ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PROJETO RECICLE CONSCIÊNCIA: UM AMBIENTE DE OPORTUNIDADES
AUTORES: FITARONI, L. B. (UFMT) ; SILVA, L. E. (UFPR)
RESUMO: O Projeto Recicle ConsCIÊNCIA foi criado pela iniciativa de discentes do curso de Química da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto promove a educação ambiental através de oficinas de reciclagem de papel e seminários no município de Cuiabá e no interior de Mato Grosso. O enfoque é levar a comunidade à uma reflexão sobre a biodiversidade e os meios de garantir a sustentabilidade com o uso racional dos recursos naturais e, por isso, tem se tornado um espaço no qual o processo de construção se dá de forma coletiva e partilhada, sem desconsiderar a individualidade, e promovendo a autonomia de cada membro. Os esforços também estão centrados em como se dá o processo de aprendizagem coletiva, levando em consideração a diversidade como peça chave na construção de uma identidade coletiva.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, reciclagem de papel, conscientização ambiental.
INTRODUÇÃO: A educação ambiental, segundo Medina e Santos (1997), é definida como um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do meio ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição crítica e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e utilização adequada dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado, visa à construção de relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças. Como objetivos mais específicos, o projeto tem como proposta trabalhar as técnicas de reciclagem e transformação do papel; refletir sobre educação ambiental e tudo o que possa remeter à prática da reciclagem como gesto de cidadania; trazendo uma abordagem prática que promova mudanças no comportamento; propõe-se que cada participante vivencie o conhecimento teórico adquirido através das atividades dirigidas, principalmente na incorporação da idéia de sustentabilidade e qualidade de vida (SOSSAI et al. 1997). Além disso, o projeto busca unir conhecimentos químicos com a prática de estimulação da sociedade a mudanças de valores individuais e coletivos tomando-se o tema da reciclagem como um instrumento de leitura do cotidiano, tendo como foco principal a reciclagem de papel, que se tornou um dos principais objetivos do projeto. Este projeto foi criado visando propiciar aos acadêmicos um processo de reconstrução interna dos indivíduos a partir da interação com temas mundialmente discutidos, como natureza, reciclagem, efeito estufa, recursos hídricos e desmatamento; novas idéias são construídas ou reelaboradas, refletindo, assim, no desenvolvimento de suas relações sociais (JACOBI, 2005).
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto atua em escolas, associações, centros de educação profissional e tecnológica, além da própria universidade, assim diferentes públicos são atingidos, o que requer diferentes abordagens pedagógicas, que variam de idade para idade. A aplicação prática de métodos pedagógicos é realizada por meio de seminários e oficinas de reciclagem de papel.
Um material didático, em forma de cartilha foi elaborado para explicitar conceitos teóricos que tenham relação com a realidade dos alunos e demais participantes, buscando metodologias que aproximem o conteúdo de suas vivências. As cartilhas são utilizadas como material de apoio pedagógico, tidas como ferramentas adequadas e um subsídio para discussões de vários temas e, nesse caso específico, a relação existente entre o consumo, o lixo e a degradação ambiental.
As oficinas são estruturadas a partir de um seminário sobre “O Meio Ambiente e a Reciclagem”, no qual se apresenta um material com dados explicativos acerca da questão ambiental, bem como fotos para elucidar a discussão, refletindo sobre direitos e deveres em relação ao outro e conseqüentemente sua relação com o cotidiano. Em seguida, realiza-se a oficina de reciclagem de papel, que se configura em um espaço de expressão artística, das habilidades manuais e desperta a criatividade por meio das artes com o papel reciclado. Durante as oficinas discutem-se vários temas, como a toxicidade dos corantes, os prejuízos de produtos sintéticos ao meio ambiente (PITOMBO e LISBÔA, 2001); oportunizando aos alunos a aprendizagem de conceitos químicos e sociais necessários a um posicionamento crítico sobre o tema, além de aprenderem como é feita a produção de corantes naturais a partir de plantas regionais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto Recicle ConsCIÊNCIA tem como premissa a questão ambiental enquanto elemento qualificador da educação, a medida que ao estabelecer, desenvolver e motivar práticas ambientais, constrói-se relações de respeito, valorização e preservação. Desde 2008, o projeto realizou várias ações, começando em escolas da rede pública de Cuiabá, com palestras de conscientização ambiental e oficinas de reciclagem de papel para os professores e alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), atingindo mais de 150 pessoas. Em 2009 o Projeto participou de vários eventos, além de realizar ações em escolas da rede pública. Em parceria com as prefeituras municipais de Nortelândia e Arenápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto expandiu suas ações de educação ambiental para as escolas municipais dos mesmos. Foram atendidas sete escolas, atingindo mais de 3000 alunos de diferentes faixas etárias. Além disso, promoveu-se o Dia “D”: Conscientização Ambiental, que foi um dia de conscientização dos acadêmicos do ICET (Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT) sobre a importância de reciclar o lixo em geral, relacionando temas cotidianos com a vida acadêmica. O Projeto deu continuidade a suas ações na escola do Distrito da Guia - Cuiabá, e no município de Diamantino na Unidade de Ensino da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC) atendendo aproximadamente 700 alunos. Nessa perspectiva o projeto tem relevância ainda, por iniciar um debate no interior da Universidade e por implantar uma ação concreta no cotidiano das escolas da rede pública, estimulando ações de preservação ao meio ambiente.
Figura 1 – Participantes das Ações do Projeto Recicle ConsCIÊNCIA durante os anos de 2008, 2009 e início de 2010.
CONCLUSÕES: O Projeto, por meio das palestras e oficinas de reciclagem de papel, propõe a difusão da educação ambiental, promovendo o consumo moderado dos recursos naturais. De forma vantajosa concretizou a ação de ensino-pesquisa-extensão, possibilitando aos integrantes a geração de compromisso ético, científico e consciente, levando a um maior conhecimento da administração universitária e atribuindo uma iniciativa independe dentro do contexto acadêmico. Com sua expansão, o projeto vem recebendo novos convites para desenvolver suas atividades e, com isso, já atingiu diretamente cerca de 5000 pessoas.
AGRADECIMENTOS: Ao Departamento e Coordenação do Curso de Química (UFMT) e à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JACOBI, P. R. 2005. Educação ambiental: o Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. Educação e Pesquisa. 31: 233-250.
MEDINA, N. M.; SANTOS, E. C. 1997. Educação Ambiental para o Século XXI & A Construção do Conhecimento: suas implicações na Educação Ambiental. IBAMA. 231.
PITOMBO, L. R. M. e LISBÔA, J. C. F. 2001 Sobrevivência humana: um caminho para o desenvolvimento do conteúdo químico no ensino médio. Química Nova na Escola, 14:31-39.
RAMOS, A. M.; GUIMARÃES, C. P. 2002. O papel da escola na educação ambiental reciclando o lixo e atitudes. São Cristóvão. Monografia – Centro de Ciência Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe – UFS.
SOSSAI, J. A.; CARVALHO, D. A.; SIMÕES, M. da P. C. 1997. Avaliação de Textos Utilizados por Professores de Primeiro Grau como Apoio para Atividades de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 188:124-156.