ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICOS COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

AUTORES: NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA) ; BUZA, R. G. C. (UEPA) ; PALHETA, J. A. P. (UEPA) ; HENRIQUES, L. A. F. (UEPA) ; SILVA, L. P. (UEPA) ; SIQUEIRA, J. E. S. (UEPA)

RESUMO: A utilização dos agrotóxicos iniciou-se na década de 60, em consequência da mecanização
do campo, acarretando implicações ambientais e à saúde. O presente trabalho teve como
objetivo analisar as concepções dos discentes do Curso de Licenciatura Plena em
Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará sobre a possibilidade de abordagem
da temática agrotóxicos nas aulas de química e biologia, explorando-a de forma
interdisciplinar, assim como discutir sua relação com a educação ambiental. Para isso,
aplicamos um questionário com perguntas abertas a vinte e cinco alunos. Verificamos que
100% dos entrevistados afirmaram que é necessário abordar a temática agrotóxicos por
meio de ações relacionadas a Educação Ambiental.

PALAVRAS CHAVES: agrotóxicos, educação ambiental, ensino de ciências

INTRODUÇÃO: A abordagem interdisciplinar dos conteúdos de ciências torna-se relevante, a partir do
momento em que se leva em consideração a inter-relação dos conteúdos abordados com o
cotidiano do aluno. A exploração da Temática Agrotóxicos nas aulas de Ciências pode
favorecer a compreensão dos alunos com relação aos benefícios e malefícios do uso
excessivo de determinadas técnicas de cultivo, e no desenvolvimento tecnológico. Desta
forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do
curso de Ciências Naturais sobre a possibilidade de abordagem do tema agrotóxicos, nas
aulas de Química e Biologia explorando-a de forma interdisciplinar, assim como,
discutir sobre sua relação com a educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho consistiu na aplicação de um questionário constituindo de cinco
questões abertas (discursivas), tendo como público alvo vinte e cinco alunos do Curso
de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA),
sendo 7 com habilitação em química e 18 em biologia , os quais cursam o segundo e
quarto semestre do respectivo curso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se que ao serem questionados sobre a importância de serem desenvolvidas
ações de Educação Ambiental explorando a Temática Agrotóxicos em sala de aula, 100%
dos entrevistados afirmaram que é importante a sua utilização durante as aulas de
Ciências, pois tem como finalidade oferecer conhecimentos adequados aos alunos para
que possam compreender os fenômenos que ocorrem no seu cotidiano. Em relação à
Temática Defensivos Agrícolas e Educação Ambiental, 68,0% dos alunos responderam que
a mesma têm uma ligação direta com os problemas ambientais. O aspecto de
conscientização também foi ressaltado, pois 32,0% afirmaram que a Educação Ambiental
tem como finalidade repassar informações que possibilitem aos alunos e a comunidade
em geral criarem uma visão crítica de determinado fenômeno. Sobre os conteúdos que
poderiam ser trabalhados utilizando a Temática Agrotóxicos. As respostas totalizaram
oito conteúdos diferentes: botânica, ciclo biogeoquímicos, ecologia, genética,
impactos ambientais, química inorgânica, química orgânica e reações químicas. Tais
respostas evidenciam a riqueza que a Temática Agrotóxicos possui para o Ensino das
Ciências Naturais. Além do contexto motivador, agrotóxicos é uma temática rica
conceitualmente, o que permite desenvolver conceitos químicos, biológicos,
ambientais, entre outros, proporcionando aos estudantes compreender sua importância,
de forma a conscientizá-los sobre a necessidade do uso correto dos agrotóxicos e
também o seu desenvolvimento intelectual, despertando-lhes o espírito crítico para
que, dessa forma, possam interferir no seu cotidiano (CAVALCANTI et al, 2010).

CONCLUSÕES: É notável a necessidade de se trabalhar a Temática Agrotóxicos em sala de aula, pois
está relacionada com questões referentes ao meio ambiente e saúde. A partir dos
resultados obtidos, observou-se que há uma compreensão dos alunos, acerca da
necessidade de ser desenvolvida esta temática atrelada à educação ambiental, também
verificou-se que os mesmos percebem que a partir desta temática é possível abordar
outros assuntos de diferentes disciplinas. Neste trabalho demonstramos a importância de
desenvolvermos esta temática no Ensino de Ciências para a melhoria do processo ensino
aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAVALCANTI, J. A.; FREITAS, J. C. R.; MELO, A. C. N.; FREITAS FILHO, J. R. Agrotóxicos: Uma temática para o Ensino de Química. Rev. Quím. Nova na Escola vol.32 No1, 2010.