ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: DESEMPENHO DA MISTURA DE ÓLEOS ESSENCIAS DE Pimenta dióica Lindl E DE Aniba duckei Kostermans NO COMBATE A BACTÉRIAS PATOGÊNICAS

AUTORES: PEREIRA, A. I. S. (SEDUC/SEMED) ; PEREIRA, A. G. S. (SEDUC/SEMED) ; FIGUEREDO, G. P. (IFMA) ; RABELO, W. F. (UFMA) ; MOUCHREK FILHO, V. E. (UFMA)

RESUMO: Este trabalho reporta o efeito bactericida, especialmente a capacidade de combate a bactérias patogênicas pela mistura de óleos essências de Pimenta dióica Lindl e Aniba duckei Kostermans. O principal objetivo é avaliar sua possível aplicação no combate a doenças provocadas por bactérias. O material foi coletado e moído, para posterior extração dos óleos e realização dos testes microbiológicos. Os resultados obtidos revelaram que a mistura dos óleos essências em estudo apresenta capacidade de combate as bactérias patogênicas melhores que os padrões de eugenol e linalol e a maioria dos antibióticos comerciais. Neste sentido, os resultados indicam que a mistura desses dois óleos essenciais possuem uma potencial aplicação em tratamentos de doenças onde agentes bactericidas são demandados.

PALAVRAS CHAVES: pimenta dióica lindl, aniba duckei kostermans, atividade bactericida.

INTRODUÇÃO: As plantas medicinais vêm sendo utilizadas desde épocas remotas (DI STASI, 1996). Pesquisas têm sido realizadas em busca de produtos naturais com compostos biologicamente ativos, como por exemplo, os óleos essenciais (LEMOS, 1990; MOUCHREK FILHO, 2000; ALZOREKY e NAKAHARA, 2003). Os resultados destas pesquisas revelam que esses compostos apresentam atividade inseticida, bactericida e fungicida. O aproveitamento desses compostos de origem natural é bastante atraente e viável, pois eles apresentam custos geralmente mais baixos, podem ser encontrados em diferentes regiões, proporciona menor perigo para as pessoas e o ambiente e são considerados de baixo risco para o desenvolvimento de resistência por parte dos microorganismos patogênicos. Dentre os vários tipos óleos essenciais, encontram-se em evidência os óleos da Pimenta dióica Lindl, popularmente conhecida como pimenta da jamaíca (MONTEIRO, 2008) e da Aniba duckei Kostermans, popularmente conhecida como pau rosa (MOUCHREK FILHO et al, 2007), apresentando, como componentes majoritários, o eugenol (MOUCHREK FILHO, 2000) e o linalol (CHAAR, 2000), respectivamente. Nas supracitadas pesquisas, o efeito bactericida dos referidos óleos essenciais foi estudado com os mesmos de forma isolada. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da mistura desses dois óleos essenciais no combate a bactérias patogênicas, comparando-os com antibióticos comerciais e os padrões de eugenol e linalol.

MATERIAL E MÉTODOS: Os frutos da Pimenta dióica Lindl e os galhos Aniba duckei Kostermans, partes utilizadas para a extração dos óleos empregados no presente estudo, foram coletados e moídos. Após a moagem, realizou-se a extração em um Sistema de Clevenger modificado, conforme procedimento descrito por Mouchrek Filho, 2000. De posse dos óleos, procedeu-se os testes microbiológicos para investigar da ação da mistura dos óleos essenciais, dos padrões de linalol e eugenol e, dos antibióticos comerciais sobre as bactérias Chromobacter violaceum, Enterococcurs faecalis, Listeria monocytogenes. Todos esses ensaios foram realizados no Laboratório de Físico-Química e Microbiologia do Pavilhão Tecnológico da UFMA. Os testes resistência das cepas das bactérias patogênicas aos antibióticos foram realizados pelo método de difusão em discos de Bauer-Kirby. Nestes, pequenos discos de papel de filtro de 6 mm impregnados de antibióticos são dispostos numa placa de Petri com Agar Müeller-Hinton nas quais as bactérias são cultivadas e incubadas por 24 horas em estufa à 35ºC. Estes discos foram adquiridos prontos juntos ao mercado especializado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 apresenta os halos de inibição das três bactérias testadas, devido à ação dos antibióticos, dos padrões de eugenol e linalol e da mistura dos óleos essenciais em estudo. Para a Chromobacter violaceum, pode-se observar que dentre os antibióticos, apenas a gentamicina (GEN) (halo de 15 mm) apresentou halo de inibição, classificando-a, desta forma, como sensível (Tabela 1). Entretanto, os padrões de linalol (16 mm) e eugenol (12 mm) não foram tão eficientes quanto à mistura de óleos, uma vez que a mesma apresentou halo de 20 mm. No caso da Enterococcurs faecalis pode-se observar que dentre os antibióticos, a gentamicina e a ampicilina apresentaram halo de inibição de 13 e 12 mm, respectivamente, classificando-se como moderadamente sensível e resistente, respectivamente. Entretanto, em relação aos padrões, somente o eugenol (halo de 13 mm) alcançou um efeito bactericida aceitável. A mistura de óleos manteve o halo de inibição de 20 mm. Por sua vez, pode-se perceber, para a Listeria Monocytogenes, que a vancomicina (VAN), tetraciclina (TET), eritromicina (ERI) e penicilina (PEN) não apresentaram halo de inibição e que tanto os padrões quanto a mistura apresentaram halos de inibição significativos, apesar de menores que para as duas outras bactérias testadas.





CONCLUSÕES: A mistura dos óleos essenciais da Pimenta dióica Lindl (pimenta da jamaíca) e da Aniba duckei Kostermans (pau rosa) é mais eficiente do que os antibióticos empregados e do que os óleos isoladamente. Assim, misturar esses dois tipos de óleos é uma alternativa natural de combate a bactérias patogênicas.

AGRADECIMENTOS: À SEDUC-MA, SEMED-MA e FAPEMA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALZOREKY, N. S; NAKAHARA, K. 2003. Antibacterial activity of extracts from some edible plants commoly consumed in Asia. International Journal of Food Microbiology. n. 80, p.223-230.
CHAAR, J. S. 2000. Estudos analíticos e modificação química por acetilação do linalol contido no óleo essencial da espécie Aniba duckei Kostermans. 2000. 150p. Tese (Doutorado em Química) - Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, São Carlos/SP.
DI STASI, L. C. 1996. Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 231p.
LEMOS, T. L. G. 1990. Antimicrobial ativity of essential oils of Brazilian plants. Phytotherapy Research. v.4, p. 82-84.
MONTEIRO, O. S. 2008. Caracterização do óleo essencial da Pimenta dioica Lindl e sua aplicação como atrativo de abelhas Euglossina. 2008. 126 p. Tese (Doutorado em Química Analítica) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
MOUCHREK FILHO, V. E. 2000. Estudos Analíticos e modificações químicas por metilação e acetilação do eugenol contido no óleo essencial extraído das folhas da espécie Pimenta dioica Lindl. 2000. 124p. Tese (Doutorado em Química Analítica) – Universidade de São Paulo, São Carlos.
MOUCHREK FILHO, V. E.; GALHIANE, M. S.; CHAAR, J. S.; CLARO NETO, S. 2007. Atividade biológica de extratos, hidrolatos e óleos essenciais da Aniba duckei K (Pau Rosa) e quantificação do linalol no hidrolato de folhas. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 9, p. 1-7.