ÁREA: Química Orgânica
TÍTULO: SÍNTESE, SEPARAÇÃO DE UMA NOVA SÉRIE DE GLISOSÍDEOS 2,3-INSATURADOS TENDO COMO AGLICONA UNIDADE TERPÊNICA
AUTORES: DE FREITAS FILHO, J.R (DQ/UFRPE) ; PIMENTEL BARROS, C. J (DQ/UFRPE) ; GONÇALVES, F. P (DQ/UFRPE)
RESUMO: RESUMO: A literatura não relata nada sobre a síntese de glicosídeos contendo unidades monoterpênicas como aglicona. Este trabalho teve como objetivos a síntese, separação e caracterização de glicosídeos 2,3-insaturados contendo como aglicona unidades monoterpênicas. A metodologia consistiu na reação do tri-O-acetil-D-glical com o (R,S)-citronelol em presença do catalisador montmorilonita. Os compostos foram obtidos com bons rendimentose suas estruturas foram confirmadas por RMN 1H e RMN 13C e IV.
PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: rearranjo de ferrier, hidrólise, cromatografia.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os terpenos constituem uma família de compostos essenciais ao crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de cada organismo vivo, exercendo diversas atividades biológicas em animais, incluindo humanos. Os terpenos possuem funções essenciais na manutenção da estabilidade de membrana (esteróis), transporte de elétrons (ubiquinona, menaquinona, plastoquinona), glicosilação de proteínas (dolicol), e regulação do desenvolvimento celular (hormônios) (COSTA et. al, 2007). A literatura não relata nada sobre a síntese de glicosídeos contendo unidades monoterpênicas como aglicona. Este trabalho teve como objetivos sintetizar, separar e caracterizar O-glicosídeos contendo unidades monoterpênicas como aglicona. A razão de combinar um terpenóides com um monossacarídeo é que o terpenóides possui uma variedade de interessantes atividades biológicas. Muitos terpenos possuem interesse comercial, incluindo importantes atividades farmacológicas, por exemplo, atividades antitumoral, sedativas, analgésicas, antiinflamatórias, antimicrobiana e hipolipidêmica, etc.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Nas reações, utilizou-se reagentes e solventes, na sua forma comercial, p.a. O acompanhamento das reações foi feito através de cromatografia em camada delgada (ccd), onde o solvente usado para correr a placa foi CH2Cl2/AcOEt (9:1). Para visualização dos compostos 3 e 4 cuba contendo iodo e os compostos 5 e 6 usamos lâmpada de ultravioleta. Para cromatografia em coluna utilizamos sílica-gel 60 (Merck, 70 – 230 mesh). Os espectros de RMN 1H e RMN 13C foram obtidos em espectrofotômetro VARIAN modelo Unity Plus (300 MHz e 75MHz), usando CDCl3 como solvente e tetrametilsilano como padrão interno. Espectros de infravermelho (IV) foram obtidos em espectrofotômetro de IV com Transformada de Fourier no instrumento BRUKER Modelo IFS 66, em pastilha de KBr. As reações foram realizadas segundo métodos descritos nas literaturas (TOSHIMA et al.,1995, FRASER-REID et. al; HOLDER e FRASER-REID,1973).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na síntese dos glicosídeos 2,3-insaturados 3 e 4 utilizou-se método descrito naliteratura (TOSHIMA et al., 1995) que consistiu na reação do tri-O-acetil-D-glical 1 com (R,S)-citronelol 2, na presença do catalisador montmorilonita K-10 (esquema 1). Os compostos 3, 4, 5, 6, 7 e 8 foram purificados por cromatografia em coluna e caracterizado por espectroscopia RMN 1H e RMN 13C e IV. O espectro de RMN 1H mostrou que na região de 1,65-1,72 ppm, o grupo metila da aglicona aparece na forma de dois duplo tripleto, um tripleto 1,65 ppm com constante de acoplamento J = 6,7 Hz e outro em 1,70 ppm com constante de acoplamento J = 6,9 Hz, na proporção de 7:3, esta informação sugere que os compostos 3 e 4 são diastereoisômeros. Como não foi possível separar os compostos 3 e 4, a mistura foi hidrolisada usando o procedimento de Fraser-Reid et. al[5]. (1970), fornecendo os dióis 5 e 6 em bom rendimento e em seguida a mistura foi submetida a uma reação de oxidação fornecendo os compostos 7 e 8, os quais foram isolados por técnica cromatográfica. Nos espectros de infravermelho, foram observadas bandas características dos grupos funcionais presentes nos compostos sintetizados. Na região de 3570 cm-1, foi observada absorção do grupo hidroxila e em 1652 cm-1 pico característico de carbonila
CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Uma série de novos glicosídeos 2,3-insaturados contendo na cadeia lateral a função monoterpênica na parte aglicônica foi separada por cromatografia, e suas estruturas foram caracterizada por RMN 1H e RMN 13C e IV, contundo as configurações corretas dos diastereoisômeros 7 e 8 não foram estabelecidas. Estamos tentando realizar difração raios-X deles para definir as configurações corretas.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Os autores do trabalho agradecem ao CNPq e CAPES, pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, M.P.; MAGALHÃES, N.S.S, FABIANO E. S. GOMES, F. E. S. MACIEL, M.A.M. Rev. bras. farmacogn. vol. 17 no.2 , 2007.
TOSHIMA, K.; ISHIZUKA, T.; MATSUO, G.; NAKATA, M. Synlett. 4, 306, 1995.
FRASER-REID, B.; MCLEAN, A.; USHERWOOD, E.W.; YUNKER, M. Can. J. Chem. 48, 2877, 1970.
HOLDER, N. L.; FRASER-REID, B. Can. J. Chem., 51, 3357, 1973