ÁREA: Ambiental

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL

AUTORES: URQUISA, C.C.C (UFPI) ; SILVA, R.L.G.N.P (UFPI)

RESUMO: Com o avanço das novas tecnologias, vem-se buscando metodologias que utilizem atuais
ferramentas de informação, como o Blog que é uma abreviação de weblog. O blog é um
diário eletrônico que tem sido muito empregado para fins educacionais, devido ser uma
ferramenta prática, gratuita e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Este
trabalho relata a construção e uso de blogs em uma disciplina de Química e Educação
Ambiental oferecida na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A partir da avaliação
sobre a utilização dos blogs pelos alunos foi possível perceber a postura favorável
frente a esta nova ferramenta e como esta influencia no ensino de Química Ambiental.

PALAVRAS CHAVES: novas tecnologias, blog, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: Com as inovações tecnológicas presentes cada vez mais no cotidiano das pessoas é
esperado que estes avanços também repercutam no ensino de ciências. Neste contexto, o
processo de ensino-aprendizagem não se restringe apenas ao uso de livros textos e
aulas meramente expositivas como exclusivos recursos didáticos. Os alunos, que em sua
maioria são familiarizados com as atuais tecnologias da informação, possibilitam que
no espaço da sala de aula seja possível utilizar ferramentas tais como os blogs para
facilitar este processo.
Blog é uma abreviação de weblog e significa diário on-line. A diferença do blog de um
site é a facilidade para construção e atualização de dados. Os registros aparecem em
ordem cronológica e exigem apenas conhecimentos elementares de informática, o que o
torna mais flexível e dinâmico (GOMES, 2005).
A facilidade de construir um blog, a rapidez e praticidade com que são
veiculadas as informações proporcionam diversas possibilidades para seu uso
pedagógico. Assim, vários docentes têm inserido o desenvolvimento de blogs em suas
práticas educativas. Especificamente na educação ambiental, uma temática que exige um
processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar e contextual, percebe-se a adequação
a essas exigências quando incentivamos o emprego de blogs como elemento de mediação
didática, ajudando a desenvolver autonomia, criatividade e levantamento de
informações relevantes para a pesquisa ambiental (BARROS, FERREIRA, QUEIROZ, 2008).
A análise do uso de blogs pelos estudantes é de fundamental importância para
investigação da sua eficácia como facilitador do ensino, identificando suas
limitações. Nosso objetivo é descrever a construção de blogs e avaliar a utilização e
a aceitação destes por alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho realizou-se com uma turma da disciplina de Química e Educação
Ambiental, ministrada na UFPI, onde os alunos organizados em grupos construíram blogs
direcionados aos temas ambientais: Lixo e Poluição, Química da Estratosfera e Camada
de Ozônio, Poluição da Água, Abundância dos elementos químicos, Reflexões Ambientais,
Fontes Energéticas, Ciclos Biogeoquímicos, Materiais Alternativos, Esgotos e
Tratamentos, Tratamento de Resíduos Sólidos e Química da Água.
Dentro de cada tema proposto, os alunos pesquisavam, elaboravam e postavam
textos, vídeos e links de sites relevantes para a pesquisa. Proporcionando a
interação entre os educandos, facilitando a aprendizagem dos conteúdos da disciplina
e desenvolvendo autonomia e criatividade.
Em seguida, avaliou-se a aceitação e a utilização dos blogs pelos alunos, bem
como, as dificuldades encontradas e os objetivos alcançados a partir de reflexões e
comentários feitos nos blogs.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades propostas para serem realizadas nos blogs, foram: pesquisa, escrita,
reflexões e comentários. Os blogs se enquadraram na modalidade de aprendizado,
abrindo-se espaço para interação entre os alunos da turma por meio de comentários.
A plataforma de blogs escolhida pela docente responsável pela disciplina foi
o blogspot, devido esta ser gratuita, possuir fácil monitoramento, bom recurso de
edição de texto e suporte para postagens de vários formatos de arquivos.
A maioria dos alunos participaram ativamente na construção do blog, buscando
informações relevantes para a pesquisa e divulgando os arquivos elaborados por eles,
bem como links de sites e vídeos relacionados ao seu tema proposto, teve ainda alunos
que prepararam um tutorial dando dicas para o manuseamento da ferramenta, devido as
dificuldades expressadas por alguns discentes na construção e domínio do blog.
Na análise qualitativa feita ao uso do blog como ferramenta de mediação didática, os
alunos relataram que o blog é um bom espaço de disponibilização de informações
inerentes ao meio ambiente, apesar da falta de habilidade de alguns alunos necessária
para o domínio da ferramenta. Os comentários demonstraram que a maioria dos discentes
concordam com a utilização deste recurso para o ensino de Química Ambiental.


CONCLUSÕES: A utilização de blogs mostrou-se como um trabalho enriquecedor para a disciplina em
foco, já que de forma geral, os alunos tiveram uma boa aceitação da ferramenta, bem
como, facilidade na utilização, maior aproximação entre os alunos e melhor interação
professor/aluno. Assim, foram adquiridos indícios sobre a viabilidade do uso da
ferramenta como recurso didático de ensino.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos da disciplina de Química e Educação Ambiental ministrada na UFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: Aplicação na Educação em Química. Quím. Nova na Escola. n.30, nov. 2008.
GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Actas do VIII Simpósio Internacional de Informática Educativa. 2005.