ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP/1OOML) DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DO RIO PREGUIÇAS NA CIDADE DE BARREIRINHAS/MA

AUTORES: CARVALHO, R.M.S. (UFMA) ; DOURADO, J.L. (UEMA) ; DOURADO, G.L. (UFMA) ; LIMA, J.B. (UFMA) ; NASCIMENTO, A.R. (UFMA) ; ARAGÃO, N.E. (UFMA) ; OLIVEIRA, F.C.C. (UFMA) ; RESENDE, L.L. (UEMA)

RESUMO: RESUMO: O objetivo deste trabalho foi determinar o Número Mais Provável (NMP/100mL) de coliformes termotolerantes no Rio Preguiças, principal manancial da cidade de Barreirinhas – MA. Foram analisadas 12 amostras coletadas em três pontos distintos (Amapá, São Domingos e Centro). De acordo com os resultados, constatou-se que 92% das amostras estavam fora dos padrões exigidos pela resolução Nº 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

PALAVRAS CHAVES: rio preguiças, termotolerantes, barreirinhas

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O rio Preguiças, localizado a leste do Estado do Maranhão, cuja foz se constitui em área de proteção ambiental é o rio que corta a cidade de Barreirinhas. Ele é utilizado para abastecimento doméstico, dessendentação de animais, pesca, turismo, entre outros (NASCIMENTO, 2001). Uma triste realidade brasileira é que quase todos os nossos grandes rios vêm sendo violentamente agredidos pelo despejo de dejetos oriundos de esgotos domésticos e industriais. Esses dejetos, com muita freqüência, contêm substâncias nocivas à fauna e a flora aquática (SANTOS, 2010). Segundo o CONAMA (2000), os coliformes termotolerantes são definidos como microrganismos presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, bem comum em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal. De acordo com a referida resolução, o padrão estabelecido para balneabilidade é de 1000 coliformes termotolerantes/100mL. Este trabalho teve por objetivo a determinação do Número Mais Provável de coliformes termotolerantes presentes no rio Preguiças, tão importante em todos os aspectos para a cidade de Barreirinhas e comparando-os com o estabelecido na Resolução nº 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS:No período de janeiro a abril de 2011 (período chuvoso), foram coletadas 12 amostras de água do rio Preguiças nos seguintes pontos: Bairro Amapá, Centro (Beira Rio) e Povoado São Domingos. As análises foram realizadas no laboratório de Microbiologia da Universidade Federal do Maranhão. Para a determinação do NMP/100mL de coliformes termotolerantes, foi utilizada a técnica dos tubos múltiplos segundo metodologia descrita no Standard Methods for the Examination of Water & Wasterwater (APHA, 2005).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:De acordo com a Tabela 1, as amostras coletadas no ponto 01 (Bairro Amapá), foram as que apresentaram os maiores índices de contaminação, com 100% das amostras apresentando o valor de 2400 NMP/100ml. Com relação ao ponto 02 (Bairro Centro), o NMP/100mL para coliformes termotolerantes variou entre 1100 a 2400 NMP/100 ml. No que se refere ao ponto 03 (Povoado São Domingos), os resultados para o NMP/100mL para os coliformes oscilaram de 460 a 2400 NMP/100 ml, evidenciando que apenas 25% das amostras estavam dentro dos padrões para balneabilidade exigidos pela legislação vigente.
Tabela 01: Variação do Número Mais Provável de coliformes termotolerantes no período chuvoso (janeiro/abril) de 2011.



CONCLUSÕES: CONCLUSÕES:Segundo os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que as águas do rio Preguiças apresentam uma elevada contaminação por coliformes termotolerantes, tornando-o impróprio para a realização de atividades primárias, tais como banho e pesca. Tal contaminação pode estar sendo ocasionada possivelmente pela ocupação urbana desordenada, a qual poderá comprometer a qualidade sanitária deste rio e a saúde da população ribeirinha.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
APHA/SMWW. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 21 Ed., Washington, 2005.

Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº274, de 29 de novembro de 2000.

NASCIMENTO, MARIA NADIR
Geografia do Maranhão/Maria Nadir Nacimento. – São Paulo: FTD, 2001

Química cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e energia, vol 2: ensino médio/Willson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól (coords). – 1 ed – São Paulo: Nova Geração, - (coleção química para a nova geração.