ÁREA: Ambiental
TÍTULO: O Projeto Intralab e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ) no Câmpus da UNESP de Jaboticabal.
AUTORES: ARMOA, M.H. (FATEC - JB) ; NOGUEIRA, M.R.P. (FATEC-JB) ; MACHADO NETO, J.G. (FCAV-UNESP) ; CÉLICO, A.S. (FATEC-JB) ; BAESSO, A.G. (FATEC-JB) ; KOTO, C.K. (FATEC-JB) ; ALVES, J.M. (FATEC-JB) ; FERREIRA, M.C.P. (FATEC-JB) ; PINTO, N.S. (FATEC-JB) ; UNÊDA-TREVISOLI, S.H. (FATEC-JB)
RESUMO: O Projeto Intralab é a parceria criada entre a Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal (FATEC-JB) e a Faculdade de Ciências Agrariás e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV/UNESP). Tem como objetivos implementar o PGRQ no campus da FCAV e criar um banco de dados que o auxilie com informações acerca da identificação e quantificação de todo o rejeito ativo gerado na unidade, divulgando normas e procedimentos na disposição de resíduos químicos. Neste banco de dados constam atualmente 92 análises químicas diferentes geradoras de resíduos e cerca de 230 substâncias utilizadas em 56 laboratórios. O trabalho é feito por uma equipe de graduandos do curso de Tecnologia em Biocombustíveis da FATEC que visitam os laboratórios periodicamente implementando progressivamente o PGRQ.
PALAVRAS CHAVES: resíduos químicos; gerenciamento de resíduos; descarte
INTRODUÇÃO: A adoção de estratégias relacionadas à preservação ambiental é resultante de uma evolução da conscientização dos cidadãos e empresas sobre os danos causados por processos industriais ou nas residências (TAVARES; BENDASSOLI, 2005). Esse avanço se fez notório à sociedade nas últimas duas décadas, tornando o tema uma das preocupações prioritárias de nosso tempo, já que a maioria dos resíduos tem seu destino final na atmosfera, nos solos e nos corpos d'água (MOZETO; JARDIM, 2002). A preocupação ambiental, desde a preservação do intocado até o resíduo gerado diariamente, tem sido exigida entre os criadores de conhecimento científico e tecnológico, mantendo-se em evidência. Resíduos perigosos gerados pelas IES representam cerca de 1% do total estimado, mas apresentam grande diversidade química, dificultando a normatização da disposição final (ALBERGUINI; SILVA; REZENDE, 2005). Para uma IES, é fundamental estabelecer um PGRQ, diante do compromisso social de disseminação de conhecimento, de formação de opinião e de mão de obra especializada. Os principais tópicos do PGRQ são: inventários do passivo e do ativo; normatização da rotulagem/armazenamento; tratamento/recuperação dos rejeitos; disposição final. Diante das ações necessárias é fundamental o conhecimento pleno dos riscos específicos oferecidos por cada substância química, como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade (JARDIM, 1998). No campus da FCAV/UNESP, diante do fato de que grande parte dos integrantes da comunidade utiliza substâncias químicas em suas análises, mas não detém domínio de conhecimento químico, criou-se o Projeto Intralab para agir como catalisador das relações na Instituição a fim de promover as diretrizes do PGRQ.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi dividido em três etapas: a) processo avaliativo; b) pesquisa sobre substâncias presentes nos resíduos; c) implementação. A etapa de implementação está sendo iniciada, enquanto que nas etapas do processo avaliativo e da pesquisa sobre resíduos, os estagiários foram organizados em duplas para visitar periodicamente cada laboratório da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV). Ao longo do trabalho três ciclos de visitas foram decisivos para o projeto: a) Levantamento do passivo acumulado e de procedimentos usuais de descarte dos resíduos (listagem de informações como quantidade, prazo de validade, tempo de armazenamento, presença de precipitados para líquidos, tipo das embalagens e seu estado de conservação; b) divulgação da data da coleta e orientação sobre procedimentos de acondicionamento de resíduos exigidos pela empresa especializada escolhida para a coleta do passivo; c) levantamento do ativo e das atividades de cada laboratório a fim de conhecer todo o resíduo gerado na rotina de trabalho dos laboratórios através de uma lista de informações como o nome da análise, a frequência semanal de ensaios, quantidade de cada reagente (e concentração no caso de líquidos) e também um levantamento detalhado sobre as informações cadastrais de cada laboratório. Todas as informações estão sendo incorporados ao site criado pelo projeto, no qual haverão áreas restritas para usuários dos laboratórios e áreas de acesso livre à comunidade, que poderá confrontar ou buscar informações sobre resíduos químicos que constem em nosso banco de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se que antes da ação do projeto, em alguns laboratórios os resíduos já eram acondicionados de maneira aceitável, necessitando de melhorias, porém em grande parte ainda se encontrava resíduos sem identificação e armazenados inadequadamente, sem preocupação com correntes de segregação. Quanto ao descarte observou-se que grande parte dos resíduos gerados na rotina dos laboratórios não passava por tratamento antes de ser disposta na rede de esgoto. A participação da equipe na coleta do passivo foi bastante positiva, pois após as visitas realizadas para informar normas de acondicionamento de resíduos, quase que a totalidade das caixas de resíduos foi acondicionada de maneira correta, respeitando minimamente as normas, totalizando cerca de 10 toneladas de resíduo passivo que estava acumulado na FCAV. Concomitantemente foi conduzida a pesquisa acerca das propriedades físico-químicas e de disposição de cada substância, visando o ativo. Estipularam-se índices de periculosidade de cada substância a partir de suas propriedades, gerando uma lista com cerca de 230 substâncias, das quais 200 já possuem uma proposta de tratamento. Agruparam-se as informações sobre o ativo por análise a fim de organizá-lo em correntes de segregação. As normas para tratamento e disposição final dos resíduos foram pesquisadas para substâncias isoladas e combinadas para cada análise, no momento 92 análises nos 56 laboratórios. Visando organizar estas informações criou-se um site na internet que trará a comunidade acesso rápido às informações a respeito de seus resíduos químicos, orientando na rotulagem exigida pelo PGRQ, sua disposição e como base na elaboração de projetos de pesquisa da FCAV. A FATEC-JB absorve o conhecimento na formação de seus alunos e no crescimento sustentável da unidade.
CONCLUSÕES: Gerir resíduos químicos é um compromisso moral com a sociedade, pois seu descarte incorreto impacta o meio ambiente e a saúde pública. Neste sentido, implantar o PGRQ traz inúmeros progressos às IES como economia de reagentes químicos, redução na geração de resíduos e de custos com tratamento, conforme a comunidade adote a tríplice reduzir/reutilizar/reciclar. O Projeto Intralab, na condição de PGRQ, criou um banco de dados sobre resíduos químicos adaptado à necessidade da FCAV, mas de utilidade pública e que, combinado aos de outras instituições, busca disseminadores da causa.
AGRADECIMENTOS: À Prof. Dra. Lúcia M. C. Alves; à Dra. Janaína C. L. da Fonseca; aos ex-integrantes Afonso, Aylan, Chrystian, Edson, Janaína, Jéssica, Lidiane, Thays; à FUNEP.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBERGUINI, L. B. A; SILVA, L. C; REZENDE, M. O. O. Tratamento de resíduos químicos: guia prático para solução dos resíduos químicos em instituições de ensino superior. São Carlos : Rima, 2005.
JARDIM, W. F. Gerenciamento de resíduos em laboratório de ensino e pesquisa. Química Nova, São Paulo, v. 21, n. 5 , p. 671-673, 1998.
MOZETO, A. A.; JARDIM, W. F. A Química ambiental no Brasil. Química Nova, maio 2002, v. 25, suppl. 1, p. 7-11.
TAVARES, G. A.; BENDASSOLLI, J. A. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química nova, v. 28, n. 4, p. 732-738, 2005.