ÁREA: Ambiental

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA ENTEROBACTERIACEAE NA ÁGUA DO RIO PREGUIÇAS NA CIDADE DE BARREIRINHAS/MA

AUTORES: DOURADO, J.L. (UEMA) ; DOURADO, G.L. (UFMA) ; CARVALHO, R.M.S. (UFMA) ; LIMA, J.B. (UFMA) ; NASCIMENTO, A.R. (UFMA) ; MARTINS, A.G.L.A. (UFMA) ; RESENDE, L.L. (UEMA)

RESUMO: RESUMO:O objetivo deste trabalho foi de identificar espécies da família Enterobacteriaceae no rio Preguiças, principal manancial da cidade de Barreirinhas – MA. Foram analisadas 12 amostras coletadas em três pontos distintos (Amapá, São Domingos e Centro). De acordo com os resultados, observou-se a presença de Escherichia coli em 75% das amostras, Escherichia fergusonii em 8%, Edwardsiella tarda e Escherichia sp. em 16%.


PALAVRAS CHAVES: rio preguiças, barreirinhas, enterobacteriaceae

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO:O rio Preguiças, localizado a leste do Estado do Maranhão, cuja foz se constitui em área de proteção ambiental é o rio que corta a cidade de Barreirinhas. Ele é utilizado para abastecimento doméstico, dessendentação de animais, pesca, turismo, entre outros (NASCIMENTO, 2001). Uma triste realidade brasileira é que quase todos os nossos grandes rios vêm sendo violentamente agredidos pelo despejo de dejetos oriundos de esgotos domésticos e industriais. Esses dejetos, com muita freqüência, contêm substâncias nocivas à fauna e a flora aquática (SANTOS, 2010). As bactérias enteropatogênicas da família Enterobacteriaceae, incluindo E. coli é considerada de origem unicamente fecal, habitando o trato intestinal do homem e dos animais. As variedades de E. coli diferem na patogenicidade, podendo causar a meningites e septicemias. (TRABULSI et.al., 2008). Este trabalho tem como objetivo a identificação das espécies família Enterobacteriaceae na água do rio Preguiças, na cidade de Barreirinhas – MA.





MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS:No período de janeiro a abril de 2011 (período chuvoso), foram coletadas 12 amostras de água do rio Preguiças nos seguintes pontos: Bairro Amapá, Centro (Beira Rio) e Povoado São Domingos. As análises foram realizadas no laboratório de Microbiologia da Universidade Federal do Maranhão. A partir dos tubos positivos em caldo EC, alíquotas de cultura foram estriadas em placas de MacConkey e em seguida incubadas a 35°C por 24h. Após o período de incubação, algumas colônias apresentaram características de E. coli e foram isoladas em Agar Triptona de Soja (TSA) para crescimento das colônias puras, incubadas a 35°C por 24h. Após este período, procederam-se os testes bioquímicos pelo método convencional. Para diferenciação e identificação das bactérias utilizou-se o Bergey’sManual of Determinative Bacteriology (HOLT et.al.,1994).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:Após a realização dos testes bioquímicos, constatou-se a identificação da espécie E.coli em 75% das amostras, Escherichia fergusonii em 8% e Edwardsiella tarda e Escherichia sp. em 16%. A alta incidência de E. coli é fator preocupante, uma vez que a mesma oferece riscos à saúde da comunidade que utiliza este rio para várias finalidades, como a pesca e o turismo.


CONCLUSÕES: CONCLUSÕES:Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que a E.coli foi a espécies da família Enterobacteriaceae mais prevalente (75%), o que pode evidenciar uma ação antrópica preocupada com a prevenção sanitária do rio Preguiças, bem como a exposição de risco à saúde da população ribeirinha.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HOLT, J.G.; KRIEG, N.R.; SNEATH, P.H.A; STALEY, J.T; WILLIAMS, S.T. Bergey’s Manual of Determinative Microbiology. 9th. ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1994.

TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM,F.; GOMPERTZ, O.F.; CANDEIAS, J.A.N. Microbiologia.5ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº357, de 17 de março de 2005.

NASCIMENTO, MARIA NADIR
Geografia do Maranhão/Maria Nadir Nacimento. – São Paulo: FTD, 2001

Química cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e energia, vol 2: ensino médio/Willson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól (coords). – 1 ed – São Paulo: Nova Geração, - (coleção química para a nova geração.