ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: Uso de óleos essenciais na inibição do crescimento in vitro de Leandria momordicae

AUTORES: REBELO, A.M. (EPAGRI) ; REBELO, J.A. (EPAGRI)

RESUMO: A Leandria momordicae (Lm) é um fungo que destrói o pepineiro. Será testado o uso de óleos essenciais (OEs) de Cymbopogon winterianus (citronela(Cw)) e C. citratus (capim-limão(Cc)) contra Lm in vitro. Os OEs foram diluídos em BDA (v/v 0,5; 0,25; 0,125; 0,063; 0,032; 0,016; 0,008 e 0,004%) utilizando Twenn80ps (1:1). Inoculou-se disco de BDA com hifas de Lm. O diâmetro das colônias foram medidos em 7, 14 e 21 dias. Controles BDA(T1) e BDA+Tween(T2) foram empregados. Os testes foram com 5 repetições, sendo T3 Cw e T4 Cc. OEs de Cw e Cc inibiram o crescimento de Lm a 0,032 e a 0,008%, respectivamente. A inibição micelial de Lm in vitro evidenciou a existência de compostos com efeito fungitóxico no OEs, indicando potencial no controle da mancha foliar de pepineiros causada pela Lm.

PALAVRAS CHAVES: mancha zonada, pepino, produtos naturais

INTRODUÇÃO: Santa Catarina é o maior produtor nacional de pepino para picles (REBELO et al., 2010) e detém o maior parque agroindustrial do país para processamento do produto. A mancha foliar (Figura 1A) causada pelo fungo Leandria momordicae pode destruir lavouras de pepineiros em até duas semanas. Fungicidas convencionais são ineficientes (MORETTO, 1993), levando a aplicações inadequadas de agrotóxicos em plantas de colheita diária, o que põe em risco a saúde do produtor e do consumidor, além dos problemas com o ambiente1. O controle de doença de plantas com princípios ativos antimicrobianos de vegetais tem sido demonstrado em vários trabalhos e já adotado, mas nenhum contra Leandria momordicae. Óleos essenciais (OE) e extratos de Aquilleia millefolium, Cymbopogon citratus, Eucalyptus citriodora e Ageratum conyzoides são apropriados para alterar o crescimento do micélio e a germinação de conídios de Didymella bryoniae, importante patógeno de cucurbitáceas (FIORI, 2000). O óleo de Cymbopogon winterianus foi testado como eficiente agente antimicrobiana contra diversos fungos (SIMIC et al, 2008) . A proposta deste trabalho foi a de avaliar a ação antimicrobiana dos óleos essenciais de Cymbopogon winterianus (citronela) (OECw) e Cymbopogon citratus (capim-limão) (OECc) no crescimento do micélio de Leandria momordicae in vitro.

MATERIAL E MÉTODOS: Para testar a inibição do crescimento da Leandria momodicae foram utilizados os óleos essenciais das folhas de capim-limão e de citronela, extraídos por arraste a vapor (hidrodestilação) durante duas horas, com manta de aquecimento, balão de 12L e clevenger para óleo de baixa densidade. Os óleos essenciais foram diluídos em meio BDA nas concentrações v/v 0,5; 0,25; 0,125; 0,063, 0,032; 0,016; 0,008 e 0,004%, utilizando Twenn 80ps (1:1). Cada placa de Petri de 90mm recebeu 20mL de BDA tratado ou não e permaneceram sob condições de ambiente natural. Inoculou-se disco de BDA (5mmø) com pontas de hifas invertido sobre o meio, no centro da placa de Petri. O diâmetro das colônias foram medidos aos 7, 14 e 21 dias. Para controle BDA(T1) e BDA + Tween 80ps(T2) nas concentrações dos tratamentos com óleo essencial. Os testes foram feitos com 5 repetições sendo T3 Citronela e T4 Capim limão.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na tabela 1 e figura 1B observa-se o efeito dos tratamentos sobre o crescimento das colônias de L. momordicae em placa contendo BDA e seus respectivos tratamentos e concentrações aos 21 dias da deposição do inóculo no meio. Os controles T1 e T2 tiveram crescimento similar nos 7, 14 e 21 dias. Em T3 (citronela), crescimento apenas na concentração de 0,16% após o 14° dia; em T4(capim-limão) crescimento somente na concentração de 0,04% e já nos primeiros 7 dias. Óleos essenciais de Citronela e de capim-limão inibiram o crescimento do micélio de L. momordicae a 0,032 e a 0,008%, respectivamente. Tween 80ps nas concentrações usadas não interferiu no crescimento de L. momordicae in vitro. A inibição do crescimento micelial de L. momordicae in vitro evidenciou a existência de compostos com efeito fungitóxico nos óleos empregados. Isto indica uma aplicação potencial no controle alternativo da mancha zonada de pepineiros.






CONCLUSÕES: Óleo essencial de Cymbopogon winterianus (citronela) e de Cymbopogon citratus (capim-limão) pode ser empregado para inibição do crescimento da Leandria momordicae in vitro.

AGRADECIMENTOS: Epagri - Emp. de Pesq. Agrop. e Ext. Rural de Santa Catarina


MB2 - Micro Bacias 2


Fapesc - Fund. de Apoio a Pesq. Científi

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REBELO, J.A.; SCHALLEMBERGER, E.; CANTU, R. R. (no prelo(2010)) Cultivo de plantas de pepino para picles em regiões do vale do rio Itajaí e litoral catarinenses Florianópolis: Epagri. Boletim Técnico. 73p.
MORETTO, K.C.K.; BARRETO, M.; CHURATA-MASCA, M.G.C. 1993. Avaliação de genótipos de pepino quanto à mancha zonada Leandria momordicae). Fitopatologia Brasileira, Brasília, 18: (3) 407-411.
FIORI, A.C.G., SCHWAN-ESTRADA, K.R.F., STANGARLIN, J.R., VIDA, J.B., SCAPIM, C.A., CRUZ, M.E.S.; PASCHOLATI, S.F. 2000. Antifungal activity of leaf extracts and essential oils of some medicinal plants against Didymella bryoniae. Journal Phytopathology, 148: 483-487.
SIMIC, A.; RANCIC. A.; SOKOVIC;, M., RISTIC, M.; GRUJIC-JOVANIC, S., VUKOJEVIC, J., MARIN, P. (2008) Essential oil composition of Cybopogon winterianus and Carum carvi and their antimicrobial activities. PHARMACEUTICAL BIOLOGY, 46: br.6 str. 437-441.