ÁREA: Química Orgânica
TÍTULO: Uma nova estratégia para a representação tridimensional das cadeias carbônicas na disciplina de Química Orgânica
AUTORES: ALMEIDA, A. C. B. (IFMA) ; SILVA, N. C. DA (IFMA) ; BRITO, A. C. F. DE (IFMA)
RESUMO: A utilização de modelos moleculares versáteis desenvolve uma habilidade cognitiva importante para a compreensão da geometria dos compostos químicos. Este artigo propõe a aplicabilidade do uso de modelos moleculares de cadeias carbônicas confeccionadas a partir da massa de biscuit e de palitos de dente. Na produção das moléculas, selecionaram-se as massas de biscuit com diferentes cores alternativas. Estas massas representaram os átomos, e em seguida foram montadas as estruturas dando ênfase aos tipos de ligações, representadas pelos palitos de dente. Após a construção, buscou-se relacioná-las ao conteúdo apresentado. Esta estratégia se apresentou de forma eficaz, pois dinamizou o ensino da química, incentivando a interação professor-aluno.
PALAVRAS CHAVES: cadeias carbônicas, ensino de química, estratégia.
INTRODUÇÃO: Para Freire (1996) na educação, ensinar exige alegria e esperança. Portanto, para tornar o ensino-aprendizagem de Química, simples e agradável, devemos abandonar metodologias ultrapassadas, que foram usadas no ensino dito tradicional, e investir nos procedimentos didáticos alternativos, em que os alunos poderão adquirir conhecimentos mais significativos. Como o ensino atualmente pressupõe um número muito grande de conteúdos a serem tratados, com detalhamento muitas vezes exagerado, alega-se falta de tempo e a necessidade de “correr com a matéria”, desconsiderando-se a participação efetiva do estudante no diálogo mediador da construção do conhecimento. Essa situação é bem visível na disciplina de Química Orgânica, que tem uma série de conteúdos a apresentar, e que devido ao tempo ou a não utilização de métodos significativos, deixa muito a desejar. Nesta disciplina se tem uma grande dificuldade na visualização tridimensional das moléculas, quando estamos trabalhando as cadeias carbônicas, assim como outros compostos. Essa dificuldade é percebida tanto na Química como em outras disciplinas. Por isso foi necessário uma estratégia de ensino que contribuísse para uma visão mais ampla do conhecimento, possibilitando melhor a compreensão do mundo físico, baseando-se na utilização de um modelo versátil que representassem as moléculas de cadeias carbônicas. Teve, portanto o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem tanto no ensino superior quanto para alunos de nível médio. A utilização de modelos atômicos versáteis no processo de aprendizagem requer uma aproximação da teoria com o conhecimento cognitivo do mesmo, onde esta experiência possa ser conduzida pelo corpo docente.
MATERIAL E MÉTODOS: A estratégia foi aplicada à turma de Licenciatura em Química do 3° período do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Iniciou-se o trabalho, fazendo uma revisão do conteúdo relacionado à geometria dos compostos das cadeias carbônicas. Como há uma dificuldade na visualização tridimensional das moléculas, foram apresentados modelos moleculares provenientes de materiais variados, identificando suas vantagens e desvantagens quanto à sua montagem e representação. Viu-se, portanto, que alguns dos materiais não apresentavam características precisas para a elaboração dos modelos atômicos. Entre os diversos materiais testados, escolheu-se um resistente, de fácil acesso, de baixo custo e prático de se trabalhar. Os modelos moleculares foram confeccionados com os seguintes materiais: massa de biscuit e palitos de dente. Para a elaboração dos átomos, os alunos utilizaram a massa de biscuit, selecionando cores alternativas e distintas para cada tipo de elemento químico. Após a seleção das cores das massas, fizeram-se pequenas esferas, relacionando seus devidos tamanhos à massa de cada elemento. Estas esferas foram perfuradas com o palito, conforme seu ângulo de ligação sp, sp2, sp3. Deixou-se a massa secar por um período de aproximadamente quarenta e oito horas. A massa funcionou muito bem, apresentando uma estrutura resistente, e, dessa forma, correspondendo às expectativas. Na montagem das estruturas, fizeram-se as ligações entre os átomos, utilizando os palitos de dente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma série de materiais é utilizada na elaboração de modelos moleculares, porém alguns deles restringem-se a limitações quanto ao custo, praticidade de modelagem e montagem de alguns quanto às formas geométricas. Estes foram alguns requisitos adotados para a devida escolha do equipamento propício à confecção das estruturas representativas dos compostos. Os átomos foram construídos com tamanhos e cores distintas para a identificação do mesmo. Na construção das ligações químicas, teve uma preferência maior pelos palitos de dente, pois ele é de fácil acesso, de baixo custo e se teve maior praticidade com o mesmo. Este material possibilitou uma perfeita elaboração do trabalho, pois apresentou resultados eficazes, permitindo a visualização tridimensional dos compostos, analisando, assim, as diferentes ligações_ simples, duplas e triplas_ e, consequentemente, compreendendo melhor as ligações sigmas (σ) e pi (π) e seu ângulos de ligação sp, sp2,sp3. Cada dupla montou vários kits de cadeias carbônicas distintas, identificando a existência de isômeros cis-trans, e ao relacionar os conceitos atribuídos a eles, podem-se conhecer, melhor, as características dos mesmos. Os alunos se sentiram estimulados com este método de ensino e começaram a relacionar a literatura aos modelos construídos por eles, tirando dúvidas com os colegas e com o professor, de forma que a interação se fez presente do começou ao fim da aula, além de aproximar os conceitos de moléculas aos seus aspectos microscópicos. Esta estratégia vista pelo seu caráter de aproveitar recursos alternativos vem propor uma alternativa de vencer a deficiência de recursos financeiros que tanto limita as universidades, as escolas públicas e professores para que desenvolvam seus trabalhos.
CONCLUSÕES: No caso particular do ensino das cadeias carbônicas os conhecimentos integraram uma estrutura funcional que permitiu visualizar e explicar o comportamento das mesmas, analisando seus conceitos e sua geometria. Este trabalho possibilitou o maior interesse e integração dos alunos, pois eles tornaram dinâmico todo o projeto. A habilidade para confeccionar e desenvolver a manipulação concreta das estruturas se apresentou de forma variada. Pode-se notar o quão é necessário dar atenção ao processo de ensino-aprendizagem, não somente ao estudo de cadeias carbônicas, mas em todo ramo educacional.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, A.M.; TOMAS, H.E. Desenvolvimento a percepção tridimencional através de modelos moleculares acessíveis e versáteis. Instituto de química, p. 131-134, 1981, SãoPaulo.
BERNARDELLI, Marlize Spagolla. Encantar para ensinar um procedimento alternativo para o ensino de química. Foz do Iguaçu, 2004.
CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).