ÁREA: Ambiental
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM UMA ÁREA DE OCUPAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA – PA.
AUTORES: BERTASSO, A. C. M. (IFPA) ; CORRÊA, A. S. (IFPA) ; NASCIMENTO, F. C. A. (IFPA) ; CONCEIÇÃO, G. S. (IFPA) ; SILVA, M. D. C. (IFPA) ; GONÇALVES, M. G. Q. (IFPA) ; COELHO, T. A. M. (IFPA)
RESUMO: RESUMO: A pesquisa realizada em uma área de ocupação no município de Ananindeua-PA,
cujo objetivo foi verificar o nível de conhecimento dos moradores sobre a importância
dos Recursos Hídricos; ações que poderiam contribuir para minimizar possíveis
degradações; e quais os projetos ambientais já realizados. Para responder a estes
questionamentos foi utilizado um questionário socioambiental. Os resultados demonstram
que aquela comunidade não possui ainda um entendimento sobre a importância dos Recursos
Hídricos e a respeito dos problemas ambientais que fazem parte daquela área. A
interdisciplinaridade entre a Química e a Educação Ambiental para a sensibilização
sobre a necessidade da preservação e conservação dos Recursos Hídricos é de grande
importância para melhoraria de vida da comunidade.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; química; recursos hídricos.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os recursos naturais sofreram e sofrem alterações em termos qualitativos
e quantitativos devido à relação de superioridade e domínio que o homem vem mantendo
sobre o meio ambiente. Dessa relação antropocêntrica, os Recursos Hídricos passaram a
ser poluídos e/ou contaminados devido ao seu uso incorreto. Alguns exemplos que
provocaram e provocam essa degradação que direta ou indiretamente afetam o equilíbrio
do sistema, podem ser observados no cotidiano das capitais e seus municípios, que
muitas vezes lançam seus efluentes domésticos diretamente nos rios, igarapés, lagos,
dentre outros. Essas ações contribuem não somente para a degradação desses recursos,
mas, para a proliferação de doenças de origem e transmissão hídrica, como por
exemplo, hepatite A, esquistossomose, amebíase, entre outros.
Diante dessa problemática, faz-se necessário o processo construtivo de uma nova visão
sobre a interdisciplinaridade entre o ensino de química e a Educação Ambiental, pois,
segundo Pesci (2003, p.145) “[...] a educação é talvez o único modo de tender para
uma cultura ambiental. A educação para aprender da complexidade ou para aprender a
aprender a complexidade ambiental”.
Desta maneira, buscou-se investigar como se dava a questão da Educação Ambiental para
o Gerenciamento dos Recursos Hídricos em uma área de ocupação no Distrito Industrial
no município de Ananindeua – PA, considerado o segundo município do Pará circundado
por 13 ilhas. A comunidade Helderlândia aqui pesquisada apresenta em sua área o
igarapé São Paulo, que deságua no rio Maguari. A pesquisa foi realizada através de
uma entrevista semi estruturada com moradores daquela comunidade.
MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Buscou-se investigar como se dava a questão da Educação Ambiental versus
o Gerenciamento dos Recursos Hídricos na área de ocupação Helderlândia. A metodologia
utilizada na pesquisa de campo para obtenção de dados foi uma entrevista estruturada.
“É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as
perguntas feitas ao individuo são predeterminadas. Ela se realiza de acordo com um
formulário elaborado e é efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo
com um plano”. (LAKATOS,2005, p. 199).
A entrevista se deu com os moradores, os entrevistados foram selecionados de forma a
atender 30% do total de residências, perfazendo 116 moradias pesquisadas, a
entrevista foi realizada no dia 09 de julho de 2011 utilizando como recurso um
questionário socioambiental que continha 21 perguntas direcionadas aos anseios da
pesquisa.
Assim, tendo em vista compor indicadores para configurar a questão da Educação
Ambiental e os Recursos Hídricos naquela comunidade, buscou-se: Verificar idade;
sexo; tempo de moradia; número de residentes que frequentam o espaço escolar; tipo de
habitação; tipo de sanitário; destino dos dejetos; destino dos resíduos sólidos; como
é realizado o abastecimento de água; como é realizado o tratamento de água para
consumo; casos de diarréia na família; nível de conhecimento dos moradores sobre a
importância dos Recursos Hídricos; ações que poderiam contribuir para minimizar
possíveis degradações; identificar quais os projetos ambientais que já haviam ou
estavam sendo desenvolvidos, dentre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos com a pesquisa de campo na comunidade
Helderlândia mostram que: Quando questionados sobre o que é poluição da água 51
pessoas não souberam responder, enquanto 33 disseram que sabiam, porém, não souberam
responder o que seria essa poluição, em relação à água para ingestão, 43 responderam
que bebem direto da torneira. Apesar das 116 pessoas terem respondido que o destino
dos resíduos sólidos é dado pela prefeitura, o que pode ser observado é que, alguns
moradores jogam os seus resíduos sólidos em um grande buraco a céu aberto que recebe
o esgoto proveniente de um conjunto residencial que faz confluência com a área de
ocupação. Esse esgoto é lançado no igarapé São Paulo, que passa dentro da comunidade.
Quanto à questão de projetos ambientais desenvolvidos para a comunidade, o que pode
ser observado é que nunca houve projetos sobre o meio ambiente. Mas, não se pode
deixar de citar que muitos dos entrevistados solicitaram ajuda por parte dos
pesquisadores para solucionar principalmente a questão do esgoto a céu aberto, e os
problemas com os resíduos sólidos.
Importa informar que a comunidade do Helderlândia não possui saneamento básico, a
área apresenta a presença de caramujos africanos conforme informações dos moradores
entrevistados.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: De um modo geral, os resultados dos indicadores utilizados conduzem a uma
reflexão de que a Educação Ambiental voltada para os Recursos Hídricos, não esta
inserida no contexto daquela comunidade, que ainda não tem uma preocupação quanto à
importância que a Água tem para a vida. A Água é reconhecida como um elemento
fundamental do Ambiente, portanto considera-se importante à participação de toda a
comunidade no processo de Gerenciamento das Águas, visando à conscientização e
sensibilização sobre a necessidade da preservação, e uso racional dos Recursos
Hídricos.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Não poderiamos deixar de agradecer a Geni e Ari Modesto que nos
serviram de guias, e aos moradores que concordaram em participar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315 p.