de informações para argumentarem sobre a temática envolvendo Chuva Ácida bem como a problemática ambiental relacionada. Alguns alunos reconheceram que as atividades na área da Química necessitam de um melhor controle, principalmente as atividades industriais, para que não provoquem tantos problemas ambientais. As respostas sobre a pergunta 1 do questionário apontam que todos os alunos estão cientes que os problemas causados pela Chuva Ácida não estão presentes apenas em grandes centros urbanos e/ou industriais. Inserindo este tema nas aulas de forma contextualizada, observou-se uma maior motivação dos alunos durante o desenvolvimento das aulas de química, essa aula estimulou os estudantes a passarem de simples expectadores a serem todos criadores (alunos e professor) no processo de ensino e aprendizagem, com os alunos tendo a chance de opinar sobre o tema abordado. Observou-se o mesmo entusiasmo nas duas turmas trabalhadas.
CONCLUSÕES: Os meios de comunicação divulgam sobre os problemas ambientais, mas, a escola deve ser o lugar de maior ocorrência incentivando práticas que melhorem as condições ambientais, e as aulas contextualizadas podem garantir uma melhor assimilação pelos alunos. Através da Educação Ambiental poderemos conseguir tal proeza de conscientizarmos mais as pessoas, apontando que elas fazem parte do meio em que habitam e que precisamos preservar nosso habitar sempre a cada dia mais, sendo isso fundamental para a existência da espécie.
AGRADECIMENTOS: Ao LQQC da UFPB; aos estudantes de Química da UFPB que tornaram possível este trabalho e ao CNPq pela bolsa concedida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAIRD, Colin. Química Ambiental: Chuva ácida. Tradução: RECIO, M. A. L.; CARRERA, L. C. M. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2002.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei de nº. 9.795 de 27 de Abril, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
MAIA, Daltamir J.; GAZOTTI, Wilson A.; CANELA, Maria C.; SIQUEIRA, Aline E. Chuva Ácida: Um experimento para introduzir conceitos de Equilíbrio Químico e Acidez no Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 21, Experimentação no Ensino de Química. Maio, 44 – 46, 2005.
ROCHA, J. C. e colaboradores. Introdução a Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.