ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Conteúdos abordados nos objetos de aprendizagem disponíveis na internet.

AUTORES: SILVA, L.O.P. (IFG) ; ALVES, B.H.P. (IFG) ; SANTOS, V.F. (IFG)

RESUMO: O uso de recursos computacionais na educação tem adquirido grande importância, já que se faz presente em todos os setores da sociedade em escala universal. Com isso, há uma crescente preocupação com a disponibilização de materiais eletrônicos para auxiliar professores e alunos no par dialético ensino-aprendizagem. Para tal foi realizado uma pesquisa a respeito de sites que disponibilizam objetos de aprendizagem para o ensino de química. O objetivo deste trabalho foi realizar uma consulta em sites da web e analisar os conteúdos trabalhados e divulgá-los.

PALAVRAS CHAVES: objetos de aprendizagem, conteúdos de química, ensino de química.

INTRODUÇÃO: A formação escolar vem revestida atualmente de novas tarefas e deveres. Preparar o indivíduo para conviver em uma sociedade informatizada e competitiva, numa época que requer dos indivíduos, além das habilidades lingüísticas, o domínio do conhecimento científico e tecnológico é um dos desafios dos educadores. A geração que está hoje no Ensino Médio é formada por jovens que tem um acesso cada vez maior às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). A facilidade que esses jovens têm em usar as inúmeras ferramentas disponíveis, principalmente no que diz respeito à Internet, cresce a cada dia. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, presente no cotidiano da sociedade, reflete-se também nas escolas, exigindo que novas tecnologias sejam inseridas no setor educacional. Para isso, o governo brasileiro instituiu o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) (MEC,1997)1, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das TIC nas escolas da rede pública, com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.
Este trabalho teve como objetivo mostrar uma análise dos conteúdos abordados nos objetos de aprendizagem disponíveis na internet.


MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica a respeito do uso dos objetos de aprendizagem no ensino de química. Em seguida, foi realizada uma vasta pesquisa de sites que disponibilizam objetos de aprendizagem gratuitamente, tanto para download quanto para uso online. As palavras chaves utilizadas foram: “jogos de química” e “objetos de aprendizagem para o ensino de química”.
Foram selecionados quinze sites que disponibilizam algum tipo de objeto de aprendizagem (OA), alguns simulam ou reproduzem experimentos, o que proporciona aos professores trabalhar em um ambiente que possibilita aos estudantes acompanhar experimentos mesmo em escolas que não possuem um laboratório de ciências. Foi observado, principalmente, o conteúdo abordado e a forma de apresentação destes.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em análises aos sites pode-se notar que em todos os conteúdos de história da química e a tabela periódica são abordados. Na sua maioria são jogos computacionais utilizando a linguagem Flash Player® e vídeos disponíveis para download. São também encontrados, em menor quantidade, textos com perguntas interativas e algumas animações utilizando a linguagem JAVA®.
Os outros conteúdos abordados são: soluções ácidas e básicas, pH, equilíbrio químico, química orgânica (principalmente na área de alimentos) e química inorgânica (propriedades dos metais, de alguns sais, entre outros). Esses conteúdos foram encontrados em 80% dos sites consultados. Nesta parte, em sua maioria encontra-se simulações e animações (com ilustrações chamativas) utilizando o Flash Player®.
O conteúdo menos citado foi eletricidade (eletroquímica), principalmente na parte de pilhas. Dos sites consultados apenas um disponibiliza algum objeto de aprendizagem, onde ele utiliza o Flash Player®, a seu respeito.


CONCLUSÕES: Verifica-se, pela quantidade de OA encontrados, que ainda se tem uma grande preocupação com o aprendizado da tabela periódica, este que é visto como um dos conteúdos mais importante da química e o dito como complicado e difícil por parte dos alunos. Os demais temas abordados demonstram o espaço que existe para a criação de novos OA, para o ensino de química desde configurações mais simples, como os hipertextos, até as simulações.

AGRADECIMENTOS: Ao IFG - Campus Itumbiara
Ao IFG pela bolsa concedida

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 BRASIL. MEC, Portaria nº 522/MEC, de 09 de abril de 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=462>. Acesso em: 15 outubro 2009.