ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Avaliação do jogo Labirinto Elementar por alunos e professores.

AUTORES: SILVA, L.O.P. (IFG ) ; ALVES, B.H.P. (IFG) ; SANTOS, V.F. (IFG)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a avaliação de um software criado para auxiliar professores do Ensino Médio no ensino da tabela periódica. O software consiste em um jogo no formato de labirinto, a cada fase o nível de dificuldade aumenta tanto no labirinto quanto nas perguntas. As perguntas são de múltipla escolha e no formato de charadas. Para a avaliação, os alunos e professores responderam um questionário e também foram analisados dados empíricos coletados nas conversas dos alunos e professores.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, software educativo, tabela periódica.

INTRODUÇÃO: A disseminação do uso da ferramenta computacional nas escolas motivou vários pesquisadores a utilizar programas educacionais como uma forma de aprimoramento do processo ensino - aprendizagem. Entretanto é importante considerar o computador como um auxílio no aperfeiçoamento das capacidades cognitivas dos discentes e não como uma forma de segregar aqueles que não têm acesso à ferramenta computacional1.
Essa ferramenta é geralmente associada pelos alunos a atividades de caráter lúdico, a ações divertidas e de troca de informações de forma rápida. Esse aspecto permite integrar o ensino de química e as atividades lúdicas de forma rápida e com uma leitura simples. Atividades lúdicas no ensino de química têm sido muito bem recebidas nos últimos anos, mais do que isso, têm sido encaradas como um instrumento motivador, atraente e estimulante no processo de construção do conhecimento2.
O objetivo deste trabalho foi a validação da aplicabilidade do software educacional Labirinto Elementar no ensino de química.


MATERIAL E MÉTODOS: O software consiste em um jogo no formato de labirinto com charadas sobre a tabela periódica. Este software foi criado através do programa RPG Maker®, um programa de linguagem simples, que permite construir jogos de plataforma e possui tutorial livre.
O uso do jogo Labirinto Elementar (figura 1) nas aulas de química, foi avaliado por professores e alunos mediante a aplicação de um questionário e dados empíricos na observação de conversas dos alunos e professores. O jogo foi aplicado durante as aulas em turmas do 1º ano do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos foram organizados em duplas e orientados a utilizar, como material de consulta, a tabela periódica.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através das respostas fornecidas pelos docentes e alunos foi possível constatar que, para os mesmos, os objetos de aprendizagem são ferramentas facilitadoras do ensino-aprendizagem na globalização em que vivemos, como por exemplo, vídeos, internet, aparelhos de TV e DVD, projetores entre outros. Para Vilela (2004)3os recursos audiovisuais funcionam interferindo na forma como as informações fluem nos meios físico, social e psíquico de um ambiente humano, abrangendo, portanto o contexto dos equipamentos, eletrônicos, sonoro, visual, sensitivo e o contexto humano dos relacionamentos.
Na avaliação do jogo, 62% dos alunos, responderam ter sido muito bom, pois o jogo era "criativo e dinamizado, que ajuda na associação dos elementos químicos e suas propriedades”, 19% disseram ter sido muito bom, porém relataram que "tive dificuldade de resolver algumas charadas" e outros 19% dos alunos avaliaram como regular, pois acharam as questões difíceis: "eu fui incapaz de responder através do meu conhecimento".
Para os docentes que acompanharam os alunos durante a aula, os objetos de aprendizagem podem auxiliar alunos e professores, que tem a disciplina química como abstrata e de dificil compreensão. O jogo fez uma relação interessante entre a organização dos elementos na tabela periódica, suas características, propriedades, materiais e substâncias onde ele está presente.


CONCLUSÕES: O Labirinto Elementar foi desenvolvido com o intuito de auxiliar a aprendizagem de química no ensino médio, em especial ao conteúdo referente à tabela periódica. Com os resultados obtidos neste trabalho o software apresentado é aplicável no ensino de química como auxiliar na compreensão da organização dos elementos, propriedades e usos.

AGRADECIMENTOS: A professora, ao colégio e a direção do mesmo que apoiaram e participaram do projeto.
Ao IFG – Campus Itumbiara.
Ao IFG pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 NEPOMUCENO, K. M.; Castro, M. R. O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?, Educ. rev. no.31 Curitiba 2008.

2 SANTANA, E.M; O Ensino de Química Através de Jogos e Atividades Lúdicas Baseados na Teoria Motivacional de Maslow, Monografia de Conclusão de Curso, 2006, 62p. Ilhéus, Ba.

3 VILELA, P. As TICs precisam ser explicadas na mídia. Sete Pontos - para concretizar a sociedade do conhecimento. Ano 2, n. 20, 2004.