ÁREA: Ambiental
TÍTULO: A AGROECOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS JOVENS DO CAMPO.
AUTORES: SALES, D.P. (UEMA) ; JARDIM, E.L. (UEMA)
RESUMO: Diante dos grandes desafios que a educação mundial enfrenta,legitimamente devemos admitir que esta seja um escudo indispensável para uma sociedade que deseja evoluir.As técnicas agroecológicas devem ser entendidas e incrementadas como um novo enfoque científico,destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agriculturas convencionais para modelos sustentáveis.O objetivo desta pesquisa visa à caracterização do processo de formação socioambiental de jovens do campo da Casa Familiar Rural de Barreirinhas- MA no que concerne ao uso de técnicas agroecológicas utilizadas durante a sua formação.A pesquisa está sendo realizada com alunos e professores da Casa Familiar Rural de Barreirinhas através de aplicação de questionário sob a forma de entrevista interativa.
PALAVRAS CHAVES: educação. agroecologia. jovens rurais
INTRODUÇÃO: Diante dos grandes desafios que a educação mundial enfrenta,podemos admitir que esta seja um escudo indispensável para uma sociedade que deseja evoluir e lutar contra a desigualdade e a injustiça social.Questões sobre os problemas com a conservação da natureza e exploração racional dos recursos naturais remontam á aparição do homem sobre a terra.Estas são questões que impulsionam a consciência coletiva e que devem estar voltadas para o processo de formação,para os currículos e para as demais possibilidades pedagógicas,com o objetivo de instrumentalizar,o estudante,no processo de busca de transformação da realidade para a construção de ambientes mais saudáveis.Segundo Gadotti (2008, 32 p.),o conceito de desenvolvimento sustentável visto de forma crítica,tem um componente educativo formidável:preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação.Conforme Caporal (2004, 24 p.),neste ambiente de busca e construção de novos conhecimentos,nasceu a Agroecologia,como um novo enfoque científico,destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agriculturas convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis.Fernandes afirma (2006,27 p.) que embora a educação do campo ainda seja incipiente, esta deve ser pensada e praticada na amplitude que a multidimensionalidade territorial exige.Neste sentido,o objetivo da pesquisa visa à caracterização do processo de formação socioambiental de jovens agricultores e agricultoras da Casa Familiar Rural de Barreirinhas-MA no que concerne ao uso de técnicas agroecológicas utilizadas durante a sua formação,atuando no fortalecimento do desenvolvimento sustentável através da disseminação desses conhecimentos em suas comunidades.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa irá ser realizada no período de junho a agosto de 2011 na Casa Familiar Rural (CFR) do município de Barreirinhas. A pesquisa será realizada através de aplicação de questionário sob a forma de entrevista interativa baseado na proposta de Jara (2006) realizadas com os alunos, professores e técnicos da CFR. No questionário foram pautadas algumas inquietações, tais como: de que forma as atividades estão sendo desenvolvidas de cunho técnico e social, de como as questões agroecológicas e de sustentabilidade estão sendo empregada, busca ainda verificar se existe e/ou existiram projetos de conscientização da preservação do espaço rural, que tipos de práticas agroecológicas os estudantes desenvolveram durante o período escola/alternância além de fazer a detecção de qual a concepção de agroecologia os estudantes possuem e de que maneira eles podem aplicar a agroecologia nas comunidades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Conforme as questões abordadas,observou-se que as atividades desenvolvidas na escola obedeciam alguns instrumentos da Pedagogia da Alternância,tais como:Caderno da Alternância,Caderno da Realidade e o Plano de estudo.No Plano de Estudo os alunos desenvolviam atividades tipos:intervenções externas,onde os mesmos assistiam programações a respeito de um tema;serões culturais e disciplinares,que são aulas ou apresentações ministradas á noite durante dois na semana,onde os alunos apresentavam produções textuais,peças teatrais,composições musicais,poemas,comemoravam o aniversariante do mês,gincanas.As atividades que os alunos desenvolvem na comunidade envolvem as atividades das disciplinas (Português,Matemática,História,etc.) e do Plano de Estudo.Todo o retorno á comunidade os alunos levavam questionários sobre determinado tema (os temas já trabalhados: Família e Propriedade, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Solos),realizavam reuniões com a comunidade e aplicavam e discutiam as inquietações exposta no questionário.Quando retornavam para a escola,o tema que foi dado para ser trabalhado na comunidade iria agora ser trabalhado durante todo o período que estariam na escola.Na indagação sobre a concepção sobre agroecologia,as respostas foram que esta consiste no uso de técnicas utilizadas na agricultura e pecuária que aproveitam esses recursos de forma sustentável.As atividades desenvolvidas durante o período escola/comunidade eram sempre trabalhadas voltadas para as questões agroecológicas e ambientais.Não existem projetos de conscientização do espaço rural,mais algumas atividades tais como as intervenções externas e o próprio Plano de Estudo observam essa pauta.A agroecologia pode ser aplicada nas comunidades trabalhando a conscientização da preservação do ambiente.
CONCLUSÕES: Em suma, a agricultura familiar acontece através do trabalho da família, e o jovem como membro desta, se apresenta como sujeito atuante dentro das unidades produtoras agrícolas. Dessa forma, o trabalho com as questões agroecológicas deve ser incrementado no processo de ensino e aprendizagem desses jovens, pois estes atualmente participam de processos que lhes revelam as dimensões política, social, econômica e cultural possibilitando sua atuação na melhoria e preservação dos recursos naturais e o uso deste de forma sustentável.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.CAPORAL, F. R. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24 p. Brasília: MDA/ SAF/DATER-IICA, 2004.
2.FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 27 – 39.
3.GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008, 32 p