ÁREA: Ambiental
TÍTULO: Os problemas ambientais causados por sacos plásticos, aplicados ao Ensino Médio.
AUTORES: AMANDA G. SILVA (IFG) ; DAMILLA A. SOUZA (IFG) ; EMANUEL C. RODRIGUES (IFG) ; LAILA R. S. OLIVEIRA (IFG) ; LEANDRO H. R. VARÃO (IFG)
RESUMO: As sacolas plásticas são um dos símbolos da sociedade moderna, mas também representam um grande problema ambiental. Contudo, pouco tem sido feito para reverter este quadro e as novas gerações têm poucas informações sobre materiais alternativos às sacolas plásticas. Dessa forma, os estudantes desconhecem os problemas ambientais que podem ser causados pelas sacolas plásticas, conhecendo apenas seu viés prático.
PALAVRAS CHAVES: sacolas, meio ambiente, reciclagem.
INTRODUÇÃO: Após surgirem, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico logo passaram a ser adoradas por donas-de-casa do mundo inteiro por serem reutilizáveis; práticas; higiênicas e servirem de transporte para alimentos e mercadorias. Meio século depois, passaram de símbolo da modernidade a vilã do meio ambiente, pelo simples fato de poluírem muito o mesmo, pois são feitas a partir de combustíveis fósseis, não biodegradáveis.
Descartadas de forma errada acabam depositadas em aterros ou lixões. Por serem muito leves, acabam vagando no meio ambiente. Por isso é comum encontrar sacolas em matas, rios e nos oceanos - onde animais marinhos, como tartarugas e golfinhos, morrem asfixiados pelo plástico, ao confundirem-no com alimento.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se no mês de Abril de 2009, junto aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Damores do Amaral Medeiros, em Itumbiara-GO, um trabalho de pesquisa, com aplicação de questionário que buscava saber o nível de compreensão dos alunos sobre os problemas ambientais causados por sacos ou sacolas plásticas, quando descartados na natureza. A referida turma era formada por alunos com idades entre 15 e 17 anos. Participaram da atividade 20 estudantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os dados obtidos verificou-se que: 100% dos alunos usam sacolas plásticas por considerá-las práticas e funcionais. 75% acreditam que as sacolas plásticas são um grande perigo ao meio ambiente. 80% creem que sacolas de pano e plástico biodegradável são boas alternativas e podem diminuir os impactos causados pelo plástico de origem fóssil. Mas, 78% dos alunos disseram não conhecer as sacolas de plástico biodegradável nem oxiobiodegrável. 100% dos alunos disseram não utilizar sacolas de pano ou plástico biodegradável ao fazer compras.
Em Setembro do mesmo ano, 2009, aplicou-se outro questionário objetivando saber se os conceitos aplicados no semestre anterior haviam sido assimilados pelos alunos, desta vez 18 discentes participaram da atividade. 28% dos alunos disseram ter dimunuído o uso de sacolas plásticas ao fazer compras. 40% disseram ter buscado utilizar sacolas de pano ou papel. 60% disseram ter buscado informação sobre materiais e alternativas para diminuir o uso de sacolas plásticas.
CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que há pouca informação sobre o tema e que as alternativas que existem às sacolas plásticas são pouco difundidas, o que acaba contribuindo para que o uso de sacolas plásticas não diminua, e consequentemente, o meio ambiente seja afetado.
AGRADECIMENTOS: À direção, o corpo docente, e aos alunos do Colégio Estadual Damores do Amaral Medeiros, ao IFG – Campus Itumbiara, à CAPES e ao PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MANAHAM, S.E. Environmental Chemistry. 7 ed. Boca Raton: Lewis Publishers, 1999.
VAITSMAN, E. P; VAITSMAN, D. S. Química e meio ambiente: Ensino contextualizado. Rio de Janeiro. Interciência, 2006.