ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: ANÁLISE CIRCADIANA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DO RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL DE PEPEROMIA CIRCINNATA LINK.

AUTORES: MESQUITA, K.S.M. (UFPA) ; FEITOSA, B. S. (UFPA) ; ANDRADE, E.H.A. (UFPA) ; MAIA, J.G.S. (UFPA)

RESUMO: Os óleos essenciais obtidos da planta inteira destituída de espigas de um espécime de Peperomia circinnata Link. coletada em Belém, Pará nos meses de novembro e março em diferentes horários (08:00 e 17:00 h) por hidrodestilação, foram analisados por cromatografia de fase gasosa/ espectrometria de massas. Os melhores rendimentos de óleo foram encontrados na planta fresca (5,6%). Os constituintes químicos majoritários identificados nos óleos das amostras estudadas foram os hidrocarbonetos monoterpênicos beta-felandreno (8,0-28,1%), mirceno (5,5-16,4%), os sesquiterpenos germacreno D (6,2-8,8%), elemol (1,0-15,0%).

PALAVRAS CHAVES: peperomia circinnata, óleo essencial, estudo circadiano.

INTRODUÇÃO: O gênero Peperomia se caracteriza por pequenas trepadeiras epífitas e saprófitas (GRENAND & MORRETI, 1987). Peperomia circinnata Link var. circinnata é uma erva carnosa, delicada, reptante; caule crespo-pubescente. Folhas opostas, subsésseis; espigas pequenas, terminais, 1-2 cm comprimento; pedúnculo ca. 2,0 cm comprimento. Ocorre nas Antilhas e América do Sul. No Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os espécimes ocorrem nos troncos das árvores e arbustos desenvolvidos, às vezes em troncos caídos nas matas, em locais sombrios; são cultivados como ornamental. Em Belém do Pará, encontra-se facilmente a espécie P. circinnata localizada principalmente em troncos e galhos de árvores de mangueiras (Mangifera indica L.). (ZOGHBI et al, 2005; GUIMARÃES & GIORDANO, 2004). Espécies de Piperaceae são muito utilizadas na medicina popular da região amazônica. A planta conhecido popularmente como carrapatinho, agarradinho (Peperomia circinnata) é uma das ervas comercializada como mandinga, encantaria e remédio para todos os males na maior feira-livre do Brasil (mercado Ver-o-peso). (ZOGHBI et al, 2005). O presente trabalho envolve procedimentos de extração do óleo essencial, análise dos constituintes químicos da planta inteira da espécie Peperomia circinnata, de ocorrência nas mangueiras localizadas na cidade de Belém. O objetivo do trabalho é analisar o rendimento e a composição química do óleo essencial da planta inteira (fresca e seca) durante dois períodos (manhã e tarde) através da cromatografia de fase gasosa acoplada a espectrometria de massas.

MATERIAL E MÉTODOS: A planta inteira (fresca e seca) foi submetida à hidrodestilação em sistema de vidro do tipo Clevenger modificado, acoplado a sistema de refrigeração para manutenção da água de condensação entre 10-15º C, durante 3 h. Os óleos essenciais obtidos foram centrifugados, desidratados com Na2SO4 anidro. Os óleos obtidos foram centrifugados e secos com Na2SO4 anidro. A composição química dos óleos essenciais foi analisada através de Cromatografia de Fase Gasosa/Espectrometria de Massas em sistema Thermo DSQ-II equipado com coluna capilar de sílica DB-5MS (30 m x 0,25 mm; 0,25 mµ de espessura do filme) nas seguintes condições operacionais: programa de temperatura: 60°-240°C, com gradiente de 3° C/min); temperatura do injetor: 240° C; gás de arraste: hélio (velocidade linear de 32 cm/s, medida a 100° C); injeção sem divisão de fluxo (0,1 µL de uma sol. 2:1000 de n-hexano); temperatura da fonte de íons e outras partes 200° C. O filtro de quadrupolo varreu na faixa de 39 a 500 daltons a cada segundo. A ionização foi obtida pela técnica de impacto eletrônico a 70 eV.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os rendimentos de óleos essenciais obtidos nos meses de novembro e março para o estudo circadiano não apresentaram variação significativa com relação aos períodos da manhã e tarde. Os melhores rendimentos foram obtidos da planta fresca coletada no mês de novembro pela manhã (5,6%) e tarde (5,1%). Na Tabela 1 encontram-se relacionados os componentes químicos (maior ou igual a 1,0%) dos óleos essenciais da planta inteira destituída de espigas de P. circinnata coletadas nos meses de março e novembro em horários distintos (manhã e tarde). Os constituintes químicos principais identificados nos óleos essenciais foram beta-felandreno (8,0-28,1%); mirceno (5,5-16,4%); elemol (1,0-15,0%) e germacreno D (6,2-8,8%).



CONCLUSÕES: O maior rendimento de óleo essencial de P. circinnata encontra-se na planta fresca no mês de novembro.Quantitativamente os óleos essenciais das amostras analisadas apresentaram os monoterpenos como majoritários na planta seca nos dois períodos de coleta no mês de novembro; no mês de março os monoterpenos se destacaram no material fresco coletado pela manhã, enquanto no período da tarde foram equivalentes (seco e fresco). Essas variações podem ser em decorrência de fatores como a pluviosidade total, umidade do ar e os seus efeitos associados à capacidade de retenção de água, e etc.

AGRADECIMENTOS: PIBIC/CNPq/UFPA; FAPESPA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
GRENAND, P.; MORETTI, J.H., 1987. Pharmacope´es Traditionnelles en Guyane. Editeur de l’ORSTOM, Paris

GUIMARÃES E.F.& GIORDANO L.C.S., 2004. Piperaceae do Nordeste Brasileiro I: Estado do Ceará. Rodriguesia 55, 21-46.

ZOGHBI,M.G.B;ANDRADE, E.H.A. ;. LOBATO,R.C.L. ;TAVARES, A.C.C.;SOUZA, A.P.S.;CONCEIÇÃO,C.C.C.;GUIMARÃES, E.F., 2005. Peperomia circinnata Link and Peperomia rotundifolia (L.) Kunth growing on different host-trees in Amazon: volatiles and relationship with bryophytes, Biochemical Systematics and Ecology, 270.